Quem ama jardinagem não quer ver suas plantinhas parasitadas por nenhum tipo de praga. Às vezes, porém, essa situação é inevitável. Por isso, para manter as verdinhas sempre saudáveis, é importante saber como acabar com caramujos pequenos no jardim.
As pragas de jardim comprometem o crescimento e a beleza do ambiente, pois deixam a planta cheia de buracos e podem até mesmo matar a plantação. Para saber como evitar e, se necessário, acabar com caramujos no jardim, continue lendo.
A presença do caramujo pequeno de jardim é muito comum em épocas mais frias, principalmente em áreas e regiões úmidas. Esse molusco se alimenta das mais variadas espécies de plantas, fazendo-a adoecer.
Os caramujos gostam desse tipo de ambiente por várias razões. A primeira, como dito anteriormente, é se alimentar das folhas das plantas, além de ser um local ideal para crescerem e se reproduzirem.
Outro motivo que faz do jardim um local ideal para o caramujo viver é o excesso de sujeira, como folhas secas, pedras, restos de material de construção ou qualquer outra coisa que o proteja da luz direta do sol.
Observar caramujo no jardim pode ser uma tarefa difícil. Isso porque esses animais possuem hábitos noturnos e preferem ficar escondidos embaixo de folhas, troncos e pedras durante o dia.
Sendo assim, se não houver uma infestação tão grande a ponto de ver o caramujo durante o dia, a maneira mais assertiva de saber se a plantação está sendo acometida é observar a planta, que ficará com buracos nas folhas, retirar os possíveis esconderijos do invasor e ver o caramujo.
Antes de saber como acabar com caramujos pequenos no jardim, é importante compreender a importância do molusco para o ecossistema, pois outros animais, como as aves, dependem desse pequeno invasor para se alimentar.
Os caramujos também são conhecidos por se alimentarem de ovos de insetos que prejudicam o jardim, podendo ser, então, aliados no combate a outros parasitas de plantas. Eles ainda contribuem para a saúde do solo, auxiliando na decomposição da matéria orgânica. Assim, desde que tudo esteja em equilíbrio e não ocorra uma infestação de caramujos pequenos, prejudicando as plantas, eles são bem-vindos.
Existem algumas maneiras de como acabar com caramujos nas plantas em caso de infestação, pois eles são capazes de destruir todo o jardim: desde as folhas até as frutas e legumes. A seguir, veja como eliminá-los.
Só há como acabar com caramujos pequenos no jardim se o seu local de abrigo for eliminado. Sendo assim, retire todos os galhos e folhas espalhados no vasos ou no chão, ervas daninhas e todo tipo de material disponível, como madeiras, telhas, tijolos, etc.
Uma maneira de eliminar o caramujo é caçando-o manualmente. Para isso, utilize luvas de proteção ou sacos plásticos. Procure os moluscos nas primeiras horas da manhã ou à noite, quando estão mais ativos.
A recomendação é que os caramujos sejam esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados. Se isso não for possível, jogue água fervente sob os caramujos ou incinere-os e descarte-os em no lixo. Esse método é eficaz quando não há presença de muitos caramujos pequenos.
Algumas fórmulas com produtos que se tem em casa podem ser eficazes no combate a grandes infestações de caramujos pequenos ou para mantê-los afastados. Uma delas é utilizar pedaços de chuchu ou estopa molhados em cerveja. O caramujo será atraído para essas armadilhas, então, poderá ser recolhido.
O vinagre misturado ao alho também pode ser borrifado para afastar os caramujos das plantas. Borrife a solução na terra e nos esconderijos. Ao redor do vaso, utilize sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó.
Também recomenda-se adicionar borra de café, areia, serragem e casca de ovo perto das plantas ou no próprio vaso. Esses produtos desidratam o corpo do molusco, que morre rapidamente quando entra em contato com as substâncias.
Se os meios naturais não surtirem efeito ou você quiser optar por algo que tenha uma ação mais rápida e duradoura, pode lançar mão dos moluscicidas, que são produtos químicos específicos para eliminar o invasor, encontrados em lojas de jardinagem.
Para eliminar o caramujo pequeno, é possível criar animais que sejam predadores naturais, como a galinha e o ganso. Claro que isso não é uma opção para todos, mas se você vive em meio rural, é possível atingir o equilíbrio ecológico com a cadeia alimentar.
Apesar de os caramujos se alimentarem de plantas, existem algumas espécies que afugentam o invasor, como a sálvia, o alho, o gengibre e a begônia. Ter um vaso se algumas delas no jardim ajuda a afastar o caramujo pequeno.
Como acabar com caramujos pequenos no jardim depende do grau de infestação e preferência de cada um. Se você deseja mais informações sobre esse assunto, não deixe de acessar o blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…