Já pensou em aprender como cuidar de fitônia em casa? Como uma plantinha 100% nativa da nossa floresta Amazônica, ela é uma legítima espécime rastejante e que adora sombra e um clima quente. Porém, não é só isso que se resume ao seu cuidado diário.
Se você é amante do verde e gostaria de ter a fitônia entre as plantas do seu jardim, o primeiro passo é conhecer seus principais cuidados. Isso envolve desde a quantidade de regas, a mistura ideal do seu substrato e, claro, a iluminação que mais gosta.
Existem vários tipos de fitônia, porém, suas preferências gerais não tendem a mudar. Por isso, a seguir, listamos quais são elas para que você comece a aprender como cuidar de fitônia e já adicioná-la ao seu jardim. Vamos lá?
Antes de começarmos a falar sobre como cuidar de fitônia, o que você sabe sobre ela? Essa é uma planta pequena, cujas folhas não crescem muito e conseguem chegar, no máximo, a 15 centímetros.
Elas possuem flores? No verão, a fitônia exibe flores em formato de espigas, mas que não são grandes, por isso, não possuem grande valor ornamental. Porém, não se engane! Tê-la bem verdinha no canto verde da sua casa pode fazer toda a diferença na decoração. Vamos aprender sobre os principais cuidados com fitônia.
Um passo importante sobre como cuidar de fitônia é se atentar à quantidade luz que vai oferecer à sua plantinha. Como essa é uma planta da floresta Amazônica, ela adora meia-sombra.
Por isso, uma dica é colocar o vaso próximo à janela, mas sem ter contato direto com o sol, mantendo na sombra e com água sempre fresquinha. Se estiver em dúvida se está fazendo certo, fique atento à cor da folha fina, que deve estar intensa se estiver recebendo a iluminação correta e opaca se precisar ajustar.
Aprender como cultivar fitônia em vaso também quer dizer entender qual é a quantidade indicada de irrigação. Essa é uma planta que gosta de umidade, porém, fique atento para não exagerar, já que a terra encharcada pode apodrecer as raízes.
Assim, o ideal é que a irrigação da fitônia seja feita de dois em dois dias. Agora, se estiver em dúvida, uma dica é colocar o dedo na terra. Se perceber que a terra ainda está úmida, pode esperar por mais um dia e repetir esse teste até notar que está seca. Quando isso acontecer, pode colocar um pouco de água.
Na hora de aprender como cuidar de fitônia, encontrar a quantidade de substrato ideal também é importante. A recomendação é utilizar a mistura: terra vegetal, terra comum e areia, seguindo a proporção 1:1:1.
Se quiser, é possível acrescentar ainda húmus de minhoca, um composto rico em matéria orgânica para enriquecer a mistura, proporcionando mais nutrientes para a planta. Contudo, é importante não exagerar para não haver excessos.
A fitônia é uma planta tropical, por isso, o melhor é que o seu plantio seja feito em condições similares. Assim, saiba que ela cresce melhor quando as temperaturas estão entre 18ºC e 26ºC.
Agora, quando as temperaturas caem, ficando abaixo de 13ºC, pode ser muito prejudicial para a espécie. Por isso, o melhor é abrigá-la e protegê-la para evitar qualquer tipo de prejuízo, principalmente para que as suas folhas não se queimem.
Não é só aprender como plantar fitônia! Também é necessário saber o que fazer depois. Nesse caso, estamos falando sobre a poda dessa planta da Floresta Amazônica.
A fitônia, como planta rasteira e pequena, não precisa de podas grandes e frequentes. Porém, em algumas é preciso fazer alguns cortes, principalmente para manter sua estética.
Além disso, quando é feito o corte de alguns galhos e folhas, é uma maneira eficaz de estimular o crescimento de novos brotos. Isso é excelente para acelerar o crescimento da planta.
Mesmo que a fitônia seja uma planta simples de cuidar, nem sempre é fácil lidar com os imprevistos do dia a dia, e as folhas da planta acabam murchando. Porém, não precisa se preocupar, pois existem algumas soluções.
No caso da fitônia, se você viu que as suas folhas estão murchas, provavelmente, a causa é a falta de água. Assim, verifique se o solo está seco e faça uma rega. Caso o problema continue, veja se a água escorre pelo pratinho depois de fazer a irrigação.
Isso porque o problema pode ser uma retenção de água no fundo do vaso, o que pode estar causando o apodrecimento das raízes. Dessa forma, não deixe de observar atentamente para não deixar esse inconveniente passar despercebido e acabar com a sua plantinha.
Viu como é fácil aprender como cuidar de fitônia? Se estiver precisando dos equipamentos certos para pôr as suas ideias em prática, acesse o site da Petz e veja como podemos te ajudar com isso!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…