O que acha de aprender como cuidar de cebolinha? Esse é um ingrediente presente em quase toda refeição do brasileiro, pois traz um sabor especial à comida. Assim, tê-lo sempre bem pertinho é uma grande vantagem. Quando você mesmo é responsável pelo cultivo, tudo fica ainda melhor.
Para quem quer começar uma horta em casa, aprender como cuidar de cebolinha é um bom passo inicial, já que essa é uma planta fácil de cultivar, principalmente para as pessoas que ainda não tem muita prática.
Porém, não é só por isso que cultivar essa planta é uma boa escolha. A cebolinha traz vários benefícios à saúde, como a ação antioxidante que fortalece o sistema imunológico com vitamina A. Além disso, ela é rica em vitamina C, auxiliando na prevenção de várias doenças e atrasando o envelhecimento.
Você conhecia essas informações? Após esta introdução, ter um pé de cebolinha em casa parece uma boa ideia, não é mesmo? Contudo, para isso, é preciso plantá-la e aprender como cuidar da plantinha todos os dias. Confira as nossas dicas a seguir.
Plantar cebolinha não precisa ser nenhum desafio. A primeira coisa que você precisa fazer é decidir se vai começar a sua plantação por sementes ou pela divisão de touceiras, colhendo mudas.
Se você decidir começar a plantar com sementes, lembre-se de já colocá-las no lugar definitivo da horta, com uma profundidade de 1 cm no solo. Não se esqueça de que o cultivo é feito o ano todo.
Agora, caso o seu plano seja usar a muda de cebolinha, o processo consiste em separar cada planta touceira, colher as mais desenvolvidas e plantá-las em profundidades semelhantes às quais já estavam. Desse modo, os resultados podem ser obtidos mais rápido. Assim, escolha o método que mais te agradar!
Quer conhecer os cuidados com a cebolinha? Após aprender um pouco sobre o processo de plantio, é hora de saber o que fazer após colocar a planta no solo. Afinal, os cuidados ainda não acabaram.
Ao contrário do que muitos possam pensar, ao enterrar a cebolinha, a parte mais fácil acaba e a mais delicada começa. Isso porque é durante o cultivo que é preciso agir para garantir um bom desenvolvimento para a planta. A seguir, veja dicas de como cuidar de cebolinha.
A cebolinha é uma planta que gosta de climas quentes, mas sem excesso. Assim, a temperatura ideal é entre 13ºC e 24ºC. Por isso, quando for cultivá-la, o recomendado é realizar o plantio na primavera, quando o clima está mais ameno, incentivando a produção de flores e sementes.
Não existe cebolinha sem sol! Isso porque ela precisa de quatro horas diárias de luz solar direta nas folhas, ao menos. Em outras palavras, você deve colocar o vasinho na janela ou na varanda, evitando deixá-lo em casa.
Agora, caso você tenha um jardim ou um canteiro, só se certifique de que haja luz do sol no lugar do plantio. Além disso, confira se a cebolinha não vai ficar embaixo de outras plantas maiores.
Assim como outras plantas, a cebolinha ama água. Afinal, ela passa grande parte do dia no sol pleno. Por isso, quando você notar o solo seco, é necessário molhá-lo um pouquinho.
Só tome cuidado para não exagerar na quantidade de água! Isso porque, quando o solo está encharcado, as raízes podem apodrecer e matar a sua plantinha. Por isso, é preciso ter cautela.
Na hora de aprender como cuidar de cebolinha, não se esqueça da colheita. O tempo de amadurecimento costuma ser de 90 a 120 dias. Porém, vale conferir se a planta está verde e brilhante.
Quando for colher, lembre-se de tirar a cebolinha toda do vaso, com o bulbo. Uma maneira de fazer isso é cortar somente as folhas que você vai precisar. Dessa forma, a planta se regenera e o cultivo pode durar por algum tempo.
Caso você não escolha pegar só um pouquinho, faça um pequeno buquê com as folhas de cebolinha com as mãos e corte rente à haste. É importante não tirar tudo para a planta não perder a força e a energia.
Para finalizar e entender por completo como cuidar de cebolinha, não se esqueça de eliminar as pragas. As mais encontradas nessa planta são: lagarta-rosca, pulgões, ácaros e cigarrinha.
Contudo, por que as pragas atacam as cebolinhas? Geralmente, isso acontece devido a um desequilíbrio do solo ou da luminosidade. Por isso, caso você perceba a presença de insetos na sua plantação, uma dica é verificar se ela recebe a quantidade de luz certa e se a terra está muito úmida. Depois, basta corrigir os problemas.
Além disso, quanto mais resistente for a sua planta, menores vão ser as chances da sua horta ser afetada por pragas. Por isso, todo cuidado é pouco com as suas cebolinhas.
Assim, caso você busque uma loja parceira para encontrar produtinhos de qualidade, conte conosco! Acesse o site da Petz e comece a fazer a sua hortinha em casa.
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…