Plantas

Planta aquática: aprenda mais sobre as espécies

Publicado em 01 de abril de 2025

Tempo de leitura: 5min

Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos com o habitat natural dos peixes, tornando o espaço mais bonito. Agora, decoradores e jardineiros utilizam essas plantas para embelezar outros ambientes, tanto internos quanto externos.

Imagem de planta aquática

Existem muitos tipos dessas plantas, um mais bonito que o outro. Elas podem ficar na superfície da água, como a vitória-régia, ou submersas, como o musgo de Java. Que tal conhecer melhor alguns exemplos de nome de plantas aquáticas neste conteúdo?

Vitória-régia

A vitória-régia é uma das plantas aquáticas brasileiras mais conhecidas, já que é um símbolo da região amazônica. Ela é considerada uma das mais fascinantes do mundo, com uma folha circular que pode atingir impressionantes 2,5 m de diâmetro!

Esse tamanho lhe rende o primeiro lugar no pódio das maiores plantas aquáticas do mundo. Muita gente acha que a vitória-régia flutua. Na verdade, ela é sustentada por uma raiz ligada ao solo; por isso, a espécie vive em águas rasas.

Aqui estão mais algumas curiosidades sobre essa representante da Floresta Amazônica! As sementes da vitória-régia estouram como milho de pipoca e podem ser igualmente consumidas, bem como o pecíolo, usado para fazer picles, doces e recheios de tortas e pasteis.

Imagem de planta aquática

Ninfeia

A ninfeia é uma parente africana e igualmente bela da vitória-régia. Ela tem exuberantes folhas redondas de bordas onduladas com até 30 cm de diâmetro e corte em V, que formam um lindo tapete verde nos lagos em meses frios.

Já nos meses quentes, ela produz uma linda flor aquática. Então, surgem várias flores de cor azul ou lilás com muitas pétalas e miolo amarelado. A planta precisa de um solo rico em matéria orgânica para crescer e se desenvolver com plenitude.

Alface-d’água

O nome não desmente: a alface-d’água é muito parecida com a hortaliça presente nas mesas dos brasileiros. O tamanho compacto permite que qualquer pessoa tenha o próprio espelho d’água com essa planta aquática em casa.

Para cultivar a alface-d’água, não tem segredo. Ela não precisa ser regada, já que vive em um ambiente aquático, mas gosta de muita luminosidade, recebendo a luz direta do sol nas folhas. Essa é uma das mais interessantes plantas aquáticas para vasos de vidro para colocar em espaços pequenos.

Planta-mosaico

Pense em uma planta criativa que forma vários desenhos com as folhas e o caule: é a planta-mosaico! Como o nome já revela, ela é famosa por criar figuras aleatórias, uma mais bonita que a outra, para preencher todo o espelho d’água em que vive.

Essa fofura da natureza é bem exigente em relação à luz do sol, demandando banhos diários de 12 horas ininterruptas. Por isso, escolha muito bem onde você vai colocar sua planta-mosaico.

Musgo de Java

O musgo de Java é uma das plantas aquáticas submersas que povoa muitos aquários no mundo todo. Famoso pela beleza e pela facilidade de cultivo, ele fica lindo amarrado a troncos e galhos.

A folhagem é delicada e abundante, formando um tapete denso. A planta se desenvolve em um pH de 5,5 a 8; sendo assim, escolha peixes dessa faixa para criar com o musgo de Java.

Echinodorus

O gênero Echinodorus tem uma grande variedade de plantas aquáticas, sendo a mais famosa a espada amazônica. Ideal para aquários de água doce, ela tem folhas longas como espadas, sendo de origem amazônica.

Toda planta aquática desse gênero confere elegância ao aquário. Isso acontece devido à “dança” que as folhas fazem com o movimento da água gerado pelo filtro. É realmente hipnotizante!

Anúbia

Outra planta conhecida entre os aquaristas, a anúbia é muito querida devido à baixa taxa de crescimento. Assim, ela requer menos podas, dando menos trabalho para quem cuida de um aquário plantado.

Além disso, ela é pouco exigente em relação ao CO₂ e ao substrato. A faixa de temperatura ideal para essa planta é entre 20 °C e 30 °C. Já a propagação acontece por meio de rizomas.

Cabomba

A planta aquática cabomba é uma das mais antigas utilizadas na aquariofilia. Ela é pouco exigente quanto à injeção de CO₂ e ao substrato. No entanto, quando esses elementos são adicionados, ela fica ainda mais exuberante.

Essa planta forma pequenos arbustos. Bem cuidada e com os nutrientes certos, é capaz de florescer lindas flores brancas. Ela é considerada low-tech pelos aquaristas, sendo indicada para os iniciantes nesse hobby.

Rabo-de-raposa

Esse é mais um nome que descreve a aparência da planta. A rabo-de-raposa tem folhas abundantes que se assemelham ao formato da cauda desse mamífero. Ela é considerada fácil de cultivar e de manter pelos aquaristas.

Por não ter raízes, ela pode ser amarrada a troncos ou pedras, mas também é capaz ficar solta no aquário, seguindo o movimento da água feito pela bomba. A opção é bastante indicada para iniciantes no aquarismo pela resistência e pela durabilidade.

Imagem de planta aquática

Você aprendeu bastante sobre alguns tipos de planta aquática. Se ficou com vontade de plantar alguma delas, visite a loja online da Petz e conheça vários produtos para o seu jardim ou aquário ficar mais bonito. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog