Se você não possui muito conhecimento sobre jardinagem e deseja cultivar uma flor, aprender como cuidar de petúnia pode ser interessante. Além de bela, ela é fácil de cultivar.
As cores vibrantes trazem alegria para os ambientes e contribuem para a decoração interna da casa. Afinal, como cuidar de petúnia? Prossiga com a leitura e confira um guia completo que ajudará com essa tarefa!
Existem mais de 200 espécies diferentes de petúnia. As mais comuns aparecem na coloração branca, roxa, lilás, rosa, amarela e vermelha. Ainda há as bicolores, que formam um desenho interno parecido com uma mandala.
Segundo a crença popular, a petúnia inspira transformações e sabedoria. Ela fica linda quando associada à decoração do ambiente. Se preferir cultivá-la do lado externo de casa, ela atrairá as visitas de muitos pássaros e borboletas.
No entanto, o ideal é plantar petúnia em vasos pendentes. Isso porque ela costuma florir aos montes e, se for bem podada, cria um efeito interessante. Outro motivo é que, em vasos, fica mais fácil cuidar dela, principalmente, por conta da necessidade de regas frequentes.
Agora que você já conhece um pouco melhor essa planta, chegou o momento de aprender como cuidar de petúnia. A seguir, confira um passo a passo sobre tudo que você precisa na hora cultivá-la!
O primeiro passo sobre como plantar petúnia é preparar o solo. No caso dessa planta em particular, é preciso que a terra seja rica em nutrientes. A escolha do vaso também assume um papel importante nessa etapa.
O ideal é que ele tenha no mínimo 30 cm de circunferência. No fundo, coloque pedras seguidas de areia e substrato. Uma dica é acrescentar um filtro de café descartável entre as camadas de pedra e areia. Assim, você impede que o substrato escape pelos furos de drenagem.
Por fim, faça covas de 3 cm e coloque 3 ou 4 sementes. O mais provável é que, em 10 ou 15 semanas, as petúnias comecem a florir. A época mais recomendável para o plantio é no final do inverno ou no começo da primavera.
Outra dúvida comum sobre como cuidar de petúnia é em relação à frequência da rega. Por ser uma planta que gosta de sol, ela tende a se desidratar mais facilmente. Por isso, o ideal é procurar irrigá-la sempre que o solo estiver seco.
Durante estações mais quentes, como verão e primavera, a dica é regar a petúnia uma vez por dia. Em épocas frias ou de temperatura amena, geralmente, regá-la três vezes por semana é o suficiente.
Um dos principais cuidados com petúnia é em relação à incidência de luz. Isso porque ela precisa de luz solar direta para se desenvolver bem e florir. Dito isso, o mais indicado é manter o vaso no sol, no mínimo, por seis horas diárias.
Como a petúnia gosta do sol pleno, caso a cultive em vaso pendente em casa, vale posicioná-la próximo à janela. Se observar que as flores estão murchas, o mais provável é que elas estejam desidratadas e não estejam saturadas de sol. Portanto, vale reforçar: não se esqueça de regá-las com constância.
Outro ponto é que o ciclo de floração é de um ano. Isso significa que, após esse tempo, é necessário plantar novas sementes e iniciar um novo cultivo, já que a maioria das espécies de petúnia não é perene.
Se decidir cultivar a petúnia em vaso, na hora de podar, o mais indicado é utilizar a técnica de beliscagem ou poda de beliscão, como também é conhecida. Para tanto, basta usar uma tesoura e cortar as pontas dos ramos que estão crescendo verticalmente.
Esse tipo de poda também pode ser feito utilizando as pontas dos dedos. No entanto, exige mais conhecimento e preparo. Caso tenha curiosidade e queira aprender mais sobre ela, é possível encontrar vídeos e tutoriais específicos.
Viu como é fácil cultivar petúnia? Seguindo os passos acima, há grandes chances de que a planta cresça forte e saudável. A seguir, confira algumas curiosidades sobre essa flor tão bela e adorada!
Gostou de aprender como cuidar de petúnia e já está pronto para cultivá-la? Então, não deixe de conferir o blog da Petz! Além de dicas sobre jardinagem, você encontra diversos conteúdos educativos, que ajudam a plantar diferentes espécies de plantas. Adquira outros conhecimentos sobre o tema e boa leitura!
Se você chegou até este artigo é porque ama seu amigo de patas. Porém, muitas…
Quem já teve um pet com Giárdia sabe que, além de prejudicar o pet, ela…
Esse pequeno cachorro é bastante peludo, por isso, seus tutores realizam vários tipos de tosa,…
Um pet com sarna é um problema que o tutor não quer nem imaginar. Apesar…
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…