Categories: Plantas

Cultivo e cuidados: como fazer muda de camarão-amarelo

Isso é de comer? Não! Apesar do nome, é uma planta ornamental originária da América Central e do Sul. Quer conhecer um pouco mais sobre ? Venha aprender como fazer muda de camarão-amarelo a partir de galhos de uma unidade adulta.

Nada como ter um jardim florido para admirar e atrair pequenos animais, como beija-flores e abelhas. Essa planta tem esse poder! Se você quer multiplicar sua coleção em casa, aproveite este conteúdo sobre como fazer muda de camarão-amarelo. Confira!

Conheça mais sobre o camarão-amarelo

A planta camarão-amarelo é bem resistente e muito fácil de cuidar. O contraste entre as folhas verde-escuro e as flores amarelo-dourado é fantástico. Ele dá um colorido a mais em qualquer jardim.

A flor camarão-amarelo recebeu esse nome devido ao formato e ao arranjo das pétalas, que se assemelham ao corpo de um camarão. Essa planta é arbustiva e, quando cultivada no chão, pode atingir até 1,5 m de altura. Já quando plantada no vaso, fica menor.

Além disso, o ciclo de vida é perene, ou seja, constante. Isso significa que ela sempre está florindo, durante o ano todo. Quer um segredinho sobre essa planta? O que normalmente é chamado de flor, não é exatamente ela!

É isso aí! Na verdade, é uma estrutura que dá apoio e proteção. A flor, em si, é branca e tem o formato do bico do beija-flor. A função dela é atrair o pássaro, por isso, tem cor vibrante. Interessante, não é mesmo? Agora, aprenda como fazer muda de camarão-amarelo!

Escolha a planta-mãe para fazer as mudas

Aprender como fazer muda de camarão-amarelo é tranquilo. Se você já fez alguma mudinha na vida, verá que o processo é bem simples. Primeiro, escolha a planta-mãe. Ela deve ser forte, saudável e muito bonita!

Agora, procure um galho que servirá como muda para um novo camarão-amarelo. Ele deve ser longo, firme e sem manchas, furos ou rachaduras. Corte-o em formato de bisel, para que a absorção de água pela ponta seja boa, e para evitar danos para a planta-mãe. Ele precisa ter em torno de 20 cm.

Prepare o substrato para as mudinhas

A terra em que a mudinha de camarão-amarelo vai ficar até enraizar e começar a produzir as folhas deve ser rico em matéria orgânica e muitos nutrientes. Essa composição favorece o crescimento saudável.

Para produzir esse solo, pegue 50% de terra vegetal adubada, 20% de areia de construção e 30% de húmus de minhoca. Misture tudo muito bem e coloque em um recipiente, que pode ser um copo de plástico reciclável.

Plantando a muda de camarão-amarelo

O próximo passo é colocar o ramo cortado no solo. Finque-o com delicadeza, afundando cerca de 1/3 no substrato. Pressione gentilmente a terra ao redor para deixar o caule bem firme e reto.

Enfim, regue a muda de camarão-amarelo, mas sem encharcar. As regas devem ser feitas com mais frequência nos primeiros dias; depois, podem ser espaçadas à medida que a muda começa a soltar as folhas. Isso deve ocorrer em mais ou menos quatro semanas.

Aprendendo a cuidar do camarão-amarelo

Como cuidar da planta camarão-amarelo? Ela não é muito exigente, nem precisa ser cuidada diariamente. Necessita de água esporadicamente, e algumas podas no ano e adubação eventual já dão conta.

Camarão-amarelo: sol ou sombra? Essa planta gosta de luz solar. Por isso, coloque o vaso ou plante em um local onde ela possa tomar pelo menos seis horas de sol por dia. É claro que, se você morar em um local muito quente, ela pode precisar de um lugarzinho mais sombreado.

O camarão-amarelo não tolera o solo muito molhado, então, só faça a rega quando a terra estiver seca. Você pode testar colocando o dedo no substrato: se ele sair limpo, é hora de molhar a planta.

Com relação à poda, ela só é necessária para deixar a planta mais bonita, sem os galhos e as folhas mortas. A adubação deve ser feita com o adubo NPK 10-10-10 e o orgânico a cada dois meses na floração mais intensa (primavera e verão). Pode espaçar essa fertilização nas outras épocas do ano.

Pragas que gostam do camarão-amarelo

O camarão-amarelo é, em geral, bem resistente às pragas. No entanto, os pulgões, as cochonilhas, as moscas-brancas e os ácaros são as mais comuns que acometem essa planta.

Ao escolher a planta-mãe para fazer as mudas, observe se ela tem alguma doença. Caso opte por comprar uma mudinha já crescida, procure esses bichinhos indesejados para não levar para casa uma planta já doente. Ela pode contaminar as outras que você já tem.

Viu como fazer muda de camarão-amarelo é fácil? Agora, conheça o catálogo da Petz! Veja como é fácil comprar tudo com apenas um clique. Se quiser conhecer uma loja, tem alguma aí, bem pertinho de você. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago