Plantas

Cultivando a sorte: como fazer muda da flor-da-fortuna?

Publicado em 22 de junho de 2024

Tempo de leitura: 4min

A kalanchoe é uma verdinha muito popular nos lares brasileiros devido à enorme quantidade de florzinhas mimosas. Além disso, existe a crença de que ela atrai boa sorte. Veja nosso guia de como fazer muda da flor-da-fortuna e tenha muita prosperidade!

Mulher colocando terra no vaso.

Aprender como fazer muda da flor-da-fortuna pode parecer um grande desafio. Porém, com as dicas que a Petz preparou, você terá facilidade no processo. Sua casa vai se encher de pequenas fortuninhas!

Escolha da planta-mãe

Afinal, como fazer muda da flor-da-fortuna? A escolha da planta mãe é o primeiro e mais importante passo: é a partir dela que se obtém uma muda forte e saudável. Para selecioná-la, basta saber reconhecer a verdinha correta.

Avaliar a planta que será a fonte da muda de flor-da-fortuna é bem fácil. Ela deve ter inúmeros pequenos cachos de flores com cores vibrantes. As folhas ao redor deles precisam ser gordinhas e verde-escuras, com as bordas recortadas.

Essas características demonstram que a verdinha está saudável e livre de pragas e doenças. Evite a planta que estiver com folhas amareladas ou secas em demasia, ou com muitas flores murchas.

O método mais fácil de fazer a propagação da flor-da-fortuna é a partir da folhagem. Então, escolha uma folha bem bonita e retire-a cuidadosamente do caule. Deixe-a secar de um dia para o outro antes de plantá-la.

Plantio da mudinha

A folha da kalanchoe deve ser colocada em um vaso com furos no fundo para promover a saída do excesso de água da rega. Além disso, é necessário preparar uma boa camada de drenagem nele.

Para ter sucesso no projeto da propagação da flor-da-fortuna, faça uma camada de drenagem com argila expandida ou pedras de construção (brita). Por cima, coloque o substrato para a muda, que deve ser leve e bem aerado.

Para prepará-lo, misture partes iguais de areia fina de construção e vermiculita e acrescente o dobro de terra vegetal e húmus de minhoca. Misture tudo muito bem e acomode a folha no centro do vaso já cheio com o substrato. Faça uma leve pressão e pronto: mudinha plantada!

Viu só como fazer muda da flor-da-fortuna é muito simples e fácil? Agora, é só cuidar com muito amor e dedicação da mudinha da kalanchoe. Regue-a a cada dois ou três dias, ou sempre que perceber o substrato seco. Deixe o vaso em um local com luz solar indireta e longe de ventos fortes ou frios.

Terra com plantas crescendo.

Quais são as possíveis cores da flor-da-fortuna?

A flor-da-fortuna é ótima para alegrar ambientes internos e externos. A planta é conhecida por ter flores muito delicadas e de cores diversas — a vermelha é a mais popular de todas. Mas tem mais!

É possível encontrar flores rosadas em tons mais claros até os mais intensos. O amarelo das pétalas é brilhante, enquanto o laranja é vibrante. Já as flores-da-fortuna brancas são elegantes, e as lilases dão um toque único em qualquer arranjo.

Principais doenças que podem acometer a flor-da-fortuna

A flor-da-fortuna, assim como qualquer outra plantinha, pode ser parasitada ou sofrer com infecções e doenças. A melhor forma de protegê-la é manter a umidade em níveis ideais — mas isso é bem diferente de encharcar a verdinha! Conheça os problemas mais comuns que ela enfrenta:

  • cochonilhas;
  • ácaros;
  • oídio;
  • tripes;
  • podridão das folhas;
  • podridão das raízes.

É muito importante estar sempre atento aos sinais de problemas na flor-da-fortuna. Folhas amareladas ou com manchas mais claras, presença de pó branco, caules marrons e ressequidos etc. são indícios de que a planta não está bem.

Cuidados básicos com a flor-da-fortuna

Como cuidar da flor-da-fortuna? Essa planta é uma suculenta, ou seja, é resistente e fácil de manejar. Por armazenar um precioso líquido nas folhas, ela precisa de um solo bem drenado, pois o excesso é prejudicial.

Um dos cuidados básicos com a planta kalanchoe é protegê-la da umidade em excesso. Além disso, ela precisa de luz solar direta por pelo menos duas horas por dia. Porém, cuidado com os dias muito quentes, pois o sol pode queimar as folhas.

E mais: a luminosidade é essencial para que a plantinha floresça e tenha flores com cores vibrantes. Para a planta continuar forte, realize a poda dos cachos que começarem a murchar.

Por fim, realize adubações a cada 30 dias durante a primavera e o verão, épocas do ano em que a flor-da-fortuna tem o desenvolvimento mais vigoroso. No outono e inverno, é possível espaçar a aplicação do adubo a cada dois ou três meses.

Duas mulheres fazendo uma muda numa estrutura de madeira.

Gostou de aprender como fazer muda da flor-da-fortuna? Para aproveitar a boa sorte dessa linda verdinha, visite as lojas da Petz e conheça nosso setor de jardinagem. Vale a pena o passeio, venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog