Plantas

Entenda como cuidar de samambaia dentro de apartamento

Publicado em 31 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

É verdade que a maioria das plantas adora o sol e precisa dele para crescer. Porém, é possível criar algumas espécies em ambientes internos, como as samambaias. O que acha de aprender como cuidar de samambaia dentro de apartamento?

Pode parecer um pouco difícil aprender como cuidar de samambaia dentro de apartamento. Isso porque essa planta é grande, enquanto esses ambientes não são espaçosos, mas essa tarefa pode ser mais descomplicada!

tipos de samambaia interna

Se você seguir algumas dicas, é fácil aproveitar as características ornamentais dessa planta. Para entender como plantar samambaia, confira este guia com os principais cuidados.

Quais samambaias são ideais para ambientes internos?

Para aprender como cuidar de samambaia dentro de apartamento, você sabe quais espécies são indicadas para o cultivo em ambientes internos? Esse é um detalhe importante, já que no lar, dificilmente irá bater muito sol, não é mesmo?

Se você vai ter uma samambaia dentro de apartamento, é preciso entender quais são os tipos mais indicados. Não se preocupe que não faltam opções:

  • minissamambaia;
  • amazonas;
  • samambaia americana;
  • samambaia argentina;
  • samambaia-renda-francesa;
  • renda portuguesa;
  • samambaia asplênio;
  • samambaia paulistinha.

Cuidados com a samambaia

Você sabe quais são os cuidados com a samambaia no cultivo em ambientes internos? Assim que escolher a espécie que mais combina com a sua personalidade, confira as dicas para deixá-la sempre com as folhas verdes.

Escolha o lar da planta com cuidado

Não dá para colocar a samambaia em qualquer canto da sua casa. É preciso planejar onde acomodá-la. Como uma planta que gosta de sombra, ela não pode receber sol diretamente, mas ainda precisa de um pouquinho de calor. Por isso, uma ótima pedida é colocá-la debaixo de uma janela.

Preste atenção à escolha do vaso

Independentemente do tipo de samambaia que você escolher, não deixe a compra do vaso para a última hora. Isso porque não é só uma questão de estilo ou estética, mas influencia a saúde da plantinha.

O vaso de plástico ajuda a reter a umidade. Por isso, é o mais indicado para quem está aprendendo como cuidar de samambaia dentro de apartamento. Agora, se você for cultivá-la em um espaço aberto, o mais recomendado é vaso o de barro.

Uma dica para ajudar a aumentar a umidade do ambiente é usar dois vasos. Caso a sua samambaia ainda não esteja recebendo a umidade necessária para ficar saudável, é só colocar um umidificador no local.

Mantenha a temperatura ambiente constante

Assim como outras plantas, a samambaia é sensível à mudança brusca de temperatura. Por isso, se o seu apartamento tiver controle de temperatura, mantenha o nível sempre próximo de 22ºC.

Se a temperatura cair abaixo de 15ºC, faça de tudo para aumentá-la. Uma dica é colocar a planta no banheiro, já que é um dos lugares mais úmidos da casa.

Regue constantemente

Para o cultivo de samambaia ter sucesso, você não pode esquecer das regas. Além de manter a umidade do ambiente, o substrato precisa estar molhado, porém não em excesso.

Uma dica para não exagerar é colocar o dedo na terra. Se tiver seca, é hora de borrifar um pouco de água nas raízes. Se não, é possível esperar mais um dia para a irrigação.

tipos de samambaia topo

Adube quando for necessário

A adubação também faz parte do processo de aprendizagem sobre como cuidar de samambaia dentro de apartamento. Porém, não é sempre que as plantas precisam de nutrientes a mais, por isso, não exagere!

Em geral, é recomendado que a adubação das samambaias aconteça mensalmente. Porém, essa regra só se aplica depois de seis meses do plantio no vaso. Dessa forma, até lá, espere.

Não se esqueça das podas

Não dá para esquecer das podas! Além de ajudar a manter o crescimento das samambaias sob controle, você ajuda a prevenir o aparecimento de pragas. Por isso, não se esqueça de cuidar da sua plantinha de vez em quando, principalmente as partes que estão mais danificadas.

Depois de um ano, é necessário fazer o transplante

Quando a sua samambaia completar um ano, você verá que, provavelmente, ela já não caberá no vaso. Nesse momento, é hora de fazer o transplante para um recipiente maior. Antes, lembre-se de conferir a saúde da sua plantinha.

samambaia e toxica para gatos topo

Viu como é fácil aprender como cuidar de samambaia dentro de apartamento com as dicas certas? Se tiver os equipamentos indicados, será ainda mais simples. Acesse o site da Petz e adquira tudo o que é necessário para manter a plantinha perto de você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog