Como fazer muda costela de adão de maneira fácil!
Publicado em 02 de abril de 2024Tempo de leitura: 5min
Você sabe como fazer muda de costela-de-adão? Para quem gosta de plantas grandes, que criam uma atmosfera mais selvagem, essa é uma ótima opção. Ela tem aparência exótica e fica muito vistosa em casas, apartamentos e escritórios.
Essa é uma planta imponente que chama a atenção de quem a observa. É elegante e robusta ao mesmo tempo, além de ser fácil de cuidar. Saber como fazer muda de costela-de-adão é uma opção econômica para multiplicar a coleção ou presentear alguém especial. Confira mais!
Características da costela-de-adão
A costela-de-adão, também conhecida como Monstera, é uma planta trepadeira originária da América Central e da América do Sul. Vinda das florestas tropicais, ela gosta de climas quentes e úmidos.
A palavra “Monstera” vem do latim e significa “monstruosa”, devido ao tamanho das folhas que, além de serem bem grandes, apresentam “rasgos” e “furos” que permitem a passagem de luz.
Existem mais de 60 espécies dessa planta. No Brasil, temos o hábito de cultivar costela-de-adão de vários tipos, especialmente a Monstera dubia e a Monstera deliciosa.
Além da beleza, essa planta é muito conhecida por ajudar a despoluir o ambiente. A extensa área da superfície das folhas filtra os poluentes atmosféricos de forma eficaz, melhorando a qualidade do ar. Então, só há bons motivos para começar a fazer muda de costela-de-adão!
Como fazer muda de costela-de-adão
Existem pelo menos três métodos mais comuns de como fazer muda de costela-de-adão. Cada um tem vantagens e desvantagens, então, confira todos a seguir para escolher qual técnica é mais adequada para multiplicar sua coleção de plantas.
Muda de costela-de-adão a partir das raízes
Se deseja saber como fazer muda de costela-de-adão pela raiz, está no lugar certo. Esse é um método fácil e que boa parte das pessoas já utiliza para preparar mudas dessa e de outras espécies.
Primeiro, é necessário retirar a planta mãe do vaso com cuidado, sacudindo levemente para sair o excesso de terra das raízes. Separe as touceiras de acordo com a quantidade de mudas que quer fazer.
Cada touceira dividida deve ser colocada em um vaso com substrato de qualidade. Cave um buraco raso, deposite as raízes e pressione levemente para fixá-las. Em seguida, regue. Viu? Essa é a técnica mais clássica de como fazer muda de costela-de-adão.
Muda de costela-de-adão na água
Para esse método, você precisa de um vaso de vidro ou recipiente plástico com água. Basta retirar a planta mãe do vaso e separar as touceiras. Nesse caso, é necessário lavar cuidadosamente cada divisão, de modo que toda a terra seja eliminada, para formar a muda.
Esse é o método de como fazer muda de costela-de-adão na água. Lembre-se de que, em pouco tempo, a planta deve ser transplantada para um vaso definitivo, já que a água não fornece nutrientes suficientes, e o recipiente pode não comportar o tamanho do caule à medida que ele cresce.
Muda de costela-de-adão a partir das sementes
O modo como fazer muda de costela-de-adão a partir das sementes é menos comum, pois a planta demora mais para crescer, mas é bastante interessante. O cuidado deve ser mais rigoroso, porém, é muito gratificante vê-la germinar e crescer de forma saudável.
As sementes podem ser adquiridas em lojas especializadas em jardinagem ou retiradas diretamente do fruto da costela-de-adão. Basta escolher um vaso (definitivo ou não) e adicionar o substrato, que pode ser terra vegetal ou outro.
Espalhe as sementes de maneira uniforme, cubra com uma fina camada de substrato e regue. Por fim, cubra com um plástico transparente para garantir que o vaso esteja sempre úmido. Se ele já for o definitivo, é aconselhável que fique em um local de temperatura estável e com alta umidade.
Quais os cuidados com a muda de costela-de-adão?
Agora que você já sabe como fazer muda de costela-de-adão, vale aprender como dar continuidade ao processo para que a planta cresça. O tempo de germinação ou enraizamento depende do método escolhido, mas, de maneira geral, o importante é manter o substrato úmido.
Para saber como cultivar costela-de-adão, o primeiro passo é conferir regularmente se há necessidade de regar. Apesar de a planta gostar de água, o solo não deve ficar encharcado. Geralmente, é necessário regar duas vezes por semana, dependendo da estação do ano e da região do país, e lembre-se de que a iluminação também é um fator importante.
Quando as folhas nascerem, elas vão crescer na direção da luz, por isso, sempre rotacione o vaso quando elas começarem a ficar inclinadas. Além disso, limpe-as com pano úmido, retirando o excesso de poeira, e borrife água diretamente nelas, para mantê-las frescas e bonitas.
Não tem como fazer muda de costela-de-adão e não se apaixonar por essa planta exuberante e robusta! Se deseja aprender mais truques e formas de cuidar do seu jardim e das suas folhagens, confira o blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário