Plantas

Como cuidar de bromélias? Confira algumas dicas

Se você é apaixonado por plantas e gosta de “pôr a mão na massa”, o que acha de aprender como cuidar de bromélias? Lindas e com aspecto único, essas espécies encantam os amantes de jardins floridos. 

Assim, ao cultivá-las, você dá um toque todo especial à decoração, além de aproveitar um passatempo interessante. Afinal, quem não gosta de ter algo exclusivo? Aprender como cuidar de bromélias é uma chance de ter exatamente essa experiência.

Quer saber mais detalhes? A seguir, explicamos como plantar bromélias, compartilhando algumas dicas de cuidados necessários ao realizar o cultivo. Leia e entenda para já pôr em prática.

Será que vale a pena cultivar bromélias?

Antes de explicarmos como cuidar de bromélias, que tal entender a popularidade dessa espécie? Isso acontece porque essa planta é fácil de cultivar e ainda se adapta a qualquer ambiente ou decoração. Em outras palavras, ela é um curinga para quem ama espaços verdes.

É possível cultivá-la em um apartamento pequeno? Sim! Independentemente do tamanho do seu lar, as bromélias crescem e se desenvolvem com facilidade. Como existem diversas espécies de bromélias, você não precisa se contentar com somente uma para decorar a sua casa. 

Sabe os mosquitos da dengue? Então, com essa planta em casa, você não precisa se preocupar, afinal, esse inseto não gosta dessa linda verdinha.

Veja alguns cuidados que você deve ter

Convenceu-se de que aprender como cuidar de bromélias é algo interessante? Então, você está com sorte! Separamos algumas dicas para ajudar no sucesso do cultivo.

Continue lendo este conteúdo e confira uma lista com os principais cuidados com a bromélia para ela crescer forte e saudável. 

Atenção à frequência de regas

Uma das dúvidas mais frequentes é: como regar a bromélia? Assim como outras plantas, ela possui necessidades únicas, e sabê-las é muito importante para o crescimento. 

Como são plantas de clima tropical, as bromélias adoram solos mais úmidos, mas lembre-se: isso não quer dizer que você deve encharcar o vaso. Uma dica para fazer essa rega com eficiência é molhar a área ao redor da base da planta, evitando jogar água diretamente nas raízes. Inclusive, o ideal é acrescentar a água no tanque ou na roseta.

Escolha o vaso adequado para o plantio

Se você já procurou os utensílios de jardinagem, deve ter percebido que existem várias opções de vasos. Porém, quando falamos de bromélias, sempre prefira os de barro/cerâmica. 

A resposta é bem simples. Esses tipos de materiais garantem maior estabilidade para a planta, mantendo o substrato sempre bem fresquinho, o que deixa as raízes fortes e saudáveis.

Além disso, uma dica importante é colocar um pires de borda alta embaixo do vaso, para sempre ter um pouquinho de água. Afinal, as bromélias adoram a umidade, não é mesmo?

Evite usar pesticidas

Mesmo que existam algumas pessoas que digam que o uso de pesticidas é essencial, no cultivo de bromélias, não é bem assim! Afinal, elas são resistentes a doenças e pragas, então não é realmente necessário o uso desses produtos.

As pragas mais comuns são as lesmas e as lagartas, que podem ser facilmente removidas por você. Se, por acaso, houver uma infestação de fungos, é só fazer uma mistura caseira, com sabão de coco e água, e removê-los com uma esponja.

Observe a temperatura e a umidade do ar

As bromélias são plantas tropicais, por isso não gostam de climas secos. Fique de olho na temperatura para saber quando elas necessitam de uma borrifada de água ou de uma mudança de ambiente.

Na verdade, se a muda ainda não foi plantada, lembre-se de escolher um lugar em que haja sombra e luz do sol. Desse modo, você pode fazer essas mudanças mais facilmente.

Cuidado para a planta não cair

É comum que haja casos de quedas de bromélias, visto que elas crescem rapidamente. Se você optar por um vaso de plástico, as raízes podem ultrapassar esse material, gerando essa situação. Por isso, tenha cuidado redobrado no plantio.

Lembre-se de que as mudanças precisam ocorrer aos poucos

Vai fazer alguma mudança na sua bromélia? Até trocar o vaso de lugar conta como uma grande alteração para essa espécie, por isso sempre vá aos poucos, notando do que a sua plantinha gosta mais — um ambiente com sol ou sombra, por exemplo.

Você sabia dessas dicas? Com esses truques na manga, é possível cultivar várias bromélias no quintal da sua casa ou dar um toque todo especial à decoração da sua sala.


Para você pôr essas ideias em prática, podemos ajudar! Acesse o site da Petz e confira vários produtos de qualidade à distância de um clique. Venha conhecer os benefícios de contar com o nosso time.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

1 hora ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago