Cuidar dos companheiros do reino animal, independente da espécie, é saber quais são as preferências e exigências deles, inclusive alimentar. Afinal, a saúde começa pela boca, não é mesmo?Se você tem um roedor em casa, sabe se rato pode comer pepino?
Apesar de o pepino ser um vegetal, é preciso verificar se ele pode ser incluído na alimentação do rato. Afinal, antes de dar algo que não se tem conhecimento, é importante conhecer as restrições.
Está em dúvida sobre o que rato come? Podemos ajudar! Para você não errar na escolha da alimentação do seu roedor, explicamos, a seguir, se o rato pode comer pepino, além de contar quais alimentos devem ficar longe do companheiro animal. Dê uma olhada!
Pepino é um problema para roedores?
Assim como outros vegetais de folhas verdes, o pepino está na lista de alimentos permitidos para os roedores. Inclusive, ele é muito recomendado por especialistas, já que traz diversos benefícios para a saúde do bichinho.
Rico em potássio, o pepino ajuda a fortalecer os músculos dos roedores, dando mais flexibilidade, e promove mais elasticidade às células que compõem a pele. Além disso, é indicado para ratinhos que estão de dieta para evitar o sobrepeso por ser pouco calórico. Interessante, não é mesmo?
Pele do pepino
O rato pode comer pepino com a casca, já que ela é digerida pelo sistema digestivo do animal. Porém, se o ratinho não gostar da casca, seja por estar áspera, seja por estar emborrachada, mudando o sabor, pode deixar ele comer somente a parte principal do vegetal.
A forma de dar o pepino ao animalzinho fica ao seu critério. Afinal, as chances de que o seu roedor passe mal com o alimento são poucas, já que o vegetal é extremamente benéfico à saúde.
Quais legumes e vegetais são indicados para os ratos?
A regra é que rato pode comer pepino, abobrinha, aspargos e cenouras, mas a alimentação não se limita a isso. Rabanetes, pimentão e salsa também são ótimas adições à dieta do seu ratinho. Além disso, a lista de vegetais e legumes que os roedores podem comer só aumenta:
- batata cozida;
- couve-nabo;
- milho;
- couve-flor;
- cenoura;
As frutas também podem ser incluídas na dieta do seu roedor. Por isso, se quiser, pode oferecer: banana, maçã, pera, morango e melão. Assim, dê um mimo sempre que quiser, sem prejudicar a alimentação. Não se esqueça de remover as sementes!
É melhor evitar o excesso!
Na natureza, os ratos não possuem restrições e comem o que querem. Para ratos domésticos cativos, isso não funciona. Em cativeiro, é preciso ter cuidado na oferta de alimentos para manter um equilíbrio na dieta em prol da saúde e da vida longa dos animais.
Por isso, além da ração, que deve ser oferecida todos os dias, qualquer outro alimento deve ser dado com moderação. Nesse caso, a lista inclui algumas sugestões:
- manga: como uma fruta cítrica, possui d-limoneno, que pode danificar os rins dos ratos machos, por isso, cuidado;
- alimentos pegajosos: especialmente os mais grossos, como manteiga de amendoim, podem causar asfixia. Assim, ofereça pequenas porções e apenas quando estiver por perto;
- água fluorada ou clorada: o flúor pode causar alguns danos cerebrais nos ratos, além do cloro ser tóxico. Dessa forma, prefira sempre a água da torneira filtrada ou água engarrafada para o seu rato doméstico.
Alimentos tóxicos para os ratos
Alguns alimentos podem até participar da dieta do seu ratinho, mas, se oferecidos em excesso, podem causar problemas. Assim, crie uma lista com as restrições alimentares do seu bichinho.
Assim como existem comidas que fazem mal se forem ingeridas muitas vezes, há outras que devem ser retiradas da dieta do seu roedor. Isso porque, mesmo em pouca quantidade, podem causar problemas sérios de saúde ou levar seu bichinho à morte.
A seguir, separamos uma lista com os principais alimentos não indicados. Assim, fica mais fácil saber quais você não deve deixar o seu ratinho chegar perto para não causar problemas:
- álcool: deprime os órgãos e pode causar a morte;
- bananas verdes: inibem as enzimas digestivas de amido;
- feijão cru ou seco: é um antinutriente tóxico, que destrói a vitamina A e as enzimas essenciais para digerir proteínas e amido;
- queijo azul: não é digerido pelos ratos;
- insetos: podem carregar alguns parasitas e doenças internas;
- batata-doce crua: contém compostos que formam cianeto no estômago;
- alcaçuz: causa intoxicação neurológica.
E aí? Depois deste conteúdo, você já sabe que rato pode comer pepino e, de bônus, conheceu as comidas que devem estar longe do seu animalzinho. Agora, se você quiser encontrar mimos feitos para ratos, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira o nosso catálogo com produtos incríveis.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário