Se você é tutor de um gato, deve saber da importância de telar as janelas e as portas. Afinal, o animal é mestre em escapar para caçar e explorar os arredores. Quando o bichano consegue fugir, é normal ficar preocupado, pensando em quando ele vai voltar. Nesse caso, quantos dias um gato pode ficar desaparecido?
Se você quer saber a resposta para essa pergunta, já passou ou está passando por uma experiência semelhante. Quando o gato desaparecido demora tanto para voltar, é normal se perguntar se ele se perdeu e se está bem.
Neste post, responderemos a essa e outras perguntas. Portanto, se você quer saber como encontrar um gato perdido, veio ao lugar certo. Leia o artigo para obter informações essenciais sobre o assunto.
Os gatos podem desaparecer por várias razões. Eles podem se assustar e fugir ou se perder enquanto exploram a vizinhança. Em alguns casos, eles podem até ser roubados por alguém que deseja um novo animal de estimação.
Além disso, gatos não castrados desaparecem porque fogem para “namorar”: ficam alguns dias fora e voltam para casa sozinhos. Então, quantos dias um gato pode ficar desaparecido? Não é possível responder a essa pergunta com exatidão, pois esse tempo pode variar de acordo com cada situação.
Aliás, os pets são inteligentes e, mesmo se estiverem perdidos, muitas vezes, conseguem encontrar o caminho de volta para casa por conta própria. De fato, existem relatos de gato perdido que retorna ao lar meses depois.
Entretanto, se o gato sumiu há vários dias e ainda não retornou, é hora de começar a buscar ajuda para encontrá-lo. Há várias coisas que você pode fazer para encontrar o felino. Veja algumas opções.
Como encontrar gato perdido? Quando ele desaparecer, o mais importante é permanecer calmo e pensar aonde ele pode ter ido. Quanto mais tempo você esperar, mais difícil será encontrá-lo. Comece procurando na sua rua. Depois, no bairro todo. Além disso, há algumas coisas que você pode fazer para aumentar as chances de encontrar o gato rapidamente.
Se o pet estiver por perto, existem grandes chances dele ouvir o barulho da latinha de comida preferida. Quanto mais forte e característico for o cheiro, haverá mais chances do bichano ir ao seu encontro. Assim, saia em busca do gato com uma comida muito saborosa em mãos.
Espalhe panfletos pelo seu bairro, vá em comércios, clínicas veterinárias e abrigos de animais para perguntar se viram o gato. Você também pode publicar um post nas redes sociais. Marque seus amigos para compartilharem a postagem. Assim, você alcança mais pessoas e tem mais chances de encontrar o peludo.
Os gatos adoram ficar em locais de difícil acesso, ainda mais se estiverem assustados ou em situação de estresse. Eles são animais de hábitos noturnos. Sendo assim, a chance de encontrá-los em um local com pouca iluminação é bem grande. Então, uma lanterna pode ser uma boa aliada.
Nessa situação, outra coisa a considerar é contratar um detetive especializado em procurar animais de estimação desaparecidos. Esses profissionais têm experiência quando se trata do assunto. Muitas vezes, usam equipamentos e técnicas eficientes para encontrar o pet.
Não há uma resposta definitiva sobre quantos dias um gato pode ficar desaparecido e viver sem o tutor. Porém, acredita-se que o felino possa sobreviver por até um mês sem comida ou água. Se ele estiver fora há mais tempo que isso, é possível que esteja se alimentando de alguma forma.
Por isso, há sempre uma chance do seu amigo de quatro patas aparecer algum dia! Continue procurando e, quando ele aparecer, tome alguns cuidados para ele não escapar novamente.
Então, o que fazer quando o gato finalmente voltar para casa? A primeira coisa é tomar medidas para o bichano não desaparecer novamente. É preciso telar as janelas da casa. Se elas já estão com proteção, procure onde o felino pode ter escapado para resolver o problema.
Outra ótima dica é microchipar o gato para ele ser facilmente identificado caso escape novamente. Uma alternativa mais simples é colocar uma coleira com placa de identificação no bichano. Nela, é possível informar o endereço e o número de telefone para contato.
É muito importante levar o gatinho ao veterinário depois de ele ter passado algum tempo na rua. Afinal, ele pode ter precisado se alimentar de comidas impróprias para sobreviver, ter se machucado de alguma forma ou pode ter contraído doenças contagiosas de outros animais.
Agora que você já sabe quantos dias um gato pode ficar desaparecido, a situação pode se inverter, e você encontrar um animal perdido. Então, vamos dar algumas orientações sobre o que fazer.
Se o gato não parecer ferido ou assustado, você pode tentar aproximá-lo, oferecendo comida ou água. Se ele estiver receptivo, traga-o para dentro de casa e coloque-o em uma sala com comida, água e caixa de areia.
Caso ele esteja assustado ou não queira se aproximar, não tente forçá-lo. O ideal é pedir ajuda de uma ONG ou de um abrigo de animais da sua região. Eles podem fornecer lar temporário até encontrarem o dono.
Em resumo, o mais importante não é saber quantos dias um gato pode ficar desaparecido, mas que a fuga deve ser evitada e rapidamente solucionada. Se gostou deste conteúdo, não deixe de dar uma olhadinha em outros textos no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…