Os furões são bichinhos cheios de personalidade e simpatia. Mesmo exóticos, eles são companheiros dos seres humanos há muito tempo. Entretanto, algumas espécies apresentam diferenças notáveis. Sendo assim, quais são os tipos de furão?
Existem várias espécies, mas entre todas elas, a mais conhecida é o furão-doméstico (Mustela putorius furo), que está presente em vários lares ao redor do mundo.
Esses animais têm sete padrões de cores, segundo a AFA (Associação Americana de Furões) e podem mudar a tonalidade da pelagem com as mudanças das estações do ano. Neste artigo, você vai entender melhor sobre os tipos de furão, as cores e como cuidar de um furão de estimação.
Afinal, o que é um furão? Muito comuns em quase todo o Sul da América do Sul, os furões são bichinhos de corpo e cauda compridos, patas curtas e pescoço longo, podendo chegar, em média, até 52 cm, sem contar com a cauda, que pode medir até 19 cm.
Normalmente, não são vistos sozinhos: andam sempre em pares ou grupos pequenos. Eles costumam se comunicar entre si com vocalizações e usam buracos como tocas. Apesar de realizarem algumas atividades durante a noite, são animais considerados diurnos.
Os furões são bichinhos bem agitados e brincalhões, por isso conseguem se adaptar à rotina do dia e da noite sem muitos problemas. Além disso, são ágeis e flexíveis, o que os tornam bons caçadores.
Já as características físicas são destacadas pela variedade de cores e manchas específicas da pelagem. Como citado a pouco, a AFA define sete padrões de cores, sendo eles:
Como animais carnívoros, os furões se alimentam de aves, anfíbios, ovos, répteis e pequenos mamíferos, embora consigam predar animais maiores que eles. Já o furão doméstico se alimenta de rações premium específicas.
Por conta dessa dieta especial, o custo para manter os cuidados com furão pode ser um pouco elevado, podendo passar de R$200 por mês apenas com alimentação. Apesar de comerem pouco, esses animais precisam de cuidado redobrado, já que são predispostos a várias doenças ao longo da vida.
Apesar de serem animais pequenos, as furões fêmeas podem dar à luz até cinco filhotes de uma só vez. Na maioria das vezes, elas geram apenas dois. Enquanto a fêmea está gerando e/ou amamentando os filhotes, o macho costuma caçar.
Normalmente, o furão filhote tem um desenvolvimento bem rápido e chega à fase adulta com poucos meses de vida. Por isso, é comum encontrar famílias inteiras desses bichinhos, com o pai, a mãe e os filhotes, mesmo que já sejam adultos.
Por serem animais exóticos, a reprodução no Brasil está proibida. Todos os animais importados chegam ao Brasil castrados e com certificado próprio do país de origem.
Na natureza, todos os animais têm predadores, uma relação natural da cadeia alimentar. Os lobos e os felinos selvagens são seus principais predadores dos tipos de furão.
Porém, além desses animais, esses bichinhos sofrem com caça, perda de habitat (desmatamento), atropelamentos e incêndios. Quando criados com outros animais domésticos, podem ter conflitos graves.
Apesar dos problemas ambientais que geram certa ameaça aos furões, eles são animais com baixo nível preocupante nas listas de extinção, tanto do ICMBio quanto do IUCN.
Como já citamos neste artigo, independentemente dos tipos de furão, esses animais são superamigáveis e companheiros humanos. Eles gostam muito de passar tempo interagindo com os tutores e saindo para passear.
Também são bem curiosos e exploradores, o que pode dar um pouco de trabalho aos donos mais descuidados, caso eles fiquem muito tempo sem supervisão. Uma dica: jamais deixe seu furão solto em casa sem supervisão.
Agora que você aprendeu sobre os tipos de furão e os principais cuidados na domesticação desses animais, que tal descobrir um pouco mais? Aqui, no blog da Petz, disponibilizamos diversos conteúdos sobre o mundo animal e outros assuntos importantes para o seu cotidiano. Na Petz TV, há muito mais e você também pode testar seus conhecimentos sobre pets não convencionais!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…