Categories: Plantas

Como fazer muda de babosa: confira 3 maneiras

A babosa, ou aloe vera, como também é conhecida, tem propriedades medicinais e esconde vários segredos de beleza. Ter essa planta em casa pode ser útil em muitas situações, mas poucas pessoas sabem como fazer muda de babosa.

A babosa é uma ótima escolha para aqueles que desejam ter uma planta para decorar a casa ou o escritório, pois é uma espécie mais rústica que, ao mesmo tempo, requer poucos cuidados, uma vez que é bastante resistente. Para aproveitar seus benefícios, veja como cuidar e fazer muda de babosa.

A babosa

A babosa é uma espécie de suculenta pertencente à família das Liliáceas. Existem mais de 300 espécies, mas a aloe vera é a mais conhecida. Típica de clima quente e mais seco, possui folhas que podem chegar a 50 cm, bem carnudas e repletas de líquido viscoso (óleo da babosa).

A babosa tem origem na África e no Oriente Médio. Sempre foi utilizada com fins terapêuticos e estéticos, até mesmo antes de Cristo. Portanto, cultivar aloe vera é uma prática milenar e traz muitos benefícios.

Propriedades e benefícios da babosa

A babosa é rica em nutrientes, principalmente vitaminas B1, B2, B6, B12, A, E e C. Além disso, possui minerais como cálcio, ferro, selênio, magnésio, zinco e ácidos graxos.

Por ter tantos nutrientes, é interessante contar com uma muda de babosa, esperar ela crescer e usar o gel de suas folhas para hidratar e fortalecer o cabelo, assim como hidratar e rejuvenescer a pele. A babosa também tem poder cicatrizante, anti-inflamatório e antimicrobiano.

Como fazer muda de babosa

O processo de como fazer muda de babosa é bem simples e não exige muito esforço. Em poucos minutos, você terá as mudinhas para aumentar a sua coleção de plantas. Antes, porém, separe uma planta adulta, ou planta-mãe, para poder procriar. Veja como é prático com um dos métodos a seguir.

Fazer muda de babosa com o broto

É possível fazer muda de aloe vera com o broto de uma planta-mãe. Separe um vaso com boa drenagem, adicione terra fértil e faça um buraco no substrato. Retire toda a planta adulta do vaso para encontrar o broto.

Com delicadeza, separe o broto com as mãos ou uma tesoura de jardinagem e plante no vaso preparado. Cubra com terra e faça a primeira rega. Devolva a planta mãe no vaso de origem e pronto! Essa é a maneira clássica de como fazer muda de babosa.

Fazer muda de babosa com a folha

A técnica de como fazer muda de babosa através da folha se inicia escolhendo uma folha da planta mãe que seja saudável e tenha pelo menos 7 cm de comprimento. Puxe delicadamente a base da folha para que se desprenda do caule.

Separe um vaso fundo, com boa drenagem e substrato, e faça furos. Espete a folha no substrato. Nesse método de multiplicação, a muda não deve ser regada na primeira semana, já que a folha contém bastante água.

Fazer muda de babosa com folhas picadas

Uma técnica de como fazer muda de babosa semelhante à anterior é picar as folhas. Todo o processo será igual. Com uma tesoura, corte a folha em pedaços de 3 cm. Faça vários buracos no substrato e plante as folhas sem cobrir totalmente. Assim como quando se usa a folha inteira, não é necessário regar na primeira semana.

Como cuidar da muda de babosa

Agora que você já sabe como fazer muda de babosa, chegou a hora de cuidar da plantinha para que ela realmente cresça forte e saudável. Tudo se inicia na escolha do vaso. Como a babosa tem raízes longas, é melhor sempre usar um vaso profundo ou, posteriormente, transplantar para outro vaso, conforme a planta cresce.

A babosa cresce bastante, então, escolha um local adequado para deixá-la, que deve ser quente e receber luz solar. É uma planta resistente e oriunda de locais mais secos, que não gosta de ficar muito tempo na sombra e no frio.

A rega pode ser feita semanalmente ou conforme a necessidade. A aloe vera não gosta de solo encharcado, o que também pode apodrecer as raízes. Sempre verifique com o dedo se o substrato está seco e se realmente há necessidade de regar.

A babosa é venenosa?

A babosa não é considerada venenosa, embora possa causar irritação gastrointestinal se consumida. Por isso, é preciso ter cuidado com crianças e animais, que podem ingerir a planta acidentalmente. Embora existam algumas dicas para consumir chá de babosa, é melhor evitar.

A parte externa da folha pode causar alergias e irritação na pele e couro cabeludo. A parte da planta que deve ser utilizada para fins estéticos e medicinais é o gel. Tomando esse cuidado a planta é segura, mas em caso de qualquer alteração procure assistência médica.

A aloe vera é ótima para cultivo. Sabendo como fazer muda de babosa, só falta separar os materiais para multiplicar essa verdinha que faz tão bem a saúde! Acesse agora mesmo o site da Petz e confira tudo que temos para iniciar seu cultivo!

Paola

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

24 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago