O que você acha de aprender o que é a árvore-do-viajante, como cuidar e algumas curiosidades sobre o cultivo? Se você ama jardinagem e quer entender as características das plantas mais populares no mundo todo, veio ao conteúdo certo.
Também conhecida como Ravenala madagascariensis, a árvore-do-viajante ficou popular no mundo todo por conta da beleza exótica. Afinal, as folhas gigantes fazem um lindo arco que chama atenção de todos de longe. Inclusive, lembram até a linda abertura das penas de um pavão.
Deu para entender porque aprender o que é a árvore-do-viajante e como cuidar é algo tão interessante para quem gosta de jardinagem, não é mesmo? Se estiver curioso para entender quais são esses cuidados, leia os tópicos a seguir, em que mostramos os pontos de atenção no cultivo!
Se você está pensando em plantar a árvore-do-viajante em vaso, comece escolhendo os melhores modelos, já que essa planta precisa de um bom escoamento durante o crescimento.
Além disso, o modelo escolhido não deve ter um prato, já que isso canaliza a água e pode umedecer demais a raiz da planta, consequentemente, apodrecendo. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de comprar o artigo ideal.
Também vale lembrar que essa planta tende a crescer muito. Mesmo que não atinja grandes alturas durante os primeiros meses, ao longo do tempo, isso vai acontecer. Então, o vaso precisa ser resistente e ter espaço suficiente para as longas raízes.
Outro cuidado importante na hora de aprender como plantar árvore-do-viajante é encontrar o melhor lugar para o cultivo. Para isso, a iluminação é uma peça-chave. Por ser uma planta de regiões de temperaturas elevadas e clima tropical, a espécie adora a luz solar direta nas folhas.
Inclusive, a indicação é que a árvore-do-viajante receba, no mínimo, duas horas diárias de sol. O ideal é o contato direto, mas se a luz solar for indireta, já é suficiente para o crescimento.
A árvore-do-viajante cresce rápido quando as temperaturas estão elevadas. Por isso, idealmente, essa espécie deve ser cultivada em regiões em que as temperaturas não caem drasticamente. Afinal, ela não suporta essas condições extremas. Se ficar exposta por muito tempo às baixas temperaturas, a planta pode morrer.
Para deixar mais claro, o intervalo de temperatura ideal para a árvore-do-viajante é entre 17 e 30 ºC. Em outras palavras, a temperatura moderada é sempre recomendada.
A lista de cuidados com a árvore-do-viajante ainda não acabou! Além da temperatura, da iluminação e da escolha do vaso, é preciso ter uma atenção extra na frequência da rega e da poda, assim como na escolha do adubo e do solo. Não sabe por onde começar? Continue lendo que vamos ajudar com isso a seguir.
Como o clima de origem, ilha de Madagascar, é muito úmido, a preferência não poderia ser diferente! A árvore-do-viajante é uma planta que precisa de um solo bem úmido, ou seja, as regas precisam ser frequentes para ela permanecer saudável.
Porém, é importante não exagerar. Isso porque, da mesma forma que a falta de água pode fazer mal, o excesso também tem o mesmo efeito, já que deixa as raízes encharcadas.
Na hora de escolher o solo ideal para a árvore-do-viajante, você precisa levar dois pontos em consideração: a quantidade de nutrientes e a capacidade de drenagem. O primeiro fator mostra quão fértil é o sol, enquanto o segundo indica a força dos torrões.
Em outras palavras, verifique se o solo é capaz de fornecer o caminho ideal da água para as raízes, garantindo o crescimento saudável da árvore durante toda a vida.
É importante que o solo seja rico em nutrientes para permitir o crescimento pleno da planta. O adubo ajuda nesse fator, mas para isso, é importante acertar na escolha.
Falando especificamente sobre a árvore-do-viajante, o adubo ideal é aquele rico em nitrogênio, que estimula a produção e o viço das folhas.
Depois do crescimento, os cuidados não acabam! Por isso, não se esqueça da poda da árvore-do-viajante quando ela estiver com as folhas secas ou com os galhos muito grandes, atrapalhando o caminho das pessoas.
Lembre-se sempre de retirar as folhas velhas, liberando espaço para que as novas possam crescer plenamente. Essa é uma maneira de deixar a árvore mais leve, facilitando o desenvolvimento. Interessante, não é mesmo?
Agora que você já sabe como cuidar da árvore-do-viajante, o que acha de juntar todos os materiais para colocar a mão na massa? Para isso, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira os nossos produtos! Lá, você encontra tudo o que precisa para fazer jardinagem.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…