Plantas adicionam charme a qualquer ambiente, principalmente se tiverem uma folhagem cheia de estilo. Pensando nisso, saiba mais sobre os tipos de aglaonema, uma planta com folhagens ornamentais que é usada em projetos paisagísticos!
Para você se inspirar, trouxemos alguns dos tipos de aglaonema mais conhecidos, além de dicas para ajudar você a complementar o design do espaço. Continue nos acompanhando e veja mais a seguir!
A aglaonema é um gênero de planta originário das florestas tropicais da Ásia e Nova Guiné que pertence à família Araceae. Sua folhagem brilhante possui cores vivas em tons variados, como vermelho, rosa, verde e branco.
O tamanho da planta pode variar entre 20 e 150 cm de altura, sendo perfeita para cultivar em vasos. O grande destaque dessa folhagem charmosa é a beleza que ela traz ao espaço. Por isso, é muito utilizada para complementar a decoração, além de ser uma ótima opção de presente.
Os tipos de aglaonema variam em cor, formato e tamanho de folha. Entretanto, a principal diferença entre eles é o tom marcante das folhagens. Assim, na hora de escolher a espécie, é só selecionar a que mais combina com o projeto, o estilo do ambiente e seu gosto pessoal.
Independentemente da cor, todas as variedades da planta são fáceis de cuidar e demandam pouco trabalho, mesmo para jardineiros inexperientes. Apesar de ficarem ótimas em vasos, elas também podem ser cultivadas em canteiros e floreiras, sendo bem versáteis. A seguir, reunimos as principais espécies.
A aglaonema lawan possui folhas com bordas verdes e interior em tons de rosa e amarelo. Essa mistura delicada de cores oferece requinte e sofisticação ao ambiente, fazendo da planta um ótimo complemento para ambientes internos e sofisticados. Dessa forma, é ideal para compor o design de salas de estar e jantar.
Lembrando que todas as espécies de aglaonema podem ser cultivadas na sombra, sendo, por isso, indicadas para áreas internas. Contudo, nada impede que a planta fique em ambientes externos, como jardins e quintais. Assim, pode ser utilizada em projetos para fachadas, varandas e áreas gourmets.
Já a aglaonema vermelha se destaca pelas cores fortes e ousadas. A folhagem dessa espécie costuma ser brilhante, em tom de vermelho-vivo, mesclado com verde, formando desenhos autênticos.
Sem dúvida, a planta pode servir de destaque em qualquer cômodo, sendo muito utilizada como centro de mesa. Graças à mistura de tons que a compõem, também é muito usada em decorações natalinas, especialmente com enfeites de mesas de jantar e aparadores.
Semelhante à espécie lawan, a aglaonema rosa possui manchas verdes e rosas, porém, em tons mais intensos e sem a mistura com o amarelo. Os tons de rosa variam entre o pastel e o pink, resultando em uma mescla de cores realmente original.
Dessa forma, pode ser usada em ambientes inusitados, como quartos de crianças e adolescentes, já que suas cores adicionam charme ao décor das meninas. Um ponto que deve ser observado é a toxicidade da planta, uma vez que ela não deve ser ingerida. Assim, evite colocá-la em quartos de bebês e crianças de até cinco anos.
Quem gosta de um estilo sóbrio e elegante pode apostar na aglaonema queen. Com folhas totalmente verdes, é a escolha certa na hora de criar um ambiente sofisticado.
Isso porque esse é um dos tipos de aglaonema mais discretos e fáceis de combinar. Desse modo, invista na espécie sempre que quiser trazer um pouco da natureza para o cômodo, mas preservar a harmonia entre as cores.
A aglaonema pataya se destaca pelo estilo. Suas folhas trazem a mistura do verde e do branco, formando desenhos bem criativos. Por isso, aposte nessa espécie sempre que precisar adicionar um toque de charme a espaços modernos.
A combinação de cores neutras também torna a planta um bom complemento para a decoração de áreas externas, já que não sobrecarrega o ambiente. Portanto, pode ser ideal para ficar em decks, lounges, varandas, churrasqueiras e cozinhas.
Essa é considerada por muitos uma das espécies mais estilosas. Nessa espécie, o branco é o tom que prevalece, porém, o verde aparece formando desenhos suaves e variados.
A planta chama a atenção pela beleza e fica incrível em vasos de cerâmica brancos e cinzas. No entanto, também é perfeita para criar contraste em espaços onde o preto prevalece ou equilibrar peças em tons metálicos, como dourado e prateado.
Então, já escolheu os tipos de aglaonema que mais combinam com a decoração da sua casa, escritório ou comércio? Afinal, nada melhor do que manter o contato com a natureza e, ao mesmo tempo, criar um ambiente charmoso e personalizado.
Se você gosta de plantas ornamentais, sabe quanto é importante investir em bons artigos de jardinagem. Pensando nisso, oferecemos uma linha completa de produtos elaborados para ajudar você a deixar o jardim ainda mais incrível.
Acesse o site da Petz e confira a nossa seção especializada, que traz sementes, vasos, pratos, regadores, adubos, enfeites e muito mais. Você pode comprar com alguns cliques e receber no conforto de sua casa ou retirar em uma loja próxima. Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…