Categories: Plantas

Como fazer muda de chifre de veado e cuidar da planta

Existem muitas curiosidades sobre o chifre de veado (Platycerium bifurcatum), que talvez muitas pessoas não conheçam. Hoje, você vai aprender como fazer muda de chifre de veado e como cuidar dessa verdinha, que é a sensação atual dos projetos de decoração!

Você sabia que o chifre de veado é uma samambaia? E que ele é muito antigo na Terra, datando do período Devoniano, que ocorreu cerca de 200 milhões de anos antes do Período Jurássico? Vamos descobrir mais sobre essa plantinha tão interessante e aprender como fazer muda de chifre de veado?

Qual o motivo do nome popular dessa verdinha?

O nome chifre de veado não é à toa. Quem já viu essa planta já deve ter reparado que suas folhas compridas, com as extremidades entrecortadas e a textura ímpar, dão a impressão de serem de couro, além de se parecerem muito com a galhada de um veado.

É impossível não notar a planta chifre de veado onde quer que ela esteja. Suas folhas podem atingir até 1,5 metros de comprimento. Quando ela está na natureza, prende-se em troncos para aproveitar melhor a luminosidade sem prejudicar a planta em que se fixa (ela é epífita).

Como é a estrutura da planta chifre de veado

O chifre de veado é uma planta tão primitiva que possui estrutura peculiar. Além das folhas em galhadas, que são férteis e pendentes, ela possui outra folha, em formato de escudo, arredondada, que cobre as raízes, protegendo-as.

Essa folha, também chamada de placa, é coletora de água e de folhas mortas, que serão alimentos para a plantinha. Com o tempo, a folha fica marrom e com o aspecto seco, o que é normal para a planta, e não deve ser podada nunca.

E mais, esse escudo é por onde a planta fica fixada a outra. Assim, ele serve também como suporte para o Platycerium bifurcatum. Vamos aprender como fazer muda de chifre de veado?

Fazendo a muda de chifre de veado

Afinal, como fazer muda de chifre de veado? É bem simples agora que você já conhece a estrutura da planta. Essa verdinha na natureza se reproduz através de esporos, que são as manchas marrons que aparecem nas pontas das folhas em galhada.

Muitas pessoas acham que isso é uma doença ou uma praga e tentam se livrar dela cortando as pontas das folhas ou borrifando produtos para matar pragas. Mas, não faça isso! Essa parte amarronzada vai aparecer sempre que a planta estiver pronta para se reproduzir e isso quer dizer que ela está saudável!

Muda por propagação vegetativa

Porém, quando a planta está em um jardim ou vaso, é muito mais fácil fazer a muda de chifre de veado por meio da reprodução vegetativa. Trata-se de pegar um “pedaço” da planta e transplantá-la para o local onde se quer que a muda pegue. Mas não é qualquer pedaço!

No caso dessa verdinha, é preciso pegar uma placa do tamanho da palma da mão com algumas folhas ou uma touceira, como o conjunto é conhecido. Use uma faca ou um canivete bem afiado para cortar esse pedaço e não machucar a planta-mãe.

Como dissemos, essa planta é muito antiga. Tão antiga que as plantas daquela época não possuíam nem flores, nem frutos. Dessa forma, se você está se perguntando se o chifre de veado dá flor, saiba que não.

Sendo assim, se você observar uma flor de chifre de veado, provavelmente não é dele e, sim, de alguma outra plantinha que também acabou se fixando no mesmo tronco que ele.

Plantando a touceira de chifre de veado

Com a touceira em mãos, a muda pode ser colocada em outro tronco. Contudo, também é possível cultivar o chifre de veado em vaso. Basta ter um bom substrato e um local adequado para ele se desenvolver.

Se o local escolhido for outro tronco ou uma madeira decorativa, use um barbante ou um pedaço de sisal para amarrar a touceira de forma que fique bem aderida ao tronco, mas sem apertar demais para não machucar suas raízes.

Caso a nova casa do chifre de veado seja um vaso, é preciso antes prepará-lo para receber a mudinha. Certifique-se de que ele possui furos em seu fundo para a drenagem da água. Coloque uma camada de pedras no fundo desse vaso, pois elas também irão ajudar a drenar a água.

Faça uma mistura de terra orgânica e vermiculita, na proporção de 1:1, isso vai garantir a umidade do substrato. Pegue a touceira e coloque em cima do substrato, sem enterrá-la, somente pressione levemente para haver contato com a terra. Regue bem até que a muda pegue.

Como cuidar do chifre de veado

O chifre de veado é uma planta de cuidados simples. Ele não gosta de ventos fortes e nem de luz direta por um período muito longo. Por isso, escolha um local de meia-sombra e abrigado dos ventos para colocá-lo.

As regas da muda precisam ser constantes, mas quando a planta já é adulta, ela consegue manter sua própria umidade por mais tempo por causa das folhas-base que coletam a água. A adubação pode ser feita a cada 3 meses quando a planta adulta está em vasos.

Então, pronto! Agora você já sabe como fazer uma muda de chifre de veado! Para colocar o projeto em prática, visite o setor de jardinagem das lojas da Petz! Além de ser um passeio muito bonito, você encontra tudo o que precisa para ter um jardim sempre verdinho e exuberante!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

5 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

9 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago