Plantas

Como fazer kokedama para orquídeas? Veja o passo a passo

Você sempre quis ter um arranjo de flores em casa, mas não tem espaço? Saiba que existe uma solução prática, fácil e econômica: aprender como fazer kokedama para orquídeas. Assim, além de aproveitar a beleza dessas lindas flores, é possível conhecer uma técnica querida por inúmeros amantes de plantas.

Colocar kokedamas penduradas é uma maneira bem simples de evitar “entulhar” a sua casa e utilizar um espaço que é usado raramente, como o teto. Porém, para isso, é preciso saber como fazer esse tipo de arranjo, não é mesmo? A seguir, você confere um passo a passo fácil de acompanhar.

Afinal, o que é uma kokedama?

Para um amante de orquídeas, o termo kokedama pode não ser tão estranho. Porém, isso não quer dizer que ele seja totalmente conhecido. Afinal, a origem do nome é japonesa, e a tradução é “bola de musgo”, que se refere à aparência do arranjo. Essa é uma técnica japonesa usada para criar um vaso somente com musgos, substratos e argila.

O processo é simples, mas garante tudo o que a orquídea precisa para sobreviver e prosperar. Além disso, as kokedamas — vasos em forma de esferas — são ornamentais e ecologicamente corretas, já que não exigem o uso de um recipiente de plástico, por exemplo.

É possível aprender como fazer kokedama para orquídeas de várias formas, seja para pendurar, seja para colocar sobre uma superfície. Como o item é algo artesanal, você pode dar a ele o formato que necessita e deseja.

O que é preciso para fazer uma kokedama?

Aprender como fazer kokedama é um processo que pode ser bem divertido. Inclusive, essa é uma maneira de personalizar e trazer um pouco de si para a decoração do ambiente, já que é você mesmo quem vai produzir o item. Além disso, o processo de criação é econômico, pois a lista de materiais necessários não é extensa.

Está pronto para entender melhor como fazer kokedama para orquídeas? A seguir, você confere a lista dos materiais que vai precisar para começar a criar o vaso ecologicamente correto. Confira.

  • Musgo de turfa;
  • Argila expandida;
  • Água;
  • Pedrinhas;
  • Húmus de minhoca;
  • Substrato para planta;
  • Linha de sisal ou barbante;
  • Tesoura;
  • Muda de orquídea.

Quando estiver com todos esses materiais em mãos, você já vai poder conferir como fazer kokedama passo a passo. Então, acompanhe as informações a seguir para iniciar os trabalhos.

Como fazer kokedama para orquídeas

Não espere mais para aprender como fazer kokedama para orquídeas! Nos tópicos abaixo, você encontra um guia completo para montar o seu vaso com substrato, musgo e argila. Confira.

1. Separe a orquídea

O primeiro passo para começar a fazer a sua kokedama para orquídeas é separar a flor que vai ser replantada no vasinho. Uma dica é limpar bem as raízes e tratá-las, caso estejam debilitadas. Assim, é possível garantir sucesso na primeira etapa da criação do arranjo.

2. Deixe o musgo de molho

Para utilizar o musgo, é preciso deixá-lo por 15 minutos submerso em água (1,5 L). Caso a sua muda esteja doente, aplique algumas gotas de enraizante. Assim, você pode fortalecer as raízes um pouco.

3. Coloque o substrato em uma rede

Você pensa em colocar a sua orquídea em contato direto com o substrato? Para isso, separe a casca de pinus e o carvão e coloque-os na rede. Depois, forme uma bolinha, amarrando o substrato.

4. Faça uma bolinha com o musgo

Agora, com a sua orquídea bem posicionada, coloque o musgo em volta da raiz. Lembre-se de que ele precisa grudar, pois não pode soltar facilmente da rede e das raízes. Essa é uma forma de garantir que tudo fique seguro.

O próximo passo é pegar o barbante e prender a bolinha que se formou, evitando que o musgo caia. Circule o barbante várias vezes em volta do arranjo, fazendo um nó ao final. Certifique-se de que tudo está bem firme!

5. Pendure onde quiser

Agora, você já aprendeu como fazer kokedama para orquídeas! Só falta encontrar o lugar perfeito para pendurar sua plantinha. Lembre-se de que você pode usar o próprio barbante para criar um pendente e fixá-lo em uma floreira, uma treliça ou um pergolado. Tudo é permitido, desde que respeite as necessidades da flor.

Além de orquídeas, quais outras plantas é possível plantar?

Da mesma forma que você aprendeu como fazer kokedama para orquídeas, é possível criá-la para outras plantas. Elas prosperam nas mesmas condições, e você ainda ganha um lindo arranjo para decorar a sua casa. Veja a lista de mudas de flores que podem ser escolhidas.

  • Lírio-da-paz;
  • Samambaia;
  • Flor-de-maio;
  • Bromélia;
  • Planta-jade;
  • Planta-aranha;
  • Begônia;
  • Suculenta.

Você teria alguma delas em casa, além das orquídeas? Com essas opções, é possível garantir um espaço verde particular sem ocupar muito espaço, usando somente o teto!

Agora, caso você queira um aliado para ajudar na criação da kokedama, conte conosco! Acesse o site da Petz e confira o nosso catálogo on-line. Nele, é possível encontrar vários produtos de qualidade, feitos para os amantes de jardinagem. Confira.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 hora ago

Aquário marinho para iniciantes: por onde começar?

Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…

1 hora ago

Confira como fazer muda de ora-pro-nóbis!

Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…

1 dia ago

Rosa-do-deserto é tóxica para gato? Descubra aqui!

Muitas plantas podem fazer mal aos animais de estimação. Então, se você os ama assim…

1 dia ago

Terceira idade felina: com quantos anos o gato fica velho?

Os gatos são animais que gostam de escalar para ver o mundo lá de cima…

2 dias ago

Unha de cachorro inflamada: o que pode ser e como tratar?

A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração…

2 dias ago