Plantas

Aprenda como fazer muda de brinco-de-princesa

Publicado em 14 de setembro de 2024

Tempo de leitura: 5min

A beleza e a versatilidade dessa bela flor são apenas algumas de suas características. Não é à toa que os apaixonados por plantas e jardinagem querem aprender como fazer muda de brinco-de-princesa!

Pessoa segurando um punhado de terra nas mãos.

Seu nome peculiar é inspirado no seu formato, que tem pétalas direcionadas para baixo. Além disso, a flor tem cores vibrantes e variadas, que chamam a atenção de muita gente. Então, venha saber como fazer muda de brinco-de-princesa.

Brinco-de-princesa

Também chamada de fúcsia, a flor brinco-de-princesa surgiu a partir de melhoramentos genéticos para ter um formato peculiar. Ela tem pétalas pendentes de cores vibrantes, com destaque para os tons de vermelho e violeta.

Ela é originária do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica. Também é encontrada em diversos biomas, como Pampa e Cerrado. As trocas genéticas e hibridações fazem com que a planta seja de fácil cultivo na maioria dos ambientes.

A brinco-de-princesa mede cerca de 40 cm, mas pode chegar a 2 m quando cultivada no jardim. Ela é uma das plantas mais procuradas para decoração devido à sua beleza. Por isso, ela é considerada ornamental. Quer uma curiosidade? Desde 1998, ela foi eleita a flor símbolo do Rio Grande do Sul!

Duas mulheres com luvas preparando a terra para plantação.

Importância da brinco-de-princesa para a natureza

Se está buscando aprender como fazer muda de brinco-de-princesa somente para deixar o ambiente mais acolhedor e bonito, saiba que essa planta também pode trazer muitos benefícios à natureza!

A brinco-de-princesa é muito conhecida por contribuir para a polinização. Ela atrai borboletas e outros insetos, que espalham seu pólen por onde voam. Também atrai beija-flores devido ao seu néctar.

Portanto, há diversos motivos para plantar uma muda de brinco-de-princesa. Você pode querer cultivar a planta para investir no hobby da jardinagem, para caprichar na decoração da sua casa, para ter a visita de belos animais no jardim e muito mais!

Brinco-de-princesa para uso medicinal

Sabia que a brinco-de-princesa tem propriedades medicinais? O mel extraído da planta pode auxiliar no tratamento de algumas doenças quando aplicado sobre a pele, por exemplo.

Essa substância também é utilizada para aliviar os sintomas de gripe, resfriado e dor de cabeça. Além disso, ela tem efeitos anti-inflamatórios. Porém, lembre-se: somente use a planta e suas substâncias para tratamento se tiver recomendação de um médico! Ela não deve substituir abordagens convencionais.

Brinco-de-princesa para uso culinário

Para a surpresa de muitos, a flor brinco-de-princesa pode ser usada para decorar saladas e pratos doces ou salgados. Ela não é tóxica! O sabor das pétalas dá um toque mais ácido aos preparos.

Como fazer muda de brinco-de-princesa?

Agora que você já tem todos os motivos para cultivar essa planta e multiplicar sua coleção, venha aprender como fazer muda de brinco-de-princesa sem complicações! Seus exemplares darão um aspecto deslumbrante à sua casa.

Primeiro, separe o material necessário: um vaso de aproximadamente 12 cm, um saco de substrato para plantas, sementes de brinco-de-princesa, argila ou pedras e plástico transparente.

No vaso, coloque a argila ou as pedras e, por cima, preencha com o substrato. Coloque as sementes em uma profundidade de aproximadamente 5 cm. Regue todo o solo e, então, cubra o recipiente com o plástico transparente.

Nessa fase, é importante manter o vasinho em um local iluminado, mas não sob a luz direta do sol. Certifique-se de que o substrato esteja sempre úmido. A partir de 15 dias, as sementes germinam, e o plástico pode ser retirado.

Como cultivar brinco-de-princesa?

Viu como aprender como fazer muda de brinco-de-princesa é um processo bem simples? Agora, é hora de escolher o local para deixar a muda. Como a planta já é de fácil cultivo e adapta-se a diversos ambientes, um lugar adequado favorece o crescimento e a floração! Escolha um espaço que receba luz solar direta por cerca de 6 horas — preferencialmente, o sol da manhã.

Quando a muda de brinco-de-princesa fica grande para o vaso inicial, é necessário realizar o transplante para um maior, em que ela possa ter um desenvolvimento completo. Nesse estágio, você já pode deixar a plantinha exposta ao sol da manhã por um curto período.

O vaso também deve ter boa drenagem para evitar o acúmulo de água. Para facilitar o escoamento, selecione um substrato de qualidade e coloque argila ou pedras no fundo do recipiente. Uma boa dica de como cuidar de brinco-de-princesa é utilizar fertilizantes, adubo ou húmus de minhoca para que a planta fique mais saudável.

Quando a brinco-de-princesa irá florescer?

Quando deixada em um local bem-iluminado e com regas frequentes, em cerca de três meses, você terá uma brinco-de-princesa branca, vermelha ou violeta já com flores. Após a planta virar adulta, siga os cuidados retirando folhas secas e realizando podas regulares.

Mulher colocando terra no vaso.

Viu como fazer muda de brinco-de-princesa é muito fácil? Então, aproveite para multiplicar a sua coleção! Acesse agora o site da Petz para adquirir tudo de que precisa para as suas atividades de jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog