Se você quer saber como fazer canteiros de jardim, chegou ao lugar certo. As plantas trazem alegria e beleza para o ambiente. Engana-se quem pensa que é difícil manter esse espaço especial.
Há plantas para canteiro de jardim que são fáceis de cultivar e exigem cuidados mínimos. O segredo é escolher as espécies com sabedoria e selecionar um local estratégico para o plantio.
Quer saber como fazer canteiros de jardim? Então, prossiga com a leitura! Ao longo deste conteúdo, você descobrirá um passo a passo completo, bem como dicas que ajudarão com a tarefa.
Antes de aprender como fazer canteiros de jardim, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esses espaços. Primeiro, é importante que você saiba que há diferentes tipos de canteiros.
Canteiro de jardim é um local simples ou elaborado, cheio de plantas e flores. Ele pode ser construído tanto em ambientes externos quanto internos. Com diferentes cores e aromas, a estrutura pode ser facilmente incorporada à decoração.
Você pode fazer canteiros de jardim no hall de entrada, no canto da sala, no quintal ou em frente à casa. Há opções compactas que se adequam bem em espaços pequenos. Nesses casos, basta selecionar espécies de plantas menores ou investir em pequenos vasos de flores.
Há ideias de canteiro de jardim para todos os gostos! Então, antes de fazer o seu, vale conhecer algumas opções. Em primeiro lugar, é preciso escolher o local e delimitar o espaço que o canteiro vai ocupar.
O canteiro de jardim vertical é uma opção interessante para pessoas que vivem em apartamentos ou que não dispõem de muito espaço físico. Se essa for a sua escolha, providencie estruturas de madeira ou aço para pregar na parede.
Há modelos prontos em lojas de jardinagem, mas você também pode criar um a partir de caixotes de madeira e estrados de cama. Uma dica é manter a estrutura em locais bem iluminados, próximos a janelas.
O canteiro de jardim no chão é o tipo mais comum. No hall de entrada, ele fica um charme! Uma dica é distribuir pedrinhas coloridas ou cascalhos ao redor do canteiro. Plantas maiores, como espada-de-são-jorge, são ótimas escolhas.
Tem um muro no quintal vazio e sem utilidade? Que tal preenchê-lo com plantas e flores coloridas, criando um canteiro de jardim? Além de dar utilidade para o local, essa é uma ótima forma de cultivar temperos, por exemplo.
Outra opção é plantar espécies trepadeiras, já que existe o suporte da parede. Nesse caso, há diversos tipos de plantas para canteiro de muro: glicínia, videira, falsa-vinha, flor-de-cera e jade.
Decidiu o local e está pronto para começar o projeto? Então, resta saber como fazer canteiros de jardim. Antes, providencie os materiais de jardinagem, as mudas e/ou sementes das plantas.
Em primeiro lugar, abra covas nas terra e delimite o espaço do canteiro. Se estiver plantando no chão, você pode fazer uma borda com tijolos ou pedras. Procure deixar um espaço razoável entre as plantas, no mínimo, oito centímetros de distância.
Na hora de plantar, escolha estrategicamente a distribuição das sementes. Plantas que precisam de luz solar direta devem estar posicionadas de forma a recebê-la com facilidade. Já as plantas que se desenvolvem à meia-sombra podem ser plantadas em pontos com menos luminosidade.
Viu como é fácil fazer um canteiro de jardim? Basicamente, o trabalho envolve escolher o local, abrir covas e plantar as sementes de modo estratégico, de acordo com as necessidades das plantas. No muro, no vaso ou no chão, a premissa é a mesma.
Contudo, determinadas ações podem facilitar a tarefa e trazer ainda mais beleza para o seu canteiro de jardim. Além das plantas, estátuas, ornamentos de cerâmica, gnomos, pedras coloridas e até pequenas fontes podem ajudar a tornar esse cantinho ainda mais especial. Confira outras dicas úteis:
Normalmente, ao fazer um canteiro de jardim, há a expectativa de que ele esteja sempre colorido e florido. No entanto, é preciso entender que cada espécie possui os próprios ciclos e períodos de floração.
Nesse sentido, a dica é escolher diferentes espécies de flores, com florações em épocas distintas. Por exemplo, a prímula, a begônia e a camélia são flores de inverno. Já o crisântemo, a margarida e a peônia são flores de verão.
Agora que você já sabe como fazer canteiros de jardim, confira outras dicas de jardinagem no blog da Petz! O portal é atualizado com frequência e está cheio de novidades interessantes sobre o assunto. Acesse-o e adquira outros conhecimentos!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…