Você sabe como fazer muda de costela-de-adão? Para quem gosta de plantas grandes, que criam uma atmosfera mais selvagem, essa é uma ótima opção. Ela tem aparência exótica e fica muito vistosa em casas, apartamentos e escritórios.
Essa é uma planta imponente que chama a atenção de quem a observa. É elegante e robusta ao mesmo tempo, além de ser fácil de cuidar. Saber como fazer muda de costela-de-adão é uma opção econômica para multiplicar a coleção ou presentear alguém especial. Confira mais!
A costela-de-adão, também conhecida como Monstera, é uma planta trepadeira originária da América Central e da América do Sul. Vinda das florestas tropicais, ela gosta de climas quentes e úmidos.
A palavra “Monstera” vem do latim e significa “monstruosa”, devido ao tamanho das folhas que, além de serem bem grandes, apresentam “rasgos” e “furos” que permitem a passagem de luz.
Existem mais de 60 espécies dessa planta. No Brasil, temos o hábito de cultivar costela-de-adão de vários tipos, especialmente a Monstera dubia e a Monstera deliciosa.
Além da beleza, essa planta é muito conhecida por ajudar a despoluir o ambiente. A extensa área da superfície das folhas filtra os poluentes atmosféricos de forma eficaz, melhorando a qualidade do ar. Então, só há bons motivos para começar a fazer muda de costela-de-adão!
Existem pelo menos três métodos mais comuns de como fazer muda de costela-de-adão. Cada um tem vantagens e desvantagens, então, confira todos a seguir para escolher qual técnica é mais adequada para multiplicar sua coleção de plantas.
Se deseja saber como fazer muda de costela-de-adão pela raiz, está no lugar certo. Esse é um método fácil e que boa parte das pessoas já utiliza para preparar mudas dessa e de outras espécies.
Primeiro, é necessário retirar a planta mãe do vaso com cuidado, sacudindo levemente para sair o excesso de terra das raízes. Separe as touceiras de acordo com a quantidade de mudas que quer fazer.
Cada touceira dividida deve ser colocada em um vaso com substrato de qualidade. Cave um buraco raso, deposite as raízes e pressione levemente para fixá-las. Em seguida, regue. Viu? Essa é a técnica mais clássica de como fazer muda de costela-de-adão.
Para esse método, você precisa de um vaso de vidro ou recipiente plástico com água. Basta retirar a planta mãe do vaso e separar as touceiras. Nesse caso, é necessário lavar cuidadosamente cada divisão, de modo que toda a terra seja eliminada, para formar a muda.
Esse é o método de como fazer muda de costela-de-adão na água. Lembre-se de que, em pouco tempo, a planta deve ser transplantada para um vaso definitivo, já que a água não fornece nutrientes suficientes, e o recipiente pode não comportar o tamanho do caule à medida que ele cresce.
O modo como fazer muda de costela-de-adão a partir das sementes é menos comum, pois a planta demora mais para crescer, mas é bastante interessante. O cuidado deve ser mais rigoroso, porém, é muito gratificante vê-la germinar e crescer de forma saudável.
As sementes podem ser adquiridas em lojas especializadas em jardinagem ou retiradas diretamente do fruto da costela-de-adão. Basta escolher um vaso (definitivo ou não) e adicionar o substrato, que pode ser terra vegetal ou outro.
Espalhe as sementes de maneira uniforme, cubra com uma fina camada de substrato e regue. Por fim, cubra com um plástico transparente para garantir que o vaso esteja sempre úmido. Se ele já for o definitivo, é aconselhável que fique em um local de temperatura estável e com alta umidade.
Agora que você já sabe como fazer muda de costela-de-adão, vale aprender como dar continuidade ao processo para que a planta cresça. O tempo de germinação ou enraizamento depende do método escolhido, mas, de maneira geral, o importante é manter o substrato úmido.
Para saber como cultivar costela-de-adão, o primeiro passo é conferir regularmente se há necessidade de regar. Apesar de a planta gostar de água, o solo não deve ficar encharcado. Geralmente, é necessário regar duas vezes por semana, dependendo da estação do ano e da região do país, e lembre-se de que a iluminação também é um fator importante.
Quando as folhas nascerem, elas vão crescer na direção da luz, por isso, sempre rotacione o vaso quando elas começarem a ficar inclinadas. Além disso, limpe-as com pano úmido, retirando o excesso de poeira, e borrife água diretamente nelas, para mantê-las frescas e bonitas.
Não tem como fazer muda de costela-de-adão e não se apaixonar por essa planta exuberante e robusta! Se deseja aprender mais truques e formas de cuidar do seu jardim e das suas folhagens, confira o blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…