Quem tem jardim ou um espaço com grama em casa está sujeito a enfrentar pragas que afetam as plantações, como formigas, lesmas, pulgões e lagartas. Por isso, hoje, o blog da Petz vai ensinar como acabar com lagartas nas plantas.
Esses animais são geralmente verdes ou de cor mais escura, o que dificulta observar sua presença no dia a dia. Por isso, reconhecer alguns sinais de que o seu jardim está sendo afetado por pragas é o primeiro passo para aprender como acabar com lagartas nas plantas. Confira!
Existem muitas espécies de lagartas, mas todas são insetos que adoram mastigar, especificamente folhas, e, claro, esse hábito alimentar prejudicará o aspecto das plantas.
As lagartas são mais ativas à noite, período em que também se alimentam vorazmente das folhas ou frutos das plantas. Durante a noite, também é a hora que botam cerca de 100 ovos por vez.
Encontrar lagarta nas plantas ou ao redor delas é normal. Os insetos tidos como vilões, quando estão em quantidade harmoniosa na plantação, contribuem para o equilíbrio do ecossistema, mas o problema é quando ocorre uma infestação e as lagartas se tornam pragas difíceis de serem combatidas.
A lagarta, como é popularmente conhecida, é o primeiro estágio da forma larval dos insetos, tais como borboletas e mariposas. Embora existam lagartas coloridas, as verdes são similares às folhas das plantas, e seu ciclo de reprodução é holometábolo, isto é, uma metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto).
Lagartas também são conhecidas por outros nomes, dependendo da região do país e da espécie. Alguns deles são: lagarta-de-fogo, taturana, mandruvá, bicho-peludo, oruga, ruga, mandruvá, entre outros.
Existem diferentes tipos de lagarta em plantas que podem ter preferência por determinadas folhas ou frutos. No entanto, a grande maioria é polífaga, ou seja, se alimenta da planta que estiver disponível.
Portanto, ainda que as plantas leitosas sejam frequentemente atacadas por lagartas, qualquer tipo de cultivo pode sofrer com os danos causados por elas. Até mesmo aquelas pessoas que só têm um vaso de flor em casa devem aprender como acabar com lagartas nas plantas para evitar maior dor de cabeça.
Sabendo disso, não espere as folhas amanhecem picotadas para desconfiar da presença de lagarta nas plantas e procurar orientação sobre o que fazer com lagartas nas plantas.
Saber se a planta está sendo acometida por lagartas pode ser desafiador no início, pois elas ficam grudadas nos troncos ou embaixo das folhas durante o dia para se esconderem da luz solar. Porém, se você avistar ao menos uma lagarta no jardim, acenda o sinal de alerta.
O ideal é observar as plantas constantemente para identificar visualmente a presença de lagartas. Se você começar a notar pontos pretos no chão (fezes de lagarta) ou furos nas folhas, está na hora de acabar com a lagarta nas plantas.
As pragas podem se reproduzir rapidamente e causar sérios danos às plantas, então, assim que notar a sua presença, remova-as. Veja a seguir como acabar com lagartas nas plantas.
Se houver poucas lagartas nas plantas, o melhor a fazer é remover o inseto com as mãos. Para isso, utilize luvas de borracha, pois há lagartas que queimam ou têm espinhos, e uma pinça.
Inspecione os caules, embaixo das folhas e da terra, e retire todas as lagartas que encontrar. Apesar de ser uma técnica rápida de tirar lagarta das plantas, é necessário repetir por vários dias para que todas tenham tempo de crescer, serem vistas e retiradas.
Também busque os casulos de seda que podem estar pendurados em árvores, telhados e muros, e elimine-os. Caso contrário, em poucas semanas, você encontrará novas lagartas nas plantas.
Os inseticidas caseiros são feitos com produtos naturais que não causam tanto prejuízo ao meio ambiente. Eles podem ser usados como prevenção ou quando já houver alguma infestação de lagartas.
Algumas receitas caseiras contam com: detergente e água; alho, cebola, água e sabão; folhas de tomate e água; infusão de coentro; urtiga e água. Escolha uma dessas e, com o auxílio de um borrifador, aplique diretamente nas plantas, incluindo o caule.
Se as alternativas anteriores não funcionaram, e você já não sabe o que usar para acabar com lagartas nas plantas, recorra a uma loja de jardinagem e adquira produtos inseticidas comerciais, próprios para as pragas. Geralmente, eles também são borrifados diretamente nas folhas.
Em lojas de jardinagem, é possível encontrar um produto contendo a bactéria Bacillus thuringiensis (BT), que não agride o meio ambiente nem é tóxica para os seres humanos, plantas ou outros animais. O produto deve ser pulverizado sobre as folhas.
Agora que você sabe como acabar com lagartas nas plantas, comece a protegê-las dessa praga. No site da Petz, é possível encontrar todos os produtos necessários, além de muitas dicas. Confira!
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…
A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…
View Comments
Tem informações boas que vão ajudar para um bom cultivo e um bom remédio.
O meu muito obrigado.