Como cuidar de lírio laranja? Confira dicas para plantar essa espécie no vaso ou no jardim
Publicado em 27 de março de 2023Tempo de leitura: 4min
Algumas plantas chamam mais atenção que outras. Pelas cores, pelas formas ou até pelo aroma, é comum que certas espécies estejam entre as favoritas dos jardineiros. Hoje, você vai aprender como cuidar de lírio laranja.
Essa flor encanta pela beleza e pela cor chamativa. Em um jardim com outras plantas, o lírio laranja se destaca com muita facilidade. Por isso, é extremamente comum que os apaixonados por plantas sempre queiram saber como cultivar a espécie.
Assim como qualquer outra planta, o lírio laranja precisa de cuidados específicos. Além de se preocupar com regas e podas rotineiras, é importante saber quais são os melhores fertilizantes para cultivar a flor. Será que o lírio laranja gosta de sol ou prefere baixa claridade?
Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Portanto, não deixe de ler o conteúdo até o final. Além de aprender como cuidar de lírio laranja, você confere muitas outras informações pertinentes sobre a espécie. Com as dicas, seu jardim ficará ainda mais lindo e saudável!
Características gerais do lírio laranja
Antes de pegar as pás e outros instrumentos de jardinagem, é importante saber o máximo possível sobre a espécie que deseja cultivar. Dessa forma, será muito mais fácil proporcionar as melhores condições possíveis para o desenvolvimento saudável da plantinha.
De nome científico Lilium bulbiferum, o lírio laranja é uma flor originária da Europa, da Ásia e da América do Norte. É uma planta de pequeno a médio porte, de aparência extravagante e aroma agradável. É considerada uma espécie de bulbo com “broto único”, ou seja, apenas um broto nasce a partir do bulbo da planta.
Em geral, essa espécie é conhecida por aflorar no verão, mas isso também pode ocorrer no inverno e na primavera. Assim como outros tipos de lírios, é uma planta herbácea, bastante resistente e que apresenta um plantio relativamente fácil. Em outras palavras, é uma ótima opção para seu jardim.
Cultivando lírio laranja
Agora que você aprendeu mais sobre a espécie, chegou a hora de descobrir como cuidar de lírio laranja. Como mencionado, essa flor não demanda cuidados muito complicados. No entanto, para o desenvolvimento ocorrer de acordo com o esperado, é importante seguir algumas recomendações.
Iluminação
O primeiro passo para aprender como cultivar lírios laranjas é encontrar um local bem iluminado. A plantinha adora sol e precisa de muita luz natural para crescer saudável e bonita. Se o ambiente escolhido para o plantio for escuro demais, os brotos podem não vingar.
Solo
Outra etapa importante é preparar o solo de acordo com as necessidades da planta. Limpe a terra, eliminando todos os obstáculos no caminho, como pedras. Você também pode remover espécies vegetais que cresceram por ali, como plantas gramíneas ou ervas.
Além disso, vale dizer que essa espécie se desenvolve melhor em solos leves e de alta fertilidade. Portanto, o ideal é enriquecer a terra com compostos orgânicos ou inorgânicos, como húmus.
A drenagem do solo também precisa ser funcional. Do contrário, a terra ficará encharcada demais. Essa dica é ainda mais importante para jardineiros que desejam saber como cuidar de lírio no vaso, uma vez que a água precisa ser devidamente drenada do recipiente.
Cuidados rotineiros
Além da preparação para o cultivo da espécie, é importante saber como cuidar de lírio laranja no dia a dia. Em primeiro lugar, essa flor não gosta de água em excesso. Por isso, as regas devem ser regulares, mas não exageradas. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.
A poda também é uma etapa importante entre os cuidados cotidianos com a planta. Quando as flores surgirem, corte pétalas e folhas secas, permitindo que novas cresçam no lugar. Isso faz com que o lírio laranja se mantenha ainda mais forte, saudável e bonito.
Vale lembrar que essa espécie é de verão. O lírio laranja não gosta de baixas temperaturas. Sendo assim, é importante proteger a planta no inverno e no outono. Em dias muito frios, use telas de proteção (feitas de plástico ou tecido) para evitar o congelamento da flor.
Seguindo esses passos, será muito simples cultivar essa bela plantinha em canteiros, jardins ou vasos. Lembre-se de repor o adubo da flor de tempos em tempos. Afinal, assim como quaisquer outros seres vivos, ela precisa de nutrientes específicos para sobreviver.
Sabendo como cuidar de lírio laranja, você pode embelezar ainda mais sua casa com essa planta. Para mais dicas sobre jardinagem, continue explorando os conteúdos do blog da Petz. Há muitos artigos sobre cultivo e manuseio de plantas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário