Se você que saber tudo sobre tartarugas tigre-d’água, a primeira coisa que deve entender é que, ao contrário do que muitos pensam — e do que o nome sugere — elas não são realmente tartarugas, e sim cágados da espécie Trachemys dorbigni.
Apesar de ambos serem aquáticos, enquanto a tartaruga vive no mar, o cágado-tigre-d’água habita locais de água doce, sendo que ele pode, inclusive, morar na sua casa! Mas atenção: é preciso muito cuidado desde a aquisição até a manutenção do terrário.
A seguir, aprenda todas as curiosidades sobre tartaruga-tigre-d’água e o que você precisa saber sobre esse réptil tão querido pelos brasileiros.
Se você está em busca de um pet, é porque ama os animais. Sendo assim, não faz sentido estimular uma prática que coloca em risco a vida deles, como é o caso do tráfico de animais silvestres, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é saber que um criador da espécie precisa de autorização do IBAMA.
Ao fazer isso, você recebe documentos que comprovam que o cágado foi criado em cativeiro, e não capturado na natureza. Tanto é que ele vem até com microchip!
Além de ser importante para a preservação dos bichinhos e do meio ambiente, comprar em locais autorizados também evita que você seja penalizado de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Fique muito atento!
Normalmente, há diferentes tipos de tartarugas e quando pensamos nos cágados, imaginamos um quelônio bem pequeno, do tamanho da palma de nossa mão. De fato, ao levá-lo para casa filhote, um tigre-d’água tem, em média, 5 cm. Mas não se engane: com os cuidados adequados, ele cresce até 6 vezes esse tamanho!
Abaixo, confira outras características:
O visual colorido, assim como o comportamento amigável da tartaruga-tigre-d’água fazem com que ele seja uma ótima opção para famílias com crianças.
No entanto, é importante destacar que os cuidados são responsabilidade dos adultos, incluindo a necessidade de ensinar o jeito certo de manusear o pet. Se derrubado, ele pode fraturar o casco, o que é muito doloroso e coloca a vida dele em risco.
Silencioso e resistente, o cágado-tigre-d’água é relativamente fácil de cuidar, mas é preciso disciplina. Isso porque, assim como os outros répteis, ele regula sua temperatura interna a partir da temperatura do ambiente.
Por isso mesmo, a tartaruga doméstica deve ficar sempre em um terrário com condições apropriadas, idênticas às de seu habitat. A seguir, confira alguns dos principais cuidados que você deve ter com o quelônio:
Os melhores habitats para eles são os chamados aquaterrários, que são como aquários. Mas têm uma plataforma onde o cágado pode subir para relaxar e tomar sol. Ele deve ser grande o suficiente para que o tigre d’água tenha espaço para crescer.
Lembre-se que ele pode chegar a até 6 vezes seu tamanho inicial! Além disso, o terrário sempre deve mimetizar o habitat do pet. Por isso, utilize termômetro e termostato para manter a temperatura da água entre 23°C e 26°C.
Ela é importante para a metabolização da vitamina D que, por sua vez, ajuda na absorção de cálcio. Sem isso, o cágado corre o risco de desenvolver raquitismo, osteoporose, entre outras doenças ósseas. O ideal é que ele tome sol ao menos 15 minutos por dia.
Para uma dieta balanceada, ofereça a essa tartaruga aquática rações peletizadas flutuantes próprias para cágados. Algumas delas já vêm com os chamados gammarus, pequenos crustáceos que reforçam o consumo de proteína. Converse com um veterinário especialista em animais silvestres para orientações!
Como todos os répteis, tigres-d’água são muito limpos, mas é preciso fazer a manutenção para que a água fique sempre em boas condições. Considere que toda matéria orgânica colocada dentro do terrário não tem para onde ir, sendo assim, é muito importante ter um filtro, uma bomba e realizar trocas de água para retirar impurezas e fazer a oxigenação da água.
Seguindo todos os cuidados, tigres-d’água dificilmente ficam doentes. Mesmo assim, a recomendação é levá-los ao veterinário ao menos uma vez por ano para uma avaliação. Dessa forma, é possível identificar alterações e corrigir qualquer problema na alimentação ou no ambiente logo no começo, evitando o surgimento de doenças.
Como você pode ter notado, ter um cágado é bastante similar a ter um aquário. Ou seja: é preciso ter tempo e dedicação para fazer a manutenção dos parâmetros da água.
Seguindo as dicas da Petz e cuidando do seu tigre-d’água com carinho, ele poderá viver muitos e muitos anos com saúde ao seu lado!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…