Espera aí, será que um bichinho tão inofensivo como este pode morder? Sim, e a mordida de tartaruga pode causar estragos. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, é melhor acompanhar este conteúdo.
Com uma pesquisa rápida na internet, você verá a quantidade de notícias e histórias causadas pela mordida de tartaruga jabuti e marinha. Existem tipos específicos delas que podem morder com bastante força. Confira!
Fique atento ao se aproximar de uma, pois a mordida de tartaruga marinha pode doer. Os bicos desse bichinho são bastante afiados, com uma mandíbula bem forte. Se encontrar uma por aí, é melhor manter distância e fotografar de longe.
A mordida de tartaruga é perigosa porque é capaz de quebrar ossos e arrancar a pele. Com o alto peso que possuem, a força de suas mordidinhas não seria fraca, não é mesmo?
Além disso, a tartaruga marinha pode transmitir doenças como a salmonela, pois carregam essa bactéria. Se conseguir se aproximar e tocar em uma, lave bem as mãos para não se contaminar e arrumar um prejuízo para a sua saúde.
Já vimos que as tartarugas mordem, mas e os jabutis? Eles são mais comuns em nosso meio, pois vivem em terra firme. No entanto, tome cuidado, pois eles também têm uma boquinha pronta para morder. Inclusive, os filhotes são capazes de tal feito.
Esse comportamento pode acontecer como um sinal de proteção de território ou familiar. Então, não irrite o jabuti para não ganhar uma mordidinha indesejada nos dedos, pois ele também pode transmitir salmonela.
A mordida de cágado é bastante comum, pois esse bichinho é conhecido por ser um pouco mais agressivo. Se estiver em seu canto sozinho, ele não atacará ninguém. Se for provocado, porém, vai se defender. Os cágados podem viver em água doce e na terra.
A principal defesa é a mordida. Mesmo com a velocidade de locomoção bem baixa, é melhor não irritar esse bichinho, não é mesmo? Dependendo do tipo de cágado, a mordida pode machucar a pele ou até mesmo cortar um dedinho.
Nunca ouviu falar nessa espécie? Saiba que essa é a tartaruga com a mordida mais forte, podendo chegar até 600 kg numa abocanhada. Ela é uma das espécies de cágados bem agressivos que comentamos.
Dificilmente pode ser encontrada no Brasil, sendo mais incidente na América do Norte e Central. Outra característica é que esse é um bichinho semiaquático, ou seja, vive na água e em terra firme. É melhor não se aproximar ao vê-la passando por aí.
Esta tartaruga já foi tema de reportagem aqui no Brasil, pois foi encontrada em uma cidade de São Paulo e quase arrancou os dedinhos de um curioso.
Se você recebeu uma indesejada mordida de tartaruga, vamos descobrir o que deve fazer. Primeiro, descubra a espécie que te mordeu. Como vimos, existem alguns tipos, e cada uma pode provocar diferentes estragos.
Veja a gravidade do ferimento e, se for muito sério, procure um médico imediatamente. No caso de ser uma mordida de tartaruga marinha superficial, é preciso procurar um hospital também.
Isso porque a mordida de tartaruga transmite doenças sérias, com risco toxicológico. Ela absorve muita poluição e substância ruins na água, e isso se acumula em seus corpos ao longo dos anos (as tartarugas vivem bastante). Então, uma mordidinha dela deve ser bem avaliada por um profissional.
Falamos sobre a mordida da tartaruga, mas esse não é um animal perigoso assim. É preciso, sim, saber que a possibilidade existe, mas ela não é tão comum. Vamos conhecer agora os cuidados que devem ser tomados com esse bichinho, caso esteja pensando em adotá-lo.
Divididas em aquáticas e terrestres, elas não oferecem riscos aos tutores, exceto em casos extremos como vimos aqui. Para viverem bem, precisam de:
A tartaruga precisa de água para viver, não é mesmo? Por isso, deve morar em um aquário espaçoso que comporte seu tamanho durante todo o crescimento. Não esqueça que ela também necessita de um pouco de terra às vezes. Então, o ambiente precisa ter os dois.
Peixe cru e rações podem ser a melhor pedida para a refeição do bichinho. Ela precisa ter todas as vitaminas e nutrientes ideais para o seu bem-estar. O melhor é conversar com um especialista e definir a dieta adequada para o pet. Para aquelas que são terrestres, água não pode faltar!
Jamais deixe o habitat da sua tartaruga longe de iluminação e ventilação natural. A água precisa estar com a temperatura entre 25 ºC a 30 ºC para que ela possa se sentir confortável.
Se a sua tartaruga for terrestre, o melhor lugar para ela viver é dentro de um terrário. Possua todas as licenças para ter um pet desse porte e jamais alimente o mercado de tráfico de animais!
Aqui, no blog da Petz, você pode encontrar conteúdos sobre esse bichinho. Além da mordida de tartaruga, você vai saber sobre o dia a dia e mais cuidados. Se quiser comprar tudo que seu amigo precisa, visite o nosso pet shop on-line e aproveite todas as ofertas!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…