Deseja aprender como fazer muda de begônia? Essa é uma planta popular em boa parte do mundo. De fácil cultivo e muito bonita, é uma boa opção para quem está iniciando na jardinagem!
Ela é muito cultivada e estimada por decoradores e paisagistas por deixar os ambientes ainda mais bonitos e harmônicos. Quer saber mais sobre essa flor tão popular? Venha saber como plantar begônia!
As begônias fazem parte da família Begoniaceae, que tem mais de 1.000 espécies conhecidas. As variedades estão espalhadas em diversos cantos do mundo, mas as plantas são mais populares nas Américas.
A begônia maculata é brasileira! Ela tem folhas esverdeadas cheias de bolinhas brancas, como se fossem respingos de tinta. A parte de baixo tem tons avermelhados. Floresce somente na primavera. É uma planta que prefere a umidade e meia-sombra.
Se você busca uma planta mais exótica, a begônia rex é uma excelente opção. Ela tem folhagens com desenhos irregulares de cores variadas, desde tons vermelhos e amarelos até os mais escuros, como marrom. Também cresce melhor em substrato úmido e com luz indireta.
A begônia cerosa é uma alternativa para quem busca floradas constantes. É considerada uma suculenta. Com flores espessas e aveludadas, ela gosta de muito sol. Por isso, é ideal para ambientes externos, onde pode florir o ano todo.
A begônia metálica tem folhas manchadas como a maculata. Já as flores rosas dessa linda variedade desabrocham no verão. Quando plantada no chão, ela pode atingir até 1,5 m.
Após escolher sua espécie favorita, você já pode aprender como fazer muda de begônia. Os passos são simples, e o material é facilmente encontrado em lojas de jardinagem. Em pouco tempo, seu jardim terá uma coleção dessa planta! Acompanhe a seguir.
Fazer muda de begônia por estaquia é um dos jeitos mais práticos e eficientes. Para isso, é necessário escolher uma planta adulta, chamada de planta-mãe. Ela precisa estar saudável, vigorosa e sem pragas. Basicamente, nesse método, basta retirar um ramo dela e plantar em outro vaso.
Para fazer muda de begônia, separe os seguintes materiais: uma tesoura ou faca afiada e limpa, um vaso com substrato para mudas, um saco plástico e um borrifador ou regador. Escolha o ramo da planta-mãe e comece!
Use a faca ou tesoura para retirar um ramo da planta begônia. O corte deve ser feito logo abaixo do nó. Remova o excesso de folhas, mas deixe pelo menos três. Se preferir, você também pode aproveitar as folhagens retiradas para fazer outras mudas em vasos diferentes.
Pegue o vaso e faça um buraco no substrato. Coloque o ramo até que o nó fique enterrado. Cubra os espaços que sobraram com o restante do conteúdo do solo e pressione levemente. Por fim, regue.
Para um melhor desempenho, cubra a mudinha com um saco plástico transparente. Ele serve para manter a umidade, mas também possibilita que você visualize o desenvolvimento da plantinha. Deixe-a em um local com luz indireta e está tudo pronto.
Tem como cultivar begônias na água? Sim! Para começar, retire um ramo da planta-mãe. Coloque-o em um vaso ou copo com o líquido, mantendo o nó submerso, e troque a água a cada dois dias. Logo, você verá as raízes surgindo. Então, faça o transplante ao recipiente definitivo ou coloque no solo.
O ambiente em que a muda de begônia está deve ser adequado para o crescimento. Ele precisa ter luz indireta e temperatura mais elevada. Além disso, o substrato tem de ser rico e estar sempre úmido. Assim, em duas a quatro semanas, a mudinha cria raízes. Para confirmar, puxe levemente o ramo do solo. Se sentir resistência, já está na hora de mudar a plantinha de local.
Com raízes já desenvolvidas, a planta pode continuar a crescer em um vaso maior ou diretamente no solo. Os cuidados com a muda de begônia envolvem regas constantes para que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.
Como cuidar de begônia adulta? Sempre que necessário, use um fertilizante para a planta criar força e ficar mais vigorosa. Também é importante retirar folhas secas e fazer podas esporádicas.
A iluminação depende da espécie escolhida, mas a maioria das begônias prefere luz indireta. As regas devem ser feitas aproximadamente três vezes por semana diretamente no substrato. Para molhar as folhas, utilize um borrifador que imita a água da chuva.
Viu como fazer muda de begônia é bem simples? Essa plantinha cresce facilmente! No site da Petz, você encontra todos os materiais para iniciar a prática de jardinagem. Já o blog tem vários outros artigos sobre as principais plantas ornamentais. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…