Se você já se perguntou alguma vez “como fazer muda de costela-de-adão” está prestes a conhecer tudo sobre essa planta, que é perfeita tanto para jardins quanto para ambientes internos, como salas e escritórios.
Muito famosa por sua folhagem enorme e por seu porte robusto, essa elegante planta deixa qualquer casa mais bonita, além de ser muito fácil de cuidar. E ela tem um quê a mais: suas folhas absorvem amônia e formaldeído do ar, deixando o ambiente mais purificado.
A costela-de-adão é originária das florestas tropicais da América do Sul e Central. Por isso, ela se dá muito bem em climas quentes e cheios de umidade, como a Floresta Amazônica.
Seu nome científico é Monstera deliciosa. Monstera vem do latim e significa monstruosa, uma alusão às suas grandes folhas. Já deliciosa tem a ver com seus frutos, doces e muito saborosos. Quem o come diz que lembra o gosto do abacaxi.
Sua principal característica você já adivinhou! Sim, são suas folhas. Elas são grandes e possuem recortes que permitem a passagem da luz solar para as camadas de baixo e também que o vento passe por elas sem rasgá-las. Agora que você já a conhece um pouco, veja como fazer a muda de costela-de-adão.
Se você está realmente interessado em aprender como fazer muda de costela-de-adão, saiba que terá muito pouco trabalho! Essa verdinha é uma das plantas mais fáceis de fazer a propagação.
Existem diversos métodos para fazer a muda da costela-de-adão. Sua propagação pode ser realizada com a folha na água, o caule na água, por divisão da touceira ou por estaquia.
Seja qual for o método, a planta-mãe deve estar em toda sua plenitude para que a planta-filha seja igualmente saudável. Procure uma planta já adulta, com folhas bem verdes e sem manchas. Agora, escolha o método mais apropriado para você:
Para aprender como fazer muda de costela-de-adão, você vai precisar de um recipiente em que a base da folha ou o caule fiquem submersos, da folha ou do caule (com a folha), água filtrada ou, se for da torneira, descansada por pelo menos 24 horas para a evaporação do cloro, e uma faca ou tesoura.
Corte a folha de forma que ainda sobre um pouco do caule ou o caule com a folha. Coloque em contato com a água, mas de forma que a folha não fique encostada na água. Depois de algumas semanas já é possível ver as raízes crescendo.
Quando as raízes estiverem bem desenvolvidas, é hora de colocar a mudinha da planta costela-de-adão na terra. Para isso, você vai precisar de um vaso (grande, se for o definitivo), substrato apropriado para a espécie e água para regar.
Monte o vaso com uma boa camada de drenagem para que as raízes não apodreçam. Coloque o substrato até encher o vaso. Faça uma cova com as mãos de um tamanho que seja suficiente para as raízes não ficarem amassadas e coloque a mudinha, cobrindo-a com o substrato.
Esse é o método considerado mais fácil. Escolha uma planta já adulta e bem desenvolvida, com muitas touceiras. Retire-a da terra com cuidado, preservando as raízes. Sacuda-a delicadamente para retirar o excesso de terra.
Faça a divisão das touceiras com as mãos ou com uma ferramenta bem higienizada. Agora, prepare os vasos conforme descrito acima e plante uma touceira em cada vaso.
Esse método de obtenção da muda de costela-de-adão é um dos mais famosos. É relativamente fácil de fazer. No entanto, o uso de um hormônio enraizador é indicado e este produto é facilmente encontrado em lojas especializadas, como a Petz!
Escolha uma haste da costela-de-adão mãe que esteja saudável. Faça um corte e retire a haste logo abaixo de um nó, tendo certeza de que a haste irá ficar com, pelo menos, uma folha. Passe canela em pó na ferida da planta-mãe para evitar infecções.
Pegue a haste cortada e mergulhe a base na solução com o hormônio enraizador conforme as orientações do fabricante. A função dela é estimular o crescimento das raízes, o que aumenta as chances de sucesso desta técnica.
Agora é só colocar a haste em um vaso com substrato, segundo orientação acima. Todas as formas de propagação na terra precisam de regas constantes, mas tenha cuidado para não encharcar o substrato, pois isso pode matar a plantinha! Agora você já sabe como plantar costela-de-adão.
Agora você vai aprender como cuidar da costela-de-adão. Os cuidados com a costela-de-adão são bem simples. A rega deve ser feita sempre que o substrato estiver seco ou muito pouco úmido.
Em relação à luminosidade, a planta gosta de luz indireta, por isso se dá tão bem em ambientes internos. Já as podas não são rotineiras. Ao longo do ano, vá retirando as folhas que morrem ou ficam amareladas. Mas nada impede que as folhas sejam podadas para dar um formato especial à planta.
No quesito adubação, a costela-de-adão tem seu maior período de crescimento durante a primavera e o verão. Nessa época do ano, coloque um adubo específico para ela a cada 3 semanas.
Aprendeu como fazer muda de costela-de-adão e quer pôr a mão na massa? Então, passe nas lojas da Petz e conheça nosso setor de jardinagem, no qual você encontra tudo que precisa para seu projeto. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…