Ter plantas em casa e cuidar dessas verdinhas é o passatempo de muita gente. Além de deixarem o ambiente mais aconchegante, elas promovem bem-estar e alegria a quem delas trata. Se o seu interesse é saber como fazer muda de costela de adão, então, está no lugar certo!
A costela de adão é uma planta de aspecto um pouco exótico e ideal para quem quer manter um clima mais rústico em casa, apartamento, escritório ou ambiente externo. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa verdinha? Confira!
A planta costela de adão é originária das florestas tropicais da América do Sul e da América Central. Devido a esse habitat natural, a costela de adão prefere locais de muita umidade e temperaturas elevadas.
A folhagem da costela de adão garante a ela uma aparência única, sendo robusta e elegante ao mesmo tempo. Por possuir folhas grandes, além de ser um item decorativo, auxilia na purificação do ar, pois absorve poluentes de forma efetiva.
Também conhecida como Monstera, que, em latim, significa monstruosa, esse nome é uma alusão ao tamanho das suas folhas perfuradas, que permitem que o vento passe pela planta sem a danificar.
Antes de aprender como fazer muda de costela de adão, saiba que existem cerca de 60 espécies de Monsteras conhecidas. A altura de cada uma pode sofrer variações, mas o que todas têm em comum são as folhas grandes e o formato, como se houvessem sido cortadas.
A Monstera deliciosa é a mais conhecida e encontrada no Brasil. Muito utilizada por quem quer conferir ao ambiente um clima de “selva”, principalmente se houver mais de uma. Porém, há outras espécies como:
Como agora você já conhece um pouco mais sobre essa lindíssima planta, chejá pode aprender como fazer muda de costela de adão. Essa é uma verdinha bem fácil de multiplicar devido às suas raízes aéreas. Existem algumas maneiras de fazer as mudas. Veja!
Provavelmente o método de estaquia para fazer muda de planta é o mais conhecido e também o mais simples de fazer. O primeiro passo é ter uma planta adulta saudável — sua ou de algum conhecido — para se retirar uma haste, que deve conter pelo menos um nó e algumas folhas.
O corte da haste deve ser feito com uma tesoura logo abaixo do nó e, então, esta é implantada em um vaso com substrato úmido, pressionando-a levemente para ficar firme. Cubra com um plástico para aumentar a umidade e acelerar o processo de enraizamento, que surgirá em algumas semanas.
Outra técnica para fazer muda de costela de adão é por divisão de touceira. Esse método também é simples e realizado mais rapidamente que o anterior. É necessário retirar a planta-mãe do vaso e com as mãos dividir a touceira em partes menores e de acordo com a quantidade de mudas que se deseja plantar.
Cada touceira deve ter raízes e folhas saudáveis. Então, coloque cada divisão em um vaso com substrato, depois regue para ficar úmido. Pressione levemente o substrato para que a touceira fique firme.
A técnica de fazer muda de costela de adão por touceira também pode ser adaptada em vasos com água ao invés de usar um vaso com substrato. Nesse caso, a água deve ser trocada semanalmente.
Se você não tem pressa em ver sua muda enraizar e crescer, pode fazer muda de costela de adão com a própria semente da planta. As sementes podem ser adquiridas diretamente do fruto de uma planta adulta ou em lojas de jardinagem.
Em um vaso com substrato e boa drenagem, semeie as sementes de forma uniforme. Cubra com uma fina camada de terra vegetal ou com o próprio substrato. Deixe o vaso em um local de alta umidade e longe da luz direta do sol. Para aumentar a umidade, é recomendado cobrir o vaso com um plástico.
As mudinhas de costela de adão, e até mesmo a planta adulta, não requer cuidados muito específicos. Basta mantê-las com o substrato úmido e não expostas à luz direta. Faça as regas conforme a necessidade, mas sem encharcar. Também podem ser adicionados ao substrato fertilizantes e adubo.
Quando a muda da costela de adão enraizar e atingir um tamanho considerável é preciso transferi-la para o vaso definitivo, e assim como a mudinha, a planta adulta prefere baixa luminosidade e alta umidade.
Apesar da costela de adão gostar de umidade, suas raízes não devem ficar encharcadas, pois apodrecem. Para evitar esse problema, utilize argila ou cascalho no fundo do vaso a fim de melhorar a drenagem.
Agora que você já aprendeu como fazer muda de costela de adão, acesse o site da Petz e confira todos os materiais necessários e as nossas muitas dicas para cultivar e multiplicar suas plantas prediletas.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…