Plantas

Aprenda como fazer muda de clorofito!

Publicado em 24 de janeiro de 2025

Tempo de leitura: 5min

As plantas, além de fazerem parte da decoração de muitos ambientes, purificam o ar e criam uma atmosfera acolhedora. Se desejar deixar a sua casa mais harmonizada, chegou a hora de aprender como fazer muda de clorofito!

Duas pessoas preparando a terra para plantar.

O clorofito é uma planta muito resistente, portanto, mais fácil de cuidar quando comparada a outras plantas ornamentais. Então, se você não tem muito tempo para cuidar ou está iniciando a prática de jardinagem, saber como fazer muda de clorofito é um bom caminho! Venha conhecer mais sobre ela!

Características do clorofito

O nome científico da planta clorofito é Chlorophytum comosum, popularmente conhecida como planta-aranha, gravatinha ou paulistinha. Essa é uma planta baixa, de pequeno porte, mas com folhas longas e finas, levemente curvadas, que chegam até 30 cm de comprimento.

A coloração das suas folhas é verde-escura, e algumas espécies podem ter as bordas mais claras. As flores são pequenas e brancas, e se apresentam em forma de hastes bem longas. Independentemente da espécie, o clorofito gosta de solo fértil e com boa drenagem.

Originária da África, essa é considerada uma planta rústica. Suas raízes são grossas e armazenam bastante água e nutrientes, por isso, os cuidados da planta clorofito são de baixa manutenção. Além disso, ela é fácil de propagar, se esse for o desejo do jardineiro ou apaixonado por plantas.

Tipo de clorofito

Existem dois tipos de planta-aranha: o clorofito de sombra e de sol. A diferença entre eles está justamente na luminosidade que cada uma prefere receber. O clorofito de sol se desenvolve bem com luz solar direta, em ambientes iluminados. Já o de sombra requer luz indireta.

Outra diferença entre eles é que o clorofito de sol é mais tolerante e resistente ao frio quando comparado ao de sombra. Porém, ambas continuam sendo fáceis de cuidar.

As folhas também podem ter uma leve variação: o clorofito de sol, com folhas verdes uniformes e mais rígidas, é excelente para decorar canteiros. Já o de sombra, por possuir folhas mais pendentes, é ideal para jardineiras e vasos suspensos, além de ter as folhas com bordas amareladas.

Como fazer muda de clorofito

Agora que você sabe as características da planta, chegou a hora de entender como fazer muda de clorofito e decorar o ambiente. Para isso, escolha uma planta mãe, uma planta adulta e saudável, sem sinais de pragas ou doenças.

Nos vasos de plantas adultas, geralmente há pequenas plantas filhotes que crescem ao redor ou brotações que se formam nas pontas dos caules pendentes. Então, as mudas de clorofito podem ser obtidas a partir daí.

Após localizar as mudas ou brotos, retire com uma faca ou tesoura limpa, de modo que as raízes venham junto. Prepare um vaso com substrato de qualidade misturado com terra fértil e areia para ter boa drenagem. Faça um buraco e acomode a muda, cobrindo com um pouco de terra. Regue com delicadeza em seguida.

O clorofito se reproduz por mudas ou touceiras, que também podem ser adquiridas em lojas de jardinagem, assim como suas sementes para plantar no solo ou em vasos.

Cuidados após fazer a muda de clorofito

Após ter a muda inserida no vaso, é necessário manter o substrato úmido, mas nunca encharcado. Lembre-se de que o clorofito armazena água na raiz, por isso, não precisa ser regado com tanta frequência, para não apodrecer as raízes. O ideal é tocar na terra e conferir se está seca ou não.

Em algumas semanas, quando a planta atinge um tamanho considerável no vaso de muda — cerca de 10 a 15 cm de altura —, é necessário transplantar para um local fixo ou outro vaso.

De acordo com a variação, se é clorofito de sol ou de sombra, escolha o ambiente adequado para a muda crescer com vigor. Os cuidados devem ser os mesmos em relação a regas e qualidade do substrato. Por ser resistente, não é necessário fazer adubação com frequência.

Vaso com terra e uma pá.

Onde usar o clorofito

Além da beleza exuberante da planta, o clorofito é muito conhecido por suas propriedades purificadoras do ambiente, que ajudam a remover poluentes do ar. Sendo assim, é uma boa escolha para decorar a sala de espera do escritório, consultório ou outros locais com fluxo de pessoas.

O clorofito pode compor vasos de chão ou suspensos, ou estar plantado ao solo no jardim externo, dando um aspecto rústico e diferenciado. Porém, se além de decorar você quiser melhorar a qualidade de vida, o clorofito é indicado para ambientes internos.

Especialistas também revelam que ter um clorofito no quarto pode melhorar a qualidade do sono. Quando em contato próximo com a planta, ela melhora os problemas respiratórios e estresse.

Pessoa segurando um punhado de terra nas mãos.

Viu como há muitos motivos para aprender como fazer muda de clorito e usufruir de tantos benefícios? Então, escolha o tipo que mais combina com você e o local onde gostaria de plantar. Comece a praticar esse novo hobby! No blog da Petz, tem tudo o que precisa saber para aumentar sua coleção de plantas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog