Se você gosta de ter uma hortinha em casa, talvez aprender como cuidar de manjericão em casa seja uma boa ideia. Porém, saiba que esta planta é pouco sociável e que, se quiser colocá-la em companhia de outras, não será uma boa ideia. Afinal, o único e verdadeiro amigo dela, inclusive na culinária, é o tomate.
Não é só isso! Sem o sol e o calor, o manjericão não cresce de forma saudável, ou seja, é uma planta bem exigente, mas faz por merecer, pois apresenta sabor e cheiro incomparáveis.
Ter o manjericão por perto também oferece diversos benefícios à saúde. É uma planta rica em vitaminas A, B, C, E e K, cálcio, manganês, magnésio, ferro, zinco, ferro e potássio. Todos esses componentes ajudam muito no tratamento de asma e diabetes.
Você sabia disso? Depois dessa pequena introdução, aprender como cuidar de manjericão parece uma boa ideia, não é mesmo? Se você pensa dessa forma e tem interesse em saber mais, veja o conteúdo que fizemos a seguir.
Plantar manjericão pode ser um desafio, mas imagine mais de 150… Sim, existem mais de 150 espécies diferentes de manjericão espalhadas pelo mundo todo. Cada um tem um tipo de cuidado e característica diferentes. Abaixo, listamos os mais comuns no Brasil:
O cultivo de manjericão pode ser um pouco complicado, mas a planta não é tão exigente quanto ao lugar onde pode ser plantada. Isso porque você pode fazer o plantio em um vaso, uma horta ou uma floreira da sua escolha.
O único cuidado é não misturar as espécies de plantas, já que o manjericão é muito individualista. A única exceção é o tomate, pois os dois são companheiros e até se ajudam a se desenvolverem.
Vale lembrar que o buraco precisa comportar a muda de manjericão. Além disso, caso você queira plantar várias mudas, deve haver uma distância mínima de 20 cm entre cada uma, assim as raízes não competem por nutrientes. Todo cuidado é pouco, não é mesmo?
Depois de aprender um pouco sobre como plantar manjericão, o que acha de ver algumas dicas sobre o cuidado da planta? Veja as nossas dicas abaixo.
O manjericão precisa de calor para se desenvolver, ou seja, ficar em ambientes entre 18 e 28ºC. Inclusive, se estiver em temperaturas abaixo de 15ºC, é possível que ele não cresça adequadamente.
A luz do sol também é muito importante para o manjericão. Por isso, a recomendação é deixá-lo sob a luz direta do sol por, pelo menos, quatro horas ao dia.
Aprender como cuidar de manjericão quer dizer também se atentar à escolha do substrato. Esta é uma planta exigente, por isso o solo ideal é rico em matéria orgânica, arejado e bem drenado.
Além disso, é preciso adubá-lo regularmente com compostos naturais. Uma dica é escolher húmus de minhoca ou outros tipos de adubos feitos em casa, que são ricos em matéria orgânica.
Como a planta precisa de sol constantemente, a rega é essencial para o solo não secar, principalmente nas estações mais quentes, como verão e primavera. Porém, lembre-se de nunca encharcar o substrato, para que as raízes não apodreçam.
As flores do manjericão são lindas, não é mesmo? Porém, ao aprender como cuidar de manjericão, você vai perceber que precisa retirá-las assim que brotam, já que elas alteram o sabor e o aroma da planta. Inclusive, elas prejudicam o crescimento de novas folhas.
Se você está procurando por uma planta que tenha uma colheita rápida, o manjericão é a escolha certa, porque é uma espécie perene e pronta para a colheita desde muito jovem.
Quando for cortar as folhinhas, apenas se lembre de usar uma tesoura bem afiada e fazer um corte rente ao galho. Desta forma, é possível garantir que novas folhas continuem a nascer.
O que você achou de aprender como cuidar de manjericão? Aqui, além de dicas, você encontra produtos de jardinagem para começar sua horta, acesse o site da Petz e confira.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…