Categories: Plantas

Jardinagem: como fazer muda de cacto?

Sabia que não tem muito segredo sobre como fazer muda de cacto? Essa plantinha, além de requerer pouquíssimos cuidados, é muito fácil de propagar! Prepare-se para ter muitas mudinhas com as dicas do blog da Petz!

Pertencente à família das Cactaceaes, que tem mais de 2 mil espécies já conhecidas (200 delas somente no Brasil), essa planta espinhosa encanta a todos pela beleza exótica, pelas flores curiosas e pela pouca necessidade de regas. Aprenda como fazer muda de cacto de forma fácil e simples!

Como fazer muda de cacto?

É hora de ir direto ao assunto: como fazer muda de cacto? Existem duas formas para propagar a espécie. Para colocar a mão na massa, você vai precisar de:

  • luvas de couro (para se proteger dos espinhos);
  • faca, estilete ou tesoura afiados;
  • substrato para cacto;
  • recipientes para colocar as mudinhas.

Tem como fazer muda de cacto grande e pequeno? Sim! É possível propagar a planta independentemente do tamanho. Para começar, é preciso escolher a planta-mãe. Ela deve estar saudável, sem manchas amareladas ou ressecamento visível e firme (não deve dobrar — se você tentar fazer isso, ela quebra).

Agora, chegou a parte prática de como fazer muda de cacto. Calce as luvas e escolha um broto desenvolvido da planta-mãe. Destaque-o dela, ou corte-o na base. Deixe-o em meia-sombra por dois dias para favorecer a cicatrização da ferida.

Formas de propagação do cacto

Está na hora de conhecer as duas formas de realizar a propagação do cacto. A primeira maneira é bem simples: depois da cicatrização do broto, coloque-o no substrato, pressionado levemente. Não regue por uma semana.

Depois, regue-o sempre que perceber a terra seca. Para tanto, enfie o dedo nela. Se ele sair sujo, ainda não é a hora de molhar a muda de cacto. Caso contrário, coloque água até ela escorrer pelo recipiente. As raízes aparecem em torno de 15 dias.

A segunda forma é um pouco mais complicada. Você vai precisar de um cacto adulto para servir de base para a muda. O mais comum é o Mandacaru. Esse processo é conhecido como enxertia.

Faça um corte no cacto adulto de um tamanho que comporte o broto e coloque-o sobre o corte. Fixe-o com uma fita crepe ou plástico filme e cubra a região com um plástico por 2 meses. Regue conforme ensinado acima. Pronto, agora você já sabe como plantar muda de cacto!

Como cuidar de cacto?

Os cactos são plantas suculentas, ou seja, armazenam bastante água. Por causa disso, adaptaram-se em regiões desérticas e semiáridas, como o Cerrado e o Sertão Brasileiro — onde é possível ver unidades bem saudáveis.

Como cuidar de cactos em casa? Essa suculenta adora sol pleno, baixa umidade do ar e clima quente. Algumas poucas exceções adaptaram-se à meia sombra. Então, coloque a planta em um lugar que receba pelo menos 6 horas de luz solar todos os dias.

Caso contrário, o cacto não vai florir, podendo ficar descorado e morrer. Quanto às regas, evite-as se o solo ainda estiver úmido para que as raízes não apodreçam. O ideal é regar uma vez por semana no verão e a cada duas semanas no inverno.

Por falar em raízes, elas não são muito profundas. Por isso, a planta pode viver tranquilamente em vasos pequenos. No que diz respeito às fertilizações, você pode usar adubo para suculentas a cada 30 dias.

Poda do cacto

O cacto não necessita de podas, a não ser que você queira limitar a altura. Outra forma de impedir o crescimento é colocar a planta em um vaso pequeno: ela mesmo sente quanto pode crescer no recipiente.

Outro momento para realizar a poda do cacto é quando as ramificações ficam velhas e amareladas. Para tanto, corte-as com uma faca ou estilete afiados e passe canela em pó no local para evitar infecções.

Como realizar o replantio do cacto?

É comum as pessoas comprarem cactos em vasos muito pequenos. Com o tempo, após a adaptação da planta ao novo lar, é possível transplantar a unidade para um vaso maior para que ela possa crescer.

Para fazer o replantio, você vai precisar de um vaso maior. Quanto mais espaço ele tiver, maior a planta ficará. Certifique-se que ele tenha furos no fundo para a drenagem da água. Para o substrato, use:

  • terra vegetal;
  • húmus de minhoca;
  • areia de construção de tamanho médio;
  • vermiculita.

A proporção de cada ingrediente é a seguinte: 1 parte de terra vegetal e de areia, ½ parte de húmus e de vermiculita. Misture tudo muito bem, deixando o substrato homogêneo e sem torrões para não machucar as raízes.

É assim que se faz! Gostou de aprender como fazer muda de cacto? Que tal colocar em prática o projeto de ter muitas plantinhas espinhosas? Então, visite uma das lojas da Petz para aproveitar os melhores produtos de jardinagem. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

1 dia ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

2 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

3 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago