Uma erva com diversas utilidades é o alecrim, afinal de contas, você pode usá-lo para temperar a comida ou fazer um delicioso chá. Mas já pensou em como seria interessante aprender como cultivar alecrim? Assim, você sempre o teria em casa de forma orgânica.
O alecrim é superbenéfico à saúde, já que é rico em potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. Dessa forma, ajuda no equilíbrio da pressão arterial, no tratamento de dores reumáticas e contusões e no combate ao estresse.
Principalmente se consumido in natura, o alecrim pode fazer toda diferença na sua saúde. E aí, o que acha de aprender como cultivar alecrim e sempre tê-lo por perto? Se gostou da ideia, continue lendo o conteúdo a seguir que vamos te contar como colocar esse projeto em prática.
Se você está precisando de um pequeno e simples passo a passo para plantar alecrim, vamos ajudar. Confira abaixo as etapas que deve seguir para ter o seu primeiro pé dessa erva. Vamos lá!
Viu como pode ser bem simples aprender como plantar alecrim no vaso? Passando por algumas etapas, você já consegue ter o seu vasinho com erva, e em pouco tempo estará colhendo e usando no seu dia a dia.
Porém, tem mais cuidados envolvidos na hora de entender como cultivar alecrim. A seguir, contamos sobre iluminação, irrigação, solo e poda e colheita dessa erva tão cheirosa e gostosa. Veja.
Um dos primeiros cuidados com alecrim deve ser a iluminação. Isso porque essa é uma erva que adora a luz solar e precisa que os raios solares atinjam as suas folhas por, pelo menos, cinco horas por dia para crescer saudável.
Assim, independentemente de onde deixar o seu vaso de alecrim, lembre-se de sempre “dar banho de sol” uma vez ao dia. Dessa forma, em pouco tempo, estará aproveitando ramos deliciosos e cheirosos.
Outro elemento importante ao aprender como cultivar alecrim é quanto à frequência da rega, já que elas devem ser frequentes, principalmente depois do plantio. Quando a planta ainda é jovem, ela precisa de mais água para se desenvolver.
Depois que ela já tiver crescido, as regas podem diminuir um pouco, deixando que a terra seque um pouquinho em pequenos intervalos de tempo. Porém, lembre-se de não prolongar esse período de seca.
O alecrim não é uma planta muito difícil de cultivar, afinal de contas, não é tão exigente, principalmente na escolha do seu solo. Por isso, quando for escolher o substrato, não precisa ficar muito preocupado, já que a erva se adapta muito bem a diferentes tipos.
Agora, se quiser aproveitar resultados rápidos, já deixe anotado a sua preferência: substratos secos, arenosos e bem drenados. Assim, a planta terá tudo o que precisa para crescer.
Não basta aprender como cultivar alecrim e depois esquecê-lo, afinal de contas, ainda existem as podas para serem feitas. Não se engane: elas são muito importantes para o desenvolvimento das plantas!
Assim, a recomendação é que se você perceber que os galhos estão muito grandes e se espalhando, corte-os. Lembrando que o corte deve ser feito em alguns centímetros a cada primavera para manter o seu formato. Além disso, sempre faça a poda se notar folhas velhas ou amareladas.
Não podíamos nos esquecer de mencionar o momento de colher o alecrim, não é mesmo? Essa é a hora que todos esperam quando começam a aprender como cultivar alecrim.
A boa notícia é que essa é uma erva com rápida colheita. Você consegue retirar algumas folhas depois de 90 dias do plantio. Porém, se o seu objetivo é ter o pé por muito tempo, o mais recomendado é que a colheita seja feita somente depois do segundo ou terceiro ano, para não afetar o desenvolvimento da planta.
Além disso, é indicado retirar apenas metade dos ramos. Dessa forma, você aproveita o seu pé de alecrim durante anos, fazendo-o chegar a uma idade média de dez anos. Incrível, não é mesmo?
Pronto para mais uma dica? Conheça o site da Petz! Por lá, você encontra vários materiais de jardinagem de qualidade com preço acessível para já começar a pôr seus planos de ter uma horta em prática. Venha conferir.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…