Você passou a infância inteira assistindo a Tom e Jerry, e vendo que Jerry, o ratinho, era simplesmente louco por queijos! Na realidade, será que rato pode comer queijo ou isso é pura fantasia? Para descobrir, continue lendo!
Se alguém pudesse perguntar se rato gosta de queijo ao próprio ratinho, a resposta mais provável seria que não. Os próprios dentucinhos demonstraram isso em um experimento.
Esse estudo permitiu que os ratos escolhessem, eles próprios, o que queriam comer. Estavam à disposição diversos grãos, frutas frescas e secas, comidas enlatadas, embutidos e alguns tipos de queijos.
A pesquisa do Dr David Holmes descobriu que os ratos gostam mesmo é do sabor adocicado de alguns alimentos. Por isso, deixaram o queijo de lado e foram se alimentar daquilo que encontram na natureza e estão acostumados a comer.
Eles escolheram não comer queijo, mas se o alimento for oferecido, será que vai ser consumido? Muito provavelmente sim, entretanto isso não quer dizer que rato pode comer queijo. Os humanos são os únicos mamíferos que continuam a tomar leite depois do desmame e o leite de outras espécies animal.
Durante seu desenvolvimento, os filhotes mamíferos deixam de se alimentar com o leite materno e param de produzir a enzima lactase, que digere a lactose, açúcar presente no leite. Por isso, ao comer o queijo, eles podem ter diarreia. Então, ao ver o desenho animado com o rato comendo queijo, saiba que isso só vale para obras fictícias.
Não se sabe ao certo a origem dessa crença popular, mas, com certeza, os diversos desenhos animados que mostram os ratinhos fazendo de tudo por um pedaço de queijo perpetuaram a ideia de que rato pode comer queijo.
Se você está se perguntando se o rato twister pode comer queijo, a resposta também é não. Embora seja um rato domesticado, isso é recente. A dieta dele permanece igual à dos ancestrais selvagens, portanto, sem queijo!
A lista de o que o rato come é extensa, afinal, o peludinho é onívoro, ou seja, pode se alimentar tanto de produtos de origem animal quanto vegetal. No entanto, apesar de ser de origem animal, o queijo é um alimento processado e, como tal, não deve ser dado para nenhum bichinho.
Então, o que os ratos gostam de comer são os alimentos que eles encontrariam na natureza: grãos, frutas, legumes, verduras, carnes, ovo cozido e larvas de insetos, principalmente do tenébrio.
Agora que você já sabe que não é verdade que rato pode comer queijo, veja uma lista de alimentos proibidos para o pet. Você já sabe que os embutidos e os industrializados não devem ser oferecidos.
Não é à toa que esses pequenos animais são chamados de roedores. O ato de roer é de extrema importância para a saúde dos dentes e da mente desses pets. Por isso, use e abuse do feno!
O feno promove o desgaste ideal dos dentes dos roedores, cujos incisivos crescem sem parar, por isso precisam ser desgastados o tempo todo. Além disso, ele contém a quantidade de fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino dos ratinhos.
Quando o tutor escolhe cuidadosamente o feno, o pet se mantém entretido, ficando mais calmo e longe do estresse. O material também é usado pelo rato para fazer uma cama, aquecendo-o.
O feno pode ser feito de diversos tipos de plantas, gramíneas, leguminosas e ervas. Por isso, pode ser que o rato não goste de uma ou outra marca do produto, mas não desista, pois, com o feno, o pet é mais saudável e feliz.
Já falamos bastante sobre a alimentação do dentucinho. Que tal conhecer um pouco sobre a vida desse intrigante pet?
Desfizemos o mito de que rato pode comer queijo? A ração ideal, o feno mais gostoso e os brinquedos que seu pet precisa estão nas lojas da Petz! Visite-nos e aproveite nossas promoções!
Ninguém gosta de ver alguém querido doente, não é? E, no caso dos pets, há…
Cuidar do seu pet pode ser muito mais simples do que parece, mesmo para aqueles…
A vacina FeLV protege os gatos contra o vírus da leucemia felina. É importante que…
A romã é uma fruta que chama atenção pelo visual das sementes vermelhas e pelo…
Quem tem um cachorro em casa sabe: só o passeio diário nem sempre dá conta…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Muita gente me pergunta: o que fazer ao encontrar…