Ele se destaca entre as hortaliças por sua versatilidade e resistência. Utilizado como erva medicinal, ornamental e tempero, é fácil de cultivar, podendo ficar em vasos e canteiros. Que tal aprender como cuidar de tomilho e descobrir as características desse arbusto incrível?
No artigo de hoje, você verá algumas dicas para incrementar a sua horta caseira ou para se inspirar a começar uma. Para aproveitar todo o potencial que a planta oferece, continue a leitura e aprenda como cuidar de tomilho!
Antes de aprender como plantar e cuidar de tomilho, o ideal é conhecê-lo melhor. Esse é um subarbusto aromático, curto e perene, originário da região do Mediterrâneo. Ele pode atingir até 30 cm de altura, e seu tempo de vida é, em média, de seis anos.
O uso culinário do tomilho é mundialmente difundido, graças ao sabor marcante, mentolado e levemente picante que ele fornece a diversos pratos. Esse é um acompanhamento comum para carnes, molhos, legumes e ensopados.
Outro atributo interessante do tomilho é a sua fragrância suave, que serve de aromatizante natural para o ambiente. Com flores pequenas, de tonalidades branca e rosa, essa planta é ideal para manter a beleza e o bem-estar da casa ou do jardim.
É possível aprender como cultivar tomilho sem muito esforço, já que ele é bem resistente. Essa planta tolera climas quentes e secos, sobrevivendo até em solos pobres em nutrientes. Pode ser plantado em vasos ou diretamente no chão, a partir de sementes e mudas.
Para saber como cuidar de tomilho, abaixo você encontra uma lista completa de produtos para jardinagem. É necessário ter adubo, vasos, regadores, terra e substrato para iniciar o cultivo. Confira!
Para fazer o cultivo do tomilho por meio de sementes, comece utilizando sementeiras até que as mudas brotem. Aguarde até atingirem a altura de 10 cm e transplante-as para o local definitivo.
Agora, é só fazer o plantio em berços de 15 cm de profundidade, em vasos, e de 30 cm, em canteiros. Mantenha a terra arenosa e úmida. A exposição à luz solar pode ser de, no mínimo, quatro horas diárias.
Caso prefira utilizar a muda de tomilho, escolha um pé adulto e retire ramos jovens e saudáveis. Corte-os com aproximadamente 15 cm de comprimento, removendo as folhas da parte inferior do caule.
Transfira as mudas para potes com terra arenosa e aguarde até que cheguem a 15 cm de altura. Outra dica é inseri-las em recipientes com água até formarem raízes de 5 cm.
Após isso, a planta pode ser cultivada em casa e no jardim, em vasos ou canteiros. Para transplantar os pés, faça berços utilizando as mesmas medidas do cultivo, a partir de sementes.
Para aprender como cuidar de tomilho, você precisará manter algumas práticas simples. É preciso ter atenção ao solo, à luminosidade, à irrigação e à poda. Conheça os detalhes a seguir!
A primeira dica é usar um solo arenoso, com boa drenagem. Para preparar esse substrato, misture um pouco de areia ou calcário à terra. Esses elementos favorecem o escoamento da água.
Como a planta precisa de poucos nutrientes para sobreviver, a adubação pode ser feita somente uma vez ao ano. Uma boa opção é utilizar compostos orgânicos, como húmus de minhoca.
Por ser nativo do Mediterrâneo, o tomilho requer muita luminosidade para se desenvolver. Assim, precisa ficar exposto ao sol pleno por, ao menos, quatro horas diárias. Apesar de gostar de climas quentes, ele resiste a temperaturas amenas ou mesmo mais baixas, podendo ser cultivado em locais com frio moderado, de até 4 ºC.
Esse arbusto rústico não requer muitas regas para se manter saudável. Aliás, é comum vê-lo morrer pelo excesso de água, que causa o apodrecimento da raiz. Nesse sentido, recomenda-se molhá-lo apenas quando a terra estiver seca, sem encharcar o solo.
Para saber como cuidar de tomilho plantado em vaso, lembre-se da importância da boa drenagem! Nesse sentido, é preferível usar recipientes com furos no fundo, deixando a água escorrer totalmente após fazer as regas.
Outro ponto importante para entender como cuidar de tomilho em casa é prestar atenção às podas. O ideal é cortar ramos inteiros, pelos galhos e perto das ramificações, utilizando uma tesoura.
As podas podem ser feitas após 15 dias do plantio por mudas, e após 60 dias do plantio por sementes. Elas devem ser regulares, evitando que os galhos fiquem muito compridos e secos. Para uso culinário, uma boa dica é evitar deixar o tomilho florescer, a fim de manter seu sabor e aroma acentuados.
Lembrando que é importante remover as ervas daninhas, já que elas roubam os nutrientes da planta. Para finalizar, colha apenas os ramos mais velhos, mantendo as folhas mais novas. Dessa forma, você terá sempre a hortaliça fresca, tanto para seus pratos preferidos quanto para a decoração de casa.
Agora que você já sabe como cuidar de tomilho, é só preparar os vasos e canteiros para começar a horta. Acesse o site da Petz e confira todos esses produtos, além de condições de pagamento exclusivas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…