Se tem uma planta com características únicas, é a estrelícia. Quem conhece, já identifica de longe; quem vê pela primeira vez, fica encantado! Quer saber como fazer muda de ave-do-paraíso? Então, está no lugar certo!
Essa planta ornamental é uma das mais usadas pelos apaixonados por jardinagem ou paisagistas profissionais para decorar o ambiente. Ela deixa o espaço sofisticado, charmoso e aconchegante ao mesmo tempo. Venha aprender como fazer muda de ave-do-paraíso!
A planta ave-do-paraíso, de nome científico Strelitzia reginae, é também conhecida como estrelícia, estrelítzia, bico-de-pássaro, flor-do-paraíso ou bananeira-rainha. Ela recebe todos esses nomes em referência à bela flor, que tem cores vibrantes, em tons de laranja e azul, e um formato único.
A flor tem uma estrutura chamada de espata que forma o “bico”. Ela consegue suportar o peso de algumas aves sem quebrar. Já os brotos da planta são parecidos com o formato da cabeça de um pássaro.
Originária da África do Sul, de regiões tropicais e subtropicais, a planta adaptou-se muito bem no Brasil. Com folhas rígidas e resistentes, pode chegar a 1,8 m de altura. É uma planta que gosta de sol e sobrevive a algumas situações adversas, podendo florir quase o ano todo se bem-cuidada.
Para aumentar a quantidade de flores do jardim e ter uma decoração sofisticada, nada melhor do que saber como fazer muda de ave-do-paraíso e ter uma porção delas. A planta, por ter uma aparência mais exótica, também é uma ótima opção de presente.
A ave-do-paraíso pode ser cultivada em qualquer lugar que receba sol, seja direto, seja indireto. Como ela é muito resistente, nada impede que fique sob luz solar intensa. Porém, caso você prefira cultivar dentro de casa, é importante escolher um local com boa iluminação natural.
Se você quer aprender como cuidar da planta ave-do-paraíso, saiba que ela não é muito exigente. Apenas precisa de um solo com boa drenagem, adubado, para que floresça bastante. A terra adequada deve ser misturada a um pouco de areia, fertilizante orgânico, nitrogênio e adubo químico.
As regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo. Se o vaso tiver boa drenagem, é possível regar diariamente. Apenas cuide com o excesso de umidade: isso pode apodrecer a raiz, favorecendo a proliferação de fungos.
A muda de ave-do-paraíso pode ser obtida a partir de sementes ou por touceiras. Cada técnica tem vantagens e desvantagens, principalmente relacionadas ao tempo de crescimento.
Para os mais pacientes, usar as sementes pode ser uma boa maneira de como fazer muda de ave-do-paraíso. Esse método é mais simples e possibilita acompanhar todo o desenvolvimento da planta. O problema é que pode demorar até três anos para ela florescer.
Já as mudinhas pelas touceiras poupam tempo. Em aproximadamente um ano, já é possível observar as primeiras flores surgindo. Agora, confira o passo a passo para aprender como fazer muda de ave-do-paraíso.
Para fazer a propagação da planta com esse método, é importante preparar as sementes. Elas têm um tegumento impermeável e duro que dificulta a germinação.
É possível amolecer as sementes banhando-as em ácido sulfúrico (adquirido em lojas especializadas em jardinagem) por cinco a dez minutos. Depois desse período, enxágue bem em água corrente. Após esse procedimento, elas já podem ser colocadas no substrato previamente preparado. Cubra-as com a terra e pronto!
Para fazer a muda por touceira, é necessário ter acesso a uma planta-mãe adulta. Ela precisa ser saudável para se dividir em alguns rizomas e gerar as plantas-filhas, ou seja, as mudas.
Você já deve ter o vaso ou solo previamente preparado. Com o auxílio de uma tesoura ou faca limpa, corte alguns ramos da planta-mãe e retire as touceiras. Esses rizomas devem ser vigorosos e saudáveis para uma boa germinação. Plante as unidades, deixando apenas uma parte para fora!
Assim como as plantas adultas, as mudas de ave-do-paraíso precisam receber boa iluminação e regas frequentes. Durante o verão, elas podem ser mais recorrentes ainda (sempre lembrando de não encharcar o solo).
No inverno, as regas podem ser mais espaçadas, somente quando o solo estiver mais seco. Conforme a necessidade, você pode adicionar fertilizantes e adubo para favorecer um crescimento saudável em um tempo mais curto. Com os cuidados ideais, a ave-do-paraíso pode florescer boa parte do ano.
Viu como fazer muda de ave-do-paraíso é bem simples? Continue navegando pelo blog e confira outras dicas sobre jardinagem. Se quiser adquirir todos os produtos adequados para a propagação das suas plantas, visite as lojas da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…