Alguns animais são considerados semiaquáticos, por isso, é necessário promover o bem-estar em um ambiente adequado. Nesse caso, um aquário para tartaruga-tigre-d’água pode ser uma boa escolha, desde que algumas adaptações sejam feitas no objeto.
Se você tem uma tartaruga-tigre-d’água e quer adaptar um aquário para ela, continue lendo. Separamos um passo a passo e trouxemos algumas curiosidades sobre esse animal.
Se você deseja um aquário para tartaruga-tigre-d’água, lembre-se de proporcionar o melhor ambiente para ela crescer e se desenvolver. É necessário que o aquário receba luz solar.
Isso porque, apesar de ser um animal de sangue frio, precisa ser aquecido. A temperatura deve variar entre 28°C e 29°C. Se não houver um local com sol direto, utilize lâmpadas aquecedoras próprias para répteis no aquaterrario para tartaruga-tigre-d’água.
A cascuda prefere se alimentar em ambientes aquáticos, onde também procura refúgio. A comidinha fica boiando na superfície da água, chamada de rações flutuantes.
É possível obter o aquário para tartaruga a partir de um modelo para peixes. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra aquaterrarios já prontos e adequados para o crescimento saudável do animal.
Nesses modelos, é possível que a tartaruga transite do ambiente aquático para o meio externo sem dificuldade. Isso porque esses recipientes contam com uma plataforma de inclinação.
A iluminação também é essencial no terrário para tartaruga. Assim como os humanos, esse pet precisa de vitamina D para o fortalecimento dos ossos. No entanto, fique atento à temperatura e ao tempo máximo permitido. Isso porque tanto a falta de sol quanto o excesso podem causar danos ao casco do animal. Um total de 6 horas é o suficiente. O período mínimo é de 15 minutos por dia.
Considerações sobre a limpeza do aquário para tartaruga-tigre-d’água devem ser avaliadas, dado que a falta de higienização adequada pode tornar a água tóxica. Nunca coloque água direto da torneira. Em vez disso, aqueça e prepare o líquido com condicionadores anticloro, próprios para aquários.
Conhecendo os acessórios do aquário para tartaruga-tigre-d’água, considere o tamanho do recipiente, visto que isso impacta diretamente a qualidade de vida do bichinho.
O melhor modelo de aquário é aquele em que o pet possa circular tranquilamente. Para evitar trocas desnecessárias, compre um item grande, em que o pet se sinta confortável durante toda a vida. Se você possui mais de uma tartaruga-tigre-d’água, não deixe de considerar isso na hora de obter o produto.
Por ser um animal silvestre, é necessário autorização do Ibama para ter esse tipo de tartaruga. Portanto, não aceite doações, nem compre de lugares não autorizados, pois, além de colocar em risco a vida dessa espécie, você pode compactuar com o tráfico de animais.
Lembre-se que a tartaruga-tigre-d’água vive mais de 100 anos e precisará do seu cuidado durante todo esse tempo. Só adote se tiver certeza que poderá se dedicar ao réptil sem se arrepender.
Além disso, não deixe de levar o pet para check-ups periódicos com um médico-veterinário. Só um especialista pode confirmar se o seu amigo cascudo está bem e quais são os cuidados necessários para mantê-lo com a saúde em dia.
Se você deseja comprar um aquário para tartaruga-tigre-d’água ou até acessórios de decoração, rações, medicamentos e outros itens, não deixe de contar com a Petz. São centenas de produtos que atendem às necessidades do animal.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…