Jardineiro de plantão, essas dicas são para você! Aprenda como fazer muda de fitônia para aumentar sua coleção de plantas, diversificar seu jardim e até mesmo presentear seus amigos e familiares!
Essa pequena planta peruana atrai luz e boas energias para a casa onde é cultivada. Seu nome é em homenagem a duas botânicas, as irmãs Elizabeth e Sarah Fitton. Conheça mais sobre a planta e veja como fazer muda de fitônia é fácil!
Além do Peru, a Fitônia pode ser encontrada nas Florestas Tropicais do Brasil e da Colômbia. Então, pode-se dizer que ela é genuinamente brasileira. Por isso, seu cultivo é tão fácil aqui no país.
Essa charmosa planta tem sido escolhida por muitas pessoas para decorar móveis e o interior das casas por causa do padrão em mosaico de suas folhas. Essa característica embeleza qualquer lugar onde a fitônia é colocada.
Indo direto ao ponto, veja como fazer muda de fitônia fica muito fácil seguindo as dicas e as recomendações abaixo. Já pode avisar a todos que, em breve, ganharão plantas de presente!
A estaquia é uma técnica fácil de propagação de plantas. Você deve começar escolhendo a planta-mãe, aquela de onde o galho para a muda de Fitônia será retirado.
Ela precisa ser linda e exuberante, sem manchas ou folhas murchas. Um truque muito utilizado pelos jardineiros é o corte nesse galho. Ele deve ser na diagonal para facilitar o enraizamento da muda.
Por fim, mas não menos importante, o substrato que receberá o galho cortado precisa conter tudo o que a muda precisa para crescer firme e forte. Ele será a fonte de nutrientes para a pequena fitônia. Por isso, use um solo rico em matéria orgânica e que drene perfeitamente a água das regas. Veja como fazer o substrato que a fitônia gosta a seguir!
Esse é um exemplar vegetal pequeno — suas diversas espécies não atingem mais que 15 cm. Por isso, o vaso para fitônia não precisa ser muito grande. No entanto, o tamanho não é seu principal requisito.
Para ter sucesso em como fazer muda de fitônia e como cuidar muito bem dessa planta, seu vaso precisa ter furos no fundo. É isso que possibilita a drenagem adequada da água das regas, evitando o acúmulo perto das raízes.
Essas singelas dicas a respeito do vaso servem tanto para as espécies comuns da planta quanto para a minifitônia. Ah, e não se esqueça de fazer uma boa camada de drenagem com argila expandida para melhorar ainda mais a saída de água do substrato!
Fitônia: como cuidar? Após aprender a fazer a muda, é importante administrar os cuidados com a planta para que ela cresça firme e forte. Acompanhe as dicas do blog da Petz a seguir!
A fitônia é uma planta chegada numa luz indireta do sol, ou seja, ela não fica nem em plena luz solar, nem na penumbra. O meio-termo é sua casa! Por isso, coloque a planta dentro de casa em um local que não receba luz e calor diretamente.
Como já foi dito, a fitônia é uma suculenta. Sabe o que isso significa? Que ela guarda água em seu caule e folhas. Por isso, suas regas devem ser bem espaçadas. Durante o verão, você também pode borrifar água nas folhas e no substrato, mas só se sua região for bastante quente.
A fitônia se espalha de forma rasteira. Sendo assim, você pode realizar a poda sempre que ela ultrapassar as medidas do vaso. Uma opção seria colocá-la em uma jardineira para ter mais espaço. Dessa forma, as podas seriam menos frequentes, facilitando a manutenção.
Essa planta brasileira é muito resistente, mas não é imune às pragas. Elas podem afetar a fitônia se ela receber água demais, se não estiver em um bom substrato, ou mesmo se a sua região for muito úmida.
Sendo assim, fique de olho nas cochonilhas, insetos muito pequenos que se fixam no caule e nas folhas das plantas. Essas pragas sugam a seiva, interrompendo a alimentação correta da fitônia. Ela pode adoecer e até mesmo morrer.
Viu só como fazer muda de fitônia é fácil? Se você já estiver pronto para pôr em prática esse projeto, conte com as lojas da Petz para encontrar vasos, substratos, regadores, tesouras de poda e muito mais!
Você já deve saber que é preciso vacinar os pets. Não à toa, cães, gatos…
A gripe felina é uma das doenças mais comuns entre os gatos. Com sintomas parecidos…
Algumas pessoas têm medo e querem saber se a lagartixa morde ou transmite doenças. Por…
As suculentas estão na moda, e essa planta gigante não poderia ficar de fora! Muito…
Todo aquarista sabe: nada de colocar a água da torneira direto no aquário! Afinal, essa…
A automutilação em pets vai além do hábito de morder a pata ou se arranhar,…