Plantas

Como cuidar de sálvia em casa?

Se você deseja aprender como cuidar de sálvia em casa, chegou ao lugar certo! Esse tipo de planta é uma ótima pedida para quem gosta de manter um pequeno jardim na varanda ou nos lugares estratégicos.

Isso porque a planta de sálvia se adapta facilmente a ambientes com baixa luz solar. Apesar de a manutenção ser razoavelmente simples e fácil, é preciso ter alguns cuidados no cultivo.

Então, para saber como cuidar de sálvia, prossiga com a leitura. Você também vai descobrir dicas e curiosidades interessantes sobre essa planta tão bela e icônica. Afinal, além de ser decorativa, ela possui múltiplas funções. Vamos lá?

Cuidados na hora de plantar

Ao falar sobre como cuidar de sálvia, é indispensável abordar alguns pontos de atenção na hora de plantá-la. Esse momento é delicado, pois é o plantio correto que determina o desenvolvimento da planta.

Em primeiro lugar, você precisa contar com itens de jardinagem, como uma pá e um vaso com 30 cm de largura, no mínimo. Isso porque as folhas e as raízes tendem a crescer significativamente. Portanto, lembre-se também de reservar um espaço que comporte o tamanho da planta.

Se você não possui prática e está em dúvidas de como plantar sálvia, o mais indicado é comprar as sementes. Assim, basta pegar quatro delas e colocá-las no vaso, com cerca de 1 cm de profundidade. Viu como é simples começar o cultivo de uma planta em casa?

Como cultivar a sua sálvia

Após o passo acima, é hora de aprender como cultivar a sálvia. Esse tipo de planta convive bem em ambientes de sombra e não exige irrigação constante. A temperatura precisa estar acima de 15°C. Além disso, é preciso evitar que ela receba raios solares de forma direta.

Se a sua preocupação sobre como cuidar de sálvia é em relação à manutenção do solo e à frequência da irrigação, fique tranquilo. Nos períodos quentes (verão e primavera), basta aplicar um fertilizante líquido e diluído em água uma vez a cada duas semanas.

Ainda, procure regar a sálvia uma vez por semana. Nas estações mais quentes e secas, aumente essa frequência para sempre que observar o solo seco. É importante saber que a irrigação abundante pode matar esse tipo de planta e causar a putrefação das raízes.

Veja os tipos e as propriedades da sálvia

Existem diversos tipos de sálvia, como a Salvia sclarea, a Salvia officinalis, a Salvia divinorum e a famosa sálvia hispânica, também conhecida como chia. No Brasil, a Salvia officinalis é a mais comum. As flores dela são belas e possuem tonalidade violeta, sendo muito utilizadas para fins decorativos.

A sálvia possui dezenas de propriedades, conforme a espécie. A planta pode ser usada para fins terapêuticos, ornamentais, gastronômicos ou medicinais. A seguir, confira algumas dessas funções.

Salvia sclarea

A Salvia sclarea possui um perfume marcante e refrescante. Por isso, ela é bastante utilizada na indústria de cosméticos. Ela também pode ser infusionada em chás. Porém, recomenda-se cautela, pois há contraindicações para gestantes e mulheres em período de amamentação.

Salvia officinalis

Já a Salvia officinalis – ou sálvia comum – é conhecida pelo uso em condimentos na culinária. Ela é considerada um ótimo tempero para queijos, carnes, sopas e até mesmo bebidas. Devido ao aspecto exuberante, ela também costuma decorar ambientes.

Salvia divinorum

Mais comum no México e nos outros países da América Central, a Salvia divinorum costuma ser utilizada para a fabricação de remédios, além de possuir outras funções na indústria farmacêutica. Por isso, caso ela seja ingerida ou aspirada, é preciso tomar muito cuidado com os efeitos.

Curiosidades sobre a sálvia comum

Esta é realmente uma opção muito linda e fácil de cultivar em ambientes com espaços limitados e com pouca luz solar. Por isso, caso você esteja em busca de uma planta propícia para o ambiente doméstico, ela é uma ótima pedida! A seguir, confira algumas curiosidades sobre a sálvia comum:

  • possui raízes profundas, que podem chegar até os 100 cm;
  • pode viver por até uma década;
  • contém um nome que vem do latim “salvere”, que significa “obter saúde”;
  • pertence à família Labiatae, a mesma do manjericão, do tomilho e da lavanda;
  • é uma das poucas plantas que reúne propriedades gastronômicas, medicinais, terapêuticas e ornamentais;
  • existem cerca de 900 espécies de sálvia;
  • floresce até duas vezes por ano;
  • é conhecida como “a erva da longevidade”;
  • pode ser cultivada em vasos, canteiros ou jardineiras;
  • é uma das plantas mais fáceis de cultivar.

Agora que você já sabe como cuidar de sálvia, provavelmente está animado para ter o seu próprio vaso dessa linda planta em casa, não é mesmo? Então, já que gosta de jardinagem, aproveite para descobrir outros conteúdos sobre plantas no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

5 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

10 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago