Plantas

Não erre na compra: saiba como calcular pedra para jardim

Um local agradável para relaxar, receber amigos e família ou fazer aquela festa precisa estar bem-decorado para criar um clima aconchegante. Quer saber como calcular pedra para jardim para enfeitar o local?

A quantidade precisa ser de acordo com o tamanho e o estilo de decoração que você quer criar para harmonizar. O importante é acertar no número, sem ficar com poucas unidades ou com itens sobrando. A seguir, saiba como fazer um jardim com pedras!

Por que usar pedras no jardim?

Uma decoração de jardim com pedras é muito versátil, podendo servir para sinalizar caminhos ou destacar determinados espaços. Além disso, esses itens têm outras funções que facilitam a manutenção e a durabilidade da área externa.

Versáteis, as pedras podem ser usadas de várias maneiras. Elas evitam o crescimento de plantas invasoras, como as ervas daninhas, preservam a umidade do solo e mantêm o ambiente limpo. Também podem criar caminhos, evitando que algumas folhagens rasteiras sejam pisoteadas.

Se você precisar delimitar um espaço específico da casa, como um lago ou uma fonte, dando mais destaque a ele, é possível usar as pedrinhas para isso. Assim, quem entrar verá esse cantinho especial. A seguir, confira como calcular pedra para jardim!

Como calcular pedra para jardim?

O primeiro passo para calcular pedra para jardim é escolher o espaço, medir a área em que os itens serão colocados e definir o tipo mais adequado para a sua decoração.

Se você estiver planejando uma decoração com pedras de 3 cm de espessura, o mais indicado é comprar 45 kg por m2. Contudo, se você gosta de itens maiores, o cálculo é bem simples: some 15 kg a cada 1 cm de espessura a mais.

Dicas para acertar na compra de pedras para o jardim

Já imaginou a dor de cabeça de sair para comprar sacos de pedrinhas, mas não adquirir o suficiente? Um tanto estressante, não é mesmo? Se você está aprendendo como calcular pedra para jardim e quer evitar esse problema, veja as dicas a seguir.

Quem é principiante no assunto pode recorrer a uma calculadora de pedras para o jardim, disponível virtualmente em sites de jardinagem ou aplicativos. Nela, é possível digitar a forma e dimensão do espaço para obter o resultado em m3 da quantidade necessária para preencher o local desejado.

Como as pedras podem afundar no solo dependendo da intensidade da circulação de pessoas, ou podem ajustar-se ao terreno devido a chuvas, ventos e umidade do solo, é indicado comprar cerca de 10% a mais do que a quantidade calculada. Com o passar dos dias, após posicionar os itens, faça ajustes se for necessário.

Tipos de pedras para jardim

Escolher corretamente as pedras para jardim fará toda a diferença. É preciso ter em mente o tipo de decoração desejada (mais rústica ou mais clássica), as cores, a textura e o tamanho. Ao definir suas preferências, busque opções que estão dentro do seu orçamento. Confira alguns exemplos abaixo!

Seixo ou pedra de rio

O seixo é a pedra mais fácil de encontrar em jardins. Ela tem bordas arredondadas e cores que variam muito entre marfim e marrom-claro. Por isso, dá um ar mais rústico ao jardim.

Um saco de seixo pode conter unidades pequenas e grandes. Por isso, é necessário fazer um cálculo mais específico na hora de comprar esse tipo de pedra. O recomendado são 3 pacotes de 20 kg para cada m2.

É importante lembrar que essa quantidade só irá proporcionar uma cobertura superficial. Assim, se o seu jardim for um pouco mais profundo, lembre-se de comprar alguns sacos extras.

Dolomita

Entre as pedras brancas, a dolomita é uma das preferidas dos paisagistas. Ela tem formato liso e arredondado, além de tamanho mais uniforme. Devido à cor, é uma boa opção para criar um clima sereno e clássico. Essa pedra harmoniza bem com móveis e outros objetos de madeira, além de combinar com o verde das plantas e gramas.

Argila expandida

A argila expandida é uma boa opção para quem ainda está inseguro sobre como calcular pedra para jardim. O formato redondo, uniforme e regular facilita a contagem das unidades!

De coloração marrom-avermelhada, a argila expandida colabora para o crescimento saudável da área verde, já que absorve água e retém umidade. Ela é muito utilizada em vasos e canteiros, mas não é muito prática para ser colocada em passeios e caminhos.

Pedra brita

As grandes vantagens da brita são o baixo custo e a resistência. Ela é obtida de fragmentos de outras pedras, por isso, é muito versátil. Amplamente utilizada na construção civil, também pode fazer parte da decoração do jardim, compondo caminhos e grandes quintais com plantas.

Saber como calcular pedra para jardim não é um bicho de sete cabeças! Agora que você sabe a quantidade necessária, acesse o site da Petz e escolha as suas pedrinhas favoritas para decorar a sua área externa!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago