Se existe uma planta que todo mundo conhece é o lírio da paz. De fácil cultivo e com uma flor branca muito característica, a verdinha encanta e faz com que muita gente pergunte como cuidar do lírio da paz. A notícia boa é que essa não é uma tarefa tão difícil!
A espécie é forte, bonita e desperta muito interesse por ser uma forma de decoração natural em casa. Então, se você quer cultivá-la, continue a leitura. Aqui, a Petz ensina tudo o que você precisa saber sobre como cuidar do lírio da paz!
O seu nome científico é Spathiphyllum wallisii e pertence à família das Araceae. Ele também é chamado de bandeira branca ou espatifilo. Curiosamente, apesar do nome, ele não é um lírio!
Essa planta possui inflorescências em formato de espiga envolta por uma pétala branca chamada de espata. O lírio da paz recebeu esse nome por se assemelhar a uma bandeira branca hasteada, como em sinal de paz.
Ele tem sua origem no Continente Asiático e em parte da América Central, que possui clima tropical, por isso é muito bem-adaptado ao clima brasileiro. Essa verdinha forma arbustos com folhas verdes brilhantes, que podem atingir de 60 a 70 centímetros e floresce na primavera e no verão.
A espécie tende a ter o tamanho controlado, ou seja, é uma das melhores plantas para casa. A aparência conquista muitos corações apaixonados por plantinhas. Porém, engana-se quem pensa que a espécie é só bela.
A plantinha também carrega vários significados, sendo símbolo de paz, tranquilidade, harmonia, cura, pureza e esperança. Então, se você procura por plantas que vão além das características estéticas, essa pode ser ideal para trazer boas energias para a sua casa!
Ela também é conhecida por anular as energias negativas do ambiente, oriundas de pessoas ou espíritos. Dizem que quando ela murcha é porque absorveu bastante energia ruim e protegeu o lar e os seus habitantes.
O lírio da paz se desenvolve muito bem em vasos e jardineiras ou diretamente no chão, onde se multiplica em touceiras e forma um belo e denso conjunto. É uma planta que não gosta de frio e nem de ventos fortes. E o lírio da paz gosta de sol ou sombra?
Para plantá-la, escolha o lugar ideal. Nunca a coloque em um local que receba sol pleno, pois ela não gosta de tanto calor e luminosidade. O espaço ideal para ela é com meia-sombra, mas ela também tolera bem se ficar à sombra. Confira o passo a passo para fazer o plantio no chão:
Viu como plantar lírio da paz é simples? Depois de tudo feito, é só seguir com a rega. Essa parte é importante porque garantirá que as raízes se fixem, o adubo comece a agir e a verdinha se acomode no lugar onde foi plantada.
Há quem prefira fazer isso colocando na terra algumas cascas de pinho. Essa é uma forma de não só enriquecer o solo e fixar a planta, mas também de dar um acabamento diferente ao jardim ou ao vaso, facilitando o processo de como cuidar do lírio da paz.
Apesar de o cultivo ser bem prático, é importante prestar atenção à quantidade de água adicionada no solo ou no vaso, algo que também faz parte de como cuidar do lírio da paz.
Então, como regar lírio da paz? O ideal é regar o solo apenas quando ele estiver bem seco, sempre usando pouca água. O excesso de água pode apodrecer a raiz e matar a planta. Ou seja, não é recomendável regar o lírio todos os dias, apenas quando houver necessidade.
Também vale lembrar que a água ideal para regar lírio é aquela filtrada ou vinda da chuva. Água de torneira não faz bem a nenhuma planta, já que elas não lidam bem com a dosagem de alguns produtos químicos, especialmente o cloro.
E como podar lírio da paz? A poda dessa plantinha também não é difícil. Retire as folhas secas que sempre estarão abaixo das folhas novas e maduras. Depois que a flor murchar, pode seu pendão.
Se você ama plantas e pets na mesma proporção, com certeza enfrentará um problema para ter todas as espécies que deseja em casa. Isso porque algumas plantas são famosas por serem tóxicas para os animais, então, não são recomendadas para ficar no mesmo ambiente que eles. É o caso do lírio da paz.
Todas as partes são tóxicas para cachorros e gatos. Por isso, caso você note o pet apresentando irritação na boca e nos olhos, coceira, dificuldade de engolir e até de respirar, pode ser que ele tenha comido um lírio da paz. Nesses casos, a orientação é levá-lo ao veterinário com urgência.
Gostou de saber um pouco sobre como cuidar do lírio da paz? Com ele, o seu ambiente fica sofisticado e livre das más energias. Para manter a planta sempre bonita, conte com a Petz. No site, você encontra produtos como fertilizantes e vasos. Visite e conheça a nossa variedade!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…