Ao longo da vida de um cachorro, o destino do tutor pode tomar rumos inesperados. A trabalho, para estudos ou apenas por lazer, pode ser que você precise sair do país por um período prolongado. Nessas horas, muita gente opta por levar consigo o filho de quatro patas. E aí, como fazer uma viagem internacional com cachorro?
De olho na demanda, as principais companhias aéreas já permitem animais em seus voos. No caso de viagens internacionais, é preciso ficar atento também às regras de entrada dos pets em cada país. A seguir, listamos e respondemos algumas das principais dúvidas sobre o tema.
Não é em todas as companhias aéreas que pode levar cachorro no avião. Mesmo companhias que oferecem o serviço podem não disponibilizá-lo em todos os trajetos ou em todas as categorias.
A maior parte das companhias também não permite transportar cachorro em voos com conexão em que há troca para aeronave de outra companhia. Além disso, o número de animais que pode viajar num mesmo voo costuma ser limitado a três por cabine.
Atualmente, boa parte das companhias aéreas atuantes no Brasil permite o transporte de cães e gatos em alguns de seus voos. Entre elas estão: Gol, Latam, Azul, Delta, United, AirFrance, American Airlines, TAP, KLM, Iberia, Alitalia e Avianca. Lembrando que cada companhia estabelece suas regras quanto aos preços e condições de transporte.
Mesmo que eles não ocupem um assento, as companhias cobram uma taxa para levar cachorro no avião. Esse valor varia de acordo com a empresa, mas, em geral são cobrados USD 250 por pet e por trecho em viagens internacionais. No caso de companhias europeias, esse mesmo valor pode ser cobrado em euros.
É importante destacar que essa taxa se refere apenas a um único trecho, não abrangendo ida e volta, por exemplo. Em viagens com conexões, a companhia pode cobrar por cada trajeto percorrido.
Além disso, dependendo do tempo de espera entre um voo e outro, também pode ser cobrada uma taxa pela permanência no aeroporto. Em alguns casos, a passagem aérea para cachorro pode ter um custo mais alto que a sua! Esteja preparado!
A maior parte das companhias aéreas permite o transporte de cachorro no avião apenas na classe econômica, não disponibilizando o serviço na classe executiva.
Embora as regras não sejam as mesmas para todas as companhias, são permitidos nas cabines apenas cachorros de pequeno porte. Em geral, o limite de peso da soma de pet e caixa de transportes não deve ultrapassar 10 kg. Do contrário, o pet terá que ir no porão da aeronave.
Na cabine ou no compartimento de carga, é obrigatório o uso de caixa de transporte sem rodinhas, resistente, ventilada e em boas condições. As dimensões máximas do acessório também são definidas a seu critério por cada companhia.
Antes mesmo de embarcar, a própria companhia aérea exige documentação específica para o pet entrar na aeronave, como atestado de saúde emitido por um veterinário até 10 dias antes da viagem e carteirinha de vacinação atualizada com vacina antirrábica.
Como regra, para viagem de avião com cachorro para fora do país, também é necessário apresentar o CVI (Certificado Veterinário Internacional), emitido pelo Ministério da Agricultura. Esse certificado é feito de acordo com as regras de cada destino para a entrada de animais.
A seguir, confira as exigências para emissão do CVI para viagens com destino a EUA, União Europeia e Mercosul:
Para outros países, regras específicas para transportes de animais em avião e mais informações sobre a emissão de CVI, consulte o site do Ministério da Agricultura.
O ideal é que, assim que você souber que irá viajar, já comece a buscar informações sobre as exigências das companhias aéreas e documentação necessária para a entrada em cada país. Para se planejar, tenha em mente as seguintes informações:
Agora que você já conhece as principais regras para viajar para o exterior com o cachorro, aproveite para dar uma olhada nas caixas de transporte disponíveis na loja online da Petz ou na unidade mais próxima a você!
Ouvir o canto dos pássaros após uma longa noite de descanso é saber que o…
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…