Plantas

Como cultivar minirrosas? Veja aqui!

Se você é apaixonado pelas cores vivas das rosas e quer muito ter roseiras em casa, mas não conta com muito espaço, ou quer sair um pouco do comum e inovar, o que acha de aprender como cultivar minirrosas? Além de possuírem uma aparência semelhante às opções maiores, elas são ainda mais delicadas.

Nativas do Sudoeste da China, as minirrosas são encontradas em diversas cores, desde tonalidades mais sutis, como rosa-claro e branco, até mais fortes, como vermelho e amarelo. Inclusive, os botões dela são menores do que os das rosas convencionais. Por isso, elas possuem esse nome.

Aprender como cultivar minirrosas requer um pouco de experiência. Afinal, elas são delicadas. Porém, ao seguir o passo a passo, não há muito segredo, e você pode aproveitar a fragrância e a beleza dessas flores.

O melhor de tudo é que é possível cultivar minirrosas no canteiro ou nos vasos. Só é preciso ter um espacinho com substrato para elas se desenvolverem. Quer aprender como cultivá-las? Confira a seguir.

O que é preciso para plantar minirrosas?

O primeiro passo é aprender como plantar minirrosas. Para isso, preparamos um guia completo, que vai ajudar você a colocar em prática o seu plano de ter um vaso com essas flores em casa. Dê uma olhadinha e comece a separar tudo o que for necessário.

Escolha do vaso

Antes de plantar minirrosas na sua casa, o primeiro artigo que você vai precisar é o vaso. Porém, não pode ser qualquer opção. É necessário escolher um recipiente com 100 L de capacidade, no mínimo.

Porém, por que tudo isso? Esse é o espaço ideal para as raízes das minirrosas se desenvolverem e crescerem confortavelmente, sem que seja necessário trocar de vaso com frequência.

Claro que essa é somente uma estimativa. Por isso, caso você encontre um vaso maior, sinta-se livre para adquiri-lo. Contudo, não é recomendável que o recipiente seja menor, evitando que as raízes sufoquem.

Substrato

Outra parte importante na hora de aprender sobre como cultivar minirrosas é a escolha do substrato, já que você não pode optar por qualquer um. Para essa flor, o ideal é que o produto seja uma mistura de areia, terra e matéria orgânica.

Além disso, é importante garantir que a terra tenha boa drenagem para as raízes não ficarem com água acumulada na hora da rega. Dessa forma, é possível evitar que as flores apodreçam.

Agora, o papel da areia é deixar o solo arejado e leve, mantendo o firme desenvolvimento das raízes. Com o uso do substrato, você vai perceber que as minirrosas se desenvolvem saudáveis, com rapidez.

É hora de fazer o transplante da muda!

Após conhecer esses detalhes, é hora de entender como plantar minirrosas em vaso com uma muda. Para isso, uma recomendação é esperar até o fim da primavera, quando as pétalas estão para cair. Siga o passo a passo.

  1. Escolha um galho com pétalas que ainda estão para cair;
  2. Remova os galhos e as folhas, mantendo somente o primeiro botão;
  3. Finque a estaca de 15 cm no solo e amarre a muda;
  4. Cubra-a com plástico para ela receber iluminação indireta;
  5. Espere de quatro a seis meses para a brotação começar e transplante a planta para o lugar desejado.

Quais são os cuidados essenciais com as minirrosas?

Aprender como cultivar minirrosas é importante. Porém, o trabalho não acaba somente no processo de plantio. Assim, separamos alguns pontos que devem ser considerados após colocar a planta na terra. Confira.

Adubação

A adubação pode ser tanto uma benção quanto uma maldição para as plantas. Por isso, é preciso saber quando e quanto disponibilizar. No caso das minirrosas, o recomendado é duas vezes ao ano, somente na primavera e no outono. Além disso, o ideal é que os compostos orgânicos sejam colocados diretamente no substrato do vaso.

Poda

Como podar minirrosas? Na verdade, essa é uma flor que precisa ser podada com certa frequência. Por isso, esse cuidado vai exigir um pouco da sua atenção. Só assim, é possível garantir que a plantação cresça forte e saudável.

Isso porque, somente com o corte duas vezes no ano, pelo menos, na primavera e no outono, é possível estimular a produção de novas flores. Uma dica: use uma tesoura para cortar das hastes, sempre deixando 5 cm em cada uma.

Clima

Você sabia que as minirrosas são tropicais? Por isso, o melhor momento para cultivá-las é quando está quente e úmido. Além disso, quando fizer frio ou tiver muitos ventos, lembre-se de proteger as pétalas da sua florzinha, mantendo-a em um lugar abrigado.

Local

No dia a dia, não há segredo: deixe o seu vaso em um lugar aberto, com sol pleno! Essa espécie adora um pouco de luz solar. Porém, não mantenha ela no local por muito tempo. Reveze um pouquinho.

O que achou de saber como cultivar minirrosas? Aqui, além de ajudar você com dicas para sua plantação, indicamos onde conseguir os materiais para pôr a mão na massa: no site da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

5 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

9 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago