Você tem um ratinho doméstico em casa, mas não sabe bem como alimentá-lo? Não se preocupe! Hoje, vamos falar se rato pode comer couve e outros alimentos e como manter o pet em forma.
O rato de estimação (Rattus norvegicus), também chamado de twister ou mercol, é onívoro: se alimenta de proteínas de origem animal e vegetal. A conclusão mais óbvia seria que ele pode comer de tudo! Porém, não é bem assim. Vários tipos de comidas não podem ser dadas para ele.
Saber o que rato come pode auxiliar na escolha de alimentos que podem contribuir com a saúde do seu animal, como por exemplo: os que ajudam a melhorar o sistema imunológico, os que mantém o bom humor, os que diminuem o cansaço, os que reduzem o estresse, os que melhoram a qualidade do sono, os que previnem o envelhecimento precoce, os fornecem a energia necessária para as atividades do dia a dia, entre outros.
A dieta do rato doméstico pode ser feita de duas formas: baseada na ração extrusada complementada com petiscos industrializados e naturais ou feita somente com alimentos naturais. Em ambos casos, o rato pode comer couve.
A melhor alimentação para o pet é aquela que nutre bem o animal e se adapta ao estilo de vida do tutor, baseada em produtos de qualidade. A alimentação natural não deve ser feita com a mesma comida que o tutor consome, por causa dos temperos (cebola e alho) e alimentos processados.
Os ratos de laboratório, dos quais os roedores de estimação descendem, são alimentados somente com a ração extrusada. Ela é completa, balanceada e satisfaz as necessidades nutricionais.
Nessa modalidade de alimentação do rato, ele come uma quantidade menor que aquela recomendada pelo fabricante da ração. Para complementar as necessidades calóricas diárias, alimentos naturais são oferecidos.
No geral, os criadores recomendam 80% de ração e 20% de frutas, legumes e vegetais variados. Além de ajudar na nutrição, esses alimentos entretêm os animais. É possível dar uma novidade a cada refeição e isso deixa os ratos sempre atentos para descobrirem qual é a surpresa do dia.
A alimentação natural do rato de estimação é muito diferente da dos cães e dos gatos. Ela tem como base a granola sem açúcar, que fica disponível boa parte do dia. Os complementos naturais são fornecidos duas vezes ao dia. Como o rato pode comer couve, ela entra na lista desses complementos.
Caso opte por essa modalidade de alimentação, procure um veterinário especialista em nutrição de roedores para obter a dieta. Não existem muitas informações a respeito das calorias diárias necessárias para o pet, muito menos sobre como suplementar as vitaminas, os minerais e os aminoácidos.
Além das frutas, dos legumes e das verduras, o pet precisa receber alimentos ricos em proteína animal. Isso é essencial na alimentação dos ratos de estimação. Inclusive, as futuras mamães precisam de mais proteína que um rato adulto para a boa formação dos bebês.
A clara do ovo cozido é uma excelente fonte de proteína e pobre em calorias. A gema possui a maior quantidade de calorias, colesterol e gorduras. Nunca forneça o ovo cru, pois ele pode conter microrganismos patógenos, como Salmonella sp.
Assim como o ovo cru, as carnes também podem conter bactérias que fazem mal ao rato de estimação. Por isso, só as forneça nesse estado se conhecer a procedência. Caso contrário, é possível cozinhar ou grelhar as carnes antes do consumo. Mas lembre- se: sem tempero!
Essa técnica consiste em congelar a carne para prevenir a proliferação de microrganismos no alimento cru. No geral, todas as carnes para consumo humano passam por esse procedimento antes de irem para a venda em açougues e mercados.
Dessa forma, caso deseje oferecer as carnes cruas com segurança, congele-as por pelo menos cinco dias antes de fornecê-las aos roedores. Para o descongelamento, deixe-as na geladeira de um dia para o outro. Ao manipular esses alimentos, tome cuidado para não contaminá-los.
Limpe bem a superfície em que irá cortar as carnes cruas. Jogue um pouco de vinagre de maçã sobre o alimento. Não a deixe fora da geladeira por mais que 30 minutos. O que sobrar deve ficar na geladeira por no máximo 24 horas. Não recongele.
Como dissemos, o rato pode comer couve. Ela é rica em vitaminas do complexo B, A, C e K, ácido fólico, ferro, cálcio, magnésio e potássio. Possui poucas calorias, melhora a imunidade do pet, controla o colesterol “ruim”, promove a boa coagulação do sangue e previne alguns tipos de tumores.
Que uma dieta inadequada causa problemas, todo mundo sabe. Porém, quais problemas causados pelo desequilíbrio dos nutrientes são mais comuns no rato doméstico? Confira abaixo:
O mundo dos ratinhos é bem interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe que o rato pode comer couve e outros alimentos, que tal visitar uma das lojas da Petz e conhecer nossos produtos para os ratos domésticos? Você vai adorar as novidades!
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…
Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…
Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…