Categories: Plantas

Veja como fazer muda de arruda e afastar o mau-olhado!

Inveja, mau-olhado, vibrações negativas? Sai para lá! Aprenda como fazer muda de arruda e proteja a si, sua família humana e de patinhas e o seu lar com dicas simples e fáceis de seguir!

Nada melhor do que chegar em casa e sentir aquela sensação boa de aconchego e segurança, certo? Então, transforme seu lar em um santuário de boas energias aprendendo como fazer muda de arruda!

Faça muitas mudas de arruda!

Você pode encher sua casa com essa plantinha maravilhosa seguindo as recomendações do blog da Petz de como fazer muda de arruda ou ruta, como também é chamada. O termo vem do grego rute, ou “salvador”, em português. Bom, a metodologia é bem tranquila! Está preparado?

Para fazer uma boa muda de arruda, é necessário ter à disposição uma planta adulta saudável e vistosa. Escolha uma unidade bem verdinha, com galhos firmes e folhas sem manchas.

Depois de escolher a arruda adulta, corte um galho de mais ou menos 20 cm. Retire as folhas, para que a muda da planta arruda não precise gastar energia para mantê-las vivas e hidratadas. Nesse momento, o crescimento das raízes é mais importante.

Propagação por estaquia e substrato para a arruda

O método de cortar um galho da planta para preparar uma muda é chamado de estaquia. Esse é o procedimento mais utilizado para a propagação de plantas — e é o que mais costuma ter bons resultados.

Após esse primeiro passo de como fazer muda de arruda, é hora de preparar o substrato que vai receber a nova planta. Ela gosta de sol e de um ambiente bem quentinho, por isso, sua terra deve ser à base de calcário, que esquenta com a luz solar.

O pH da terra é de neutro a levemente básico: deve estar entre 7 e 8. A arruda não é muito fã de umidade, por isso, seu substrato deve ser leve e bem aerado, com uma boa camada de drenagem no fundo do vaso.

Para plantar, basta pegar o galho que será uma nova arruda e enterrar no vaso, apertando a terra em volta para deixar a muda bem firme. Deixe o recipiente em um local com luz do sol diretamente sobre a planta por pelo menos duas horas por dia. Regue sempre que o substrato estiver seco.

Enraizamento e transplante da arruda

É difícil de dizer se o enraizamento do pé de arruda está dando certo porque não é possível ver se as raízes estão se formando ou não. Por isso, tenha paciência e não fique cutucando a terra para não machucar a planta.

Em torno de 30 dias, é possível ver as novas folhas da erva surgindo. Isso significa que a muda pegou direitinho! Depois que surgirem de cinco a oito folhinhas, já é possível fazer o transplante para o local definitivo.

Como dito, a planta arruda gosta bastante de sol. Sendo assim, deixe-a em um local em que ela receba de quatro a seis horas de luz solar por dia, tomando o cuidado de não deixá-la exposta em dias muito quentes para que suas folhas não queimem.

Cuidados básicos com a arruda

Como cuidar da arruda? Ela não é uma planta muito exigente. Basta ter alguns cuidados básicos para ela se manter saudável e florir durante o verão. Suas flores são amarelas e pequenas.

As regas devem ser feitas conforme o clima da região. Se for muito quente, molhe a planta diariamente. Caso seja mais ameno ou frio, coloque água de duas a três vezes na semana. Cuidado para não encharcar demais — isso pode afetar as raízes e matar a plantinha.

Se você quiser fazer uso medicinal da folha de arruda, é preciso fazer a colheita da forma certa para não prejudicar a planta. As folhinhas devem ser retiradas antes da floração, que ocorre no verão, mais ou menos quatro meses após o plantio.

Após a colheita de 2/3 das folhas, elas precisam secar bem para evitar que fiquem mofadas. Por isso, deixe-as em um local ventilado e com luz solar direta a maior parte do dia. Você pode também utilizar um secador próprio para esse fim, que atinja em torno de 35°C.

Adubação da arruda

A arruda precisa ser adubada a cada dois meses na primavera e no verão, e somente uma ou duas vezes no outono e no inverno. Você pode usar fertilizantes orgânicos e naturais, ou comerciais químicos.

Os naturais podem ser húmus de minhoca ou esterco curtido de frango, bovino ou equino. Já o adubo químico pode ser um de uso geral na jardinagem, com quantidades iguais de fósforo, potássio e nitrogênio (pode ser o 10-10-10).

Gostou de saber como fazer muda de arruda e viu como é fácil cuidar dessa plantinha? Então, é hora de colocar a mão na massa! Visite uma das lojas da Petz para encontrar vasos, adubos e tudo mais de que precisa para ter sucesso nesse projeto!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

3 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

8 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago