O rato twister (Rattus novergicus) também é chamado de rato doméstico, mercol e ratazana doméstica. É uma espécie diferente da do rato marrom ou rato de esgoto (Rattus rattus) . Ambos fazem parte da família Muridae, diferente da família dos hamsters (Cricetidae). Assim sendo, o rato twister pode comer ração de hamster ou outro roedor?
Apesar de terem a mesma origem, o rato selvagem e o rato de estimação foram separados há muito tempo, quando o primeiro foi levado para laboratórios e criado como animal de experimentação. Com o tempo e com a seleção artificial de características desejáveis aos seres humanos, ele foi ficando mais dócil e livre da maioria das doenças que tinha.
Não é só a docilidade que faz o twister ser diferente do rato selvagem: a seleção genética e cruzamentos nos laboratórios fez dele um animal mais colorido. É possível encontrar twisters de diversas cores, como branco, bicolor, tricolor, preto e albino.
A base da alimentação do rato twister é a ração. Existem poucas marcas que fazem rações próprias para a espécie. Por isso, uma dúvida bastante comum entre os tutores é se o rato twister pode comer ração de hamster.
A resposta para essa pergunta é não. Apesar de ambos serem roedores, as exigências nutricionais são diferentes. Então, procure comprar uma ração específica para o rato twister. Na falta dela, não dê ração de hamster. É possível fornecer alimentos naturais para o pet.
O rato twister é onívoro. Por isso, a alimentação deve ter ingredientes de origem vegetal e animal, como frutas, verduras, legumes, larvas de insetos e ovo cozido. Ele come tudo que é ofertado, então, tome cuidado com frituras, doces, embutidos e leite e derivados, que não são indicados na dieta de roedores.
Além disso, existem alimentos que, mesmo naturais, podem fazer mal ao roedor. Veja a lista abaixo para escolher os ingredientes do cardápio e saber o que rato twister pode comer, evitando:
A ração para rato twister deve ser livre de substâncias transgênicas, conter uma boa variedade de cereais, grãos integrais e proteínas de alta qualidade em pellets de tamanho adequado para a boquinha do dentuço.
Os petiscos para o roedor devem possuir quantidades adequadas de nutrientes. O teor de gordura ideal é de até 8%. Na embalagem do produto, você encontra essa informação, como a porcentagem de extrato etéreo. Leia com atenção para oferecer produtos de qualidade e aumentar a expectativa de vida do pet.
As fibras são importantes na alimentação do rato twister, mas, em excesso, podem fazer mal. Por isso, não forneça petiscos para animais herbívoros, como coelhos e chinchila, que necessitam de muito mais fibra.
Cuidado com a quantidade de açúcar! O petisco do rato twister não deve conter mais que 5% desse ingrediente. Em excesso, pode causar obesidade e, com o tempo, diabetes.
Os corantes já não existem mais em rações de qualidade para cães e gatos. No entanto, alguns petiscos para o rato twister ainda possuem essas substâncias como forma de atrair os tutores. Fuja delas, já que causam insuficiência hepática.
Os dentuços adultos que comem a ração específica para a espécie não devem receber proteínas de origem animal, pois essa necessidade já é suprida pela ração. Procure os petiscos sem proteína ou com baixo teor dela. Já os filhotes de até quatro meses podem comer proteína de origem animal, desde que não passe de 10%.
Assim como falamos, o rato twister não pode comer ração e nem petisco de hamster,. Leia as embalagens com atenção antes de oferecer a guloseima ao pet.
Agora que você já sabe se o rato twister pode comer ração de hamster, como escolher o petisco e quais alimentos são proibidos para o pet, cuidar da alimentação dele vai ficar bem mais fácil.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre o tema “rato twister pode comer ração de hamster” ou como cuidar dele da melhor forma, procure uma loja da Petz e converse com nossos especialistas em roedores!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…