Você vai se apaixonar pelo porquinho-da-índia peruano! Ele é uma ótima companhia e é bastante amigável. Esse pequeno animal de estimação adora explorar e, como todo roedor, roer!
O porquinho-da-índia peruano é um pet que não dá tanto trabalho quanto os pets comuns e, ainda por cima, é inteligente. Ele aprende truques com muita facilidade. Quer saber mais? Continue nos acompanhando!
O porquinho-da-índia peruano é considerado um porquinho médio. Ele mede em torno de 25 cm e pesa de 700 g a 1 kg. Suas orelhas são arredondadas e lembram uma pétala de rosa.
Seu focinho é um pouco mais curto do que o dos outros porquinhos-da-índia. Seus olhos são arredondados e grandes. O corpo desse porquinho é alongado e, no geral, as ancas são bastante robustas.
A pelagem do porquinho-da-índia peruano é sua característica mais marcante! Ela é longa e sedosa, indo desde o topo de sua cabeça até o chão. Um pequeno redemoinho na testa faz com que os pelos dessa região formem um lindo topete no dentucinho!
Ele também pode ter um redemoinho nas costas, o que o deixa com a aparência um pouco mais alta. As cores são variadas: existe o porquinho-da-índia peruano branco, preto, marrom, bege, albino, bicolores e tricolor.
Para cuidar dessa linda pelagem, é preciso escová-la diariamente para evitar que os nós se formem, aparando as pontas para que não fiquem muito compridas. Além disso, é preciso saber como dar banho em porquinho-da-índia, pois a frequência não é a mesma que a de um cão, por exemplo.
Como os pelos desse pequeno roedor são muito longos, ficam se arrastando pelo chão, por isso, seu ambiente deve ser muito bem higienizado. Habitue o dentucinho aos manejos da pelagem desde cedo. Se quiser aprender como banhar o porquinho, clique aqui.
Como todo bom roedor, o porquinho peruano se reproduz com bastante facilidade. A fêmea é capaz de ter filhotes já aos dois ou três meses de idade. Ao longo de um ano, ela pode ter de seis a quatro gestações.
Sua gestação dura em torno de dois meses, e ela pode ter de cinco a oito bebezinhos cabeludos. Por isso, se estiver pensando em ter dois desses porquinhos, pense bem se vai querer um casal!
Esse porquinho é muito curioso e ativo, mas, como todos da sua família, é um pouco tímido. Pensando nisso, cuide para que ele tenha um ambiente calmo e tranquilo para onde possa ir quando precisar se refugiar. É importante que ele tenha uma rotina bem estabelecida para se sentir seguro.
Ainda falando sobre a personalidade desse pet, você sabia que ele é uma ótima companhia para crianças? O porquinho adora brincar e é muito bom em achar petiscos escondidos em sua toca!
O que porquinho-da-índia come? O porquinho-da-índia é herbívoro, ou seja, ele se alimenta de vegetais. Assim, uma ração para porquinhos-da-índia de boa qualidade fornece todos os nutrientes que ele precisa.
Além disso, o porquinho-da-índia peruano precisa comer feno diariamente. Isso é imprescindível para o correto desgaste dos seus dentes. O feno é rico em fibras, tudo que o dentuço precisa para manter seu intestino funcionando bem.
Cuidado com a quantidade de alimento que você fornece para ele. O porquinho peruano é muito glutão e pode acabar com sobrepeso ou obeso se a comida for oferecida à vontade. À vontade, só água e feno!
Os porquinhos-da-índia não fabricam a vitamina C sozinhos. Dessa forma, é preciso que a vitamina seja fornecida por meio da dieta. No geral, as rações a possuem em nível adequado, mas dar uma ou duas folhas de couve pode ser benéfico.
A gaiola do porquinho deve ser mantida sempre bem limpa. Por isso, troque a cama sempre que necessário. Retire as fezes e a urina duas a três vezes ao dia para garantir que o nível de amônia não afete o sistema respiratório do pet.
Uma vez na semana, retire todos os potes e tocas, e lave bem com água e sabão, enxugando tudo antes de repor na gaiola. Sempre vistorie em busca de pontas metálicas e ferrugem para que o porquinho não se machuque.
O tempo de vida do porquinho-da-índia peruano é de cinco a oito anos. Ele é bastante resistente, mas como qualquer roedor, é preciso ficar de olho no desgaste de seus dentes. Qualquer alteração dentária faz com que ele fique estressado, coma menos e fique sujeito a ter outras enfermidades.
Outro problema comum aos porquinhos-da-índia é o cálculo urinário (pedra na bexiga). Isso acontece por predisposição genética ou por alimentos com alta concentração de cálcio. Os sintomas são vocalização para urinar, presença de sangue na urina ou ausência de urina no banheirinho.
Uma doença que acomete com frequência os cães e pode afetar os porquinhos-da-índia é a tosse dos canis, causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Por isso, só deixe seu porquinho ter contato com cães vacinados contra essa enfermidade.
Interessou-se pelo porquinho-da-índia peruano? Então, não perca tempo e venha preparar o enxoval do seu novo amiguinho nas lojas da Petz! Aqui, você encontra tudo que ele precisa para crescer saudável e feliz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…