Quando o assunto são os pets, é muito difícil escolher qual é a característica que mais se destaca entre eles, como o carisma e a beleza. No entanto, a pelagem pode ser um fator que chama a atenção de muitos, sendo o caso de diversos tipos de raça de cachorro peludo.
Inclusive, a característica faz com que pareçam verdadeiros bichinhos de pelúcia. Tanto é que as raças de cachorro pequeno e peludo costumam ser favoritas entre tutores de todas as idades. No entanto, a família humana deve estar atenta aos cuidados necessários com a pelagem desses cachorros.
Pensando nisso, neste conteúdo exclusivo, separamos informações sobre os diferentes tipos de raça de cachorro peludo, as principais características e as curiosidades sobre eles. Confira abaixo.
Uma das raças mais conhecidas de cachorro peludo é o Lulu da Pomerânia. Com uma pelagem invejável, é um dos cachorros que adoram companhia e são extremamente carismáticos. Como é de pequeno porte, consegue se adaptar facilmente a ambientes menores, sendo uma ótima opção de pet para quem mora em apartamento.
Os primeiros cachorros dessa raça vieram do extremo Norte da Alemanha, em um território onde atualmente encontra-se a Polônia, que acompanha o nome da raça do cachorro, de Pomerânia.
Essa raça de cachorro peludo é bastante enérgica e deve sempre se exercitar em passeios. O peso médio de um Lulu da Pomerânia é de 4 kg, enquanto a altura é de 22 cm. A expectativa de vida da raça é de 16 anos. A pelagem do pet é um grande destaque, comparada com um leão.
Outra raça de cachorro peludo bastante conhecida é o Husky Siberiano. Embora não seja uma das raças mais indicadas para regiões com climas quentes, como o Brasil, é bastante vista no país e uma das favoritas entre os tutores.
Considerado um cão de porte médio, o Husky Siberiano possui altura de 60 cm e peso que chega a 28 kg. A expectativa de vida pode alcançar 15 anos. Apesar da aparência robusta, essa raça é extremamente amigável e adora companhia.
Como o Husky Siberiano é uma raça de cachorro peludo específica para a neve, as patas possuem pelos entre os dedos, para proteger a sola. Além disso, uma curiosidade do Husky é que ele consegue sobreviver em temperaturas de até -30ºC, devido à dupla pelagem, que o protege do frio.
Conhecido por ser bastante esperto e ágil, o Border Collie também se destaca por ser uma raça de cachorro peludo. Ele se adapta muito bem às rotinas de trabalho e é um ótimo cão de guarda.
O Border Collie é considerado um cachorro de porte médio. O peso da raça chega a 20 kg, e a altura é de 55 cm. Por isso, uma rotina de exercícios é fundamental para a qualidade de vida do cachorro. O Border Collie possui uma expectativa de 15 anos.
A raça possui uma pelagem longa, geralmente preta e branca. A mescla de cores ganha evidência com os pelos macios, que deixam o cãozinho ainda mais simpático.
Com uma elegância que chama a atenção de todos, o Chow Chow é uma raça educada e calma. Esse cachorro é conhecido pela aparência semelhante a de um leão.
Quem escolhe adotar um Chow Chow precisa conhecer mais sobre o porte físico do futuro amiguinho. A raça possui um peso médio de 20 kg, altura de 55 cm e expectativa de vida de 15 anos.
No entanto, a pelagem do Chow Chow necessita de cuidados especiais. Como é longo, felpudo, denso e reto, o recomendado é realizar escovações diárias para evitar nós, que podem gerar incômodo aos pets.
Entre as raças de cachorro peludo mais populares, podemos citar o Poodle. Essa raça possui algumas particularidades, como é o caso da inteligência. O Poodle adora brincadeiras e é um ótimo companheiro para o tutor.
Diferentemente de outras raças, o Poodle possui quatro portes: grande, médio, anão e toy. O peso médio é de 23 kg, e a altura é de 60 cm. Além disso, o Poodle possui uma expectativa de vida de 18 anos.
Apesar de tradicionalmente ser reconhecido pela pelagem enrolada, os pelos do Poodle podem crescer bastante, por isso, os tutores devem se atentar aos cuidados necessários. A pelagem da raça pode apresentar diversas cores, como preto, branco, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado.
Agora que você conheceu alguns exemplos de raça de cachorro peludo, que tal acompanhar outros conteúdos exclusivos sobre saúde animal e bem-estar aqui, no blog da Petz? Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…