Não é incomum as pessoas quererem aprender como fazer muda de azaleia. Essa planta arbustiva é muito popular no Brasil devido à floração abundante, colorida e supervistosa.
Além disso, aprender a fazer mudas da planta azaleia é uma forma econômica de embelezar os ambientes e jardins da sua casa. Também pode ser uma alternativa para presentear amigos apaixonados por jardinagem. Gostou da ideia? Então, continue a leitura!
Aprender como fazer muda de azaleia não é uma tarefa muito difícil: basta seguir o passo a passo. Neste guia, o blog da Petz explica direitinho o processo a partir do caule. Assim, você pode fazer o plantio tanto no chão quanto em vasos.
O primeiro passo para saber como fazer muda de azaleia é compreender as partes do caule. Isso possibilita identificar corretamente o local do corte da planta-mãe, que irá originar as mudas.
O caule equivale ao tronco e aos galhos da planta. Essas partes são divididas em diferentes zonas de crescimento. Os nós são as seções que promovem o crescimento horizontal, produzindo outro galho ou folhas.
Em geral, ao longo dos caules existem vários nós. A região entre eles é chamada de entrenó. É exatamente nessa parte da planta que se deve começar o projeto das mudas de azaleia!
Como fazer muda de azaleia a partir daqui? Escolha uma planta-mãe linda e saudável. Escolha uma unidade adulta com folhas verde-escuro brilhante, sem manchas amarelas ou escurecidas.
Com o auxílio de um canivete bem afiado, corte um caule dessa azaleia na região entrenós. Esse ramo cortado deve ter dois nós. A incisão deve ser feita na diagonal: isso facilita a absorção de água da muda e previne o acúmulo no “ferimento” da planta-mãe, o que poderia ser danoso para ela.
Agora, você terá de escolher se quer fazer a muda enraizar na água ou diretamente na terra. A vantagem da primeira maneira é que ela possibilita ver as raízes crescendo, o que pode acalmar os mais ansiosos e iniciantes na jardinagem.
A desvantagem é que a água precisa ser trocada a cada dois ou três dias. Além disso, o recipiente deve ser lavado, e as bordas precisam ser bem limpas com uma bucha para evitar o desenvolvimento de larvas de mosquitos.
Já com o plantio direto na terra, não é possível ver se o ramo está enraizando ou não. No entanto, caso esteja indo tudo bem, em cerca de duas a três semanas, a mudinha já estará mostrando as primeiras folhinhas.
Para essa técnica, é preciso preparar o substrato para a muda: você precisará de 50% de terra vegetal, 30% de adubo orgânico (que pode ser húmus de minhoca ou esterco curtido) e 20% de areia de construção. Misture tudo muito bem e coloque em um recipiente pequeno.
Caso você tenha escolhido fazer a muda de azaleia diretamente na terra, após preparar e colocar o substrato no vaso, pegue o ramo e coloque na terra. Posicione corretamente, de forma que um dos nós fique em contato com o solo, mas não muito profundamente.
Agora, vem uma parte importante do processo: a rega. Molhe o substrato sem, no entanto, molhar o ramo. Coloque água o suficiente para umedecer a terra ao redor dele, mas sem encharcar. Faça isso de três a quatro vezes na semana.
Caso você tenha escolhido fazer o enraizamento direto na água, venha direto para esse passo. Quando as raízes estiverem bem desenvolvidas e a planta estiver com algumas folhas, é hora de transplantá-la para o local definitivo.
No caso da muda na terra, quando ela estiver com algumas folhas, já é possível transplantar. Para colocar a mudinha da azaleia em vaso, escolha um recipiente grande com furos no fundo para promover a drenagem da água.
Já no caso do plantio das azaleias no jardim, faça uma cova funda e larga o bastante para comportar as raízes sem amassar. Independentemente do local de plantio, o substrato é o mesmo, como descrito acima. Acomode a mudinha nele e regue com cuidado, mantendo a frequência ideal.
Saber como cuidar das azaleias é importante para manter a planta saudável. Quando ela se desenvolve bem, dá os lindos cachos de flores rapidamente! Como ela gosta de sol, escolha um lugar onde ela possa ter pelo menos quatro horas de luz solar por dia.
Vale lembrar que ela não é muito fã de ventos fortes, por isso, o local precisa ser abrigado da ventania. Outro ponto importante é a rega: a planta adulta não é chegada a banhos regulares, portanto, molhar em torno de duas a três vezes na semana já é suficiente.
Por fim, atente-se às podas. Elas devem ser feitas no outono para que, na primavera, a planta floresça com toda a força. Faça a adubação a cada três meses para que ela tenha vigor e fique saudável, livre de pragas.
Com esse passo a passo sobre como fazer muda de azaleia, você terá sucesso na propagação da plantinha. Para ter mais facilidade nesse projeto, aproveite o setor de jardinagem das lojas da Petz. Ele é magnífico!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…