Categories: Pets

Praias pet-friendly: saiba onde levar seu cachorro

Do melhor amigo do homem ao filho de quatro patas, ninguém mais quer sair de casa, principalmente viajar se não estiver na companhia do peludo. Afinal de contas, ele também faz parte da família! Para não ter nenhum tipo de incômodo por conta do cãozinho, praias pet-friendly são as melhores alternativas.

Ainda que na maioria das praias ainda seja proibida a presença de animais, muitas prefeituras já entenderam que já não é mais opção deixar o pet para trás quando o tutor vai passar o dia na praia, dar uma caminhada ou ficar vários dias longe de casa. Dessa forma, agora é possível fazer esse passeio sem ser incomodado. Veja como!

O conceito pet-friendly

Essa expressão ainda é novidade para alguns tutores. Afinal, o que é pet-friendly? Em tradução livre do inglês, “pet-friendly” significa “amigável para pets”. Isso quer dizer que determinado local aceita que cachorros, gatos ou outros animais frequentem o ambiente.

Via de regra, esses estabelecimentos (restaurantes, hotéis, pousadas, shoppings e também praias) dispõem de estrutura necessária para receber esses animais. Por exemplo, em um restaurante, determinada área é para os tutores e seus pets. Assim, ambos aproveitam o momento de descontração.

Os estabelecimentos geralmente também dispõem de uma equipe treinada, bebedouros, saquinhos para remover as fezes e lixeiras para esse fim. Já as praias que aceitam cachorro não irão ter necessariamente toda essa estrutura.

Como de costume, não pode haver animais na praia — as praias pet-friendly somente liberam a presença deles, ficando sob a responsabilidade dos tutores recolher os dejetos, fornecer hidratação e também garantir a segurança do pet, dos outros animais e pessoas à sua volta.

Por que nem todas as praias aceitam cachorro

Esse assunto gera muitas discussões. Há quem defenda que os peludos podem frequentar, outros acreditam que há riscos. Nem todas as praias são pet-friendly, porque as fezes dos animais podem transmitir doenças para os seres humanos.

Como nem todos os tutores se preocupam em vermifugar seus peludos com a frequência correta ou mesmo antes de ir à praia, e ainda por cima não recolhem as fezes dos animais, acabam colaborando para a disseminação de parasitas.

Além disso, há uma preocupação sobre cães mais agressivos frequentarem a praia e acabarem causando acidentes. Por esse motivo, muitos locais ainda não têm praias pet-friendly.

Quando não levar o cachorro a praia

O tutor mais do que ninguém conhece seu filho de quatro patas. Se ele for um animal mais arisco, talvez estar na presença de outros cães e pessoas não seja confortável para ele. Antes de curtir esse momento com o peludo, procure ajudá-lo a melhorar esse comportamento.

Outro motivo de atenção são os pets que sentem muito calor e não gostam de ficar muito expostos ao sol. Observe o que incomoda ou não o peludo antes de decidir qual tipo de passeio na praia é ideal. Alguns podem passar o dia, entrar na água para se refrescar e tudo mais, outros preferem uma leve caminhada no fim da tarde.

Como preparar meu pet para ir à praia

Para frequentar as praias pet-friendly, informe-se antes. Geralmente, em poucas praias é permitida a presença dos animais. Ainda assim, somente em alguns trechos.

Após estar decidido que a próxima aventura é com as patas na areia, escolha qual praia que pode levar cachorro e prepare o pet! Sempre se certifique com o médico-veterinário o estado de saúde do pet e siga suas orientações. As vacinas também devem estar em dia.

Mesmo que o peludo seja obediente e calmo, sempre tenha a guia a fácil alcance. As praias pet-friendly, além da movimentação de pessoas, também têm animais com diferentes temperamentos. A guia é a segurança de manter o pet sempre por perto, caso ele se interesse por alguma situação longe do tutor.

Escolha horários não tão quentes e fique por pouco tempo. A sensação térmica do cachorro é mais elevada. Ofereça sombra e água fresca em abundância e alimentação. Não se esqueça do protetor solar para cães nas pontas da orelha e focinho e claro, recolher toda a sujeira.

Quais praias são pet-friendly?

Agora que você sabe como funcionam as praias que aceitam cachorro e como se preparar para essa aventura ao lado do seu melhor companheiro, só falta ir ao seu destino.

As praias pet-friendly ganharam espaço em muitas partes do mundo. No Brasil, somente quatro regiões são permitidas por lei. Lembre-se de que ter cachorro na praia não necessariamente quer dizer que estão liberadas. Muitos tutores acabam quebrando as leis municipais. Confira onde o acesso é livre:

  • Santos – SP: Praia José Menino e em horário restrito;
  • São Vicente – SP: Praia dos Milionários;
  • Rio de Janeiro – RJ: todas as praias são liberadas, mas há trechos restritos;
  • Natal – RN – todas as praias liberadas;
  • Pernambuco – todas as praias liberadas.

pode levar cachorro na praia

A cada ano que passa, outras praias pet-friendly surgirão! Fique atento, pois logo você poderá curtir esse momento mágico ao lado do seu melhor amigo sem correr nenhum risco com as leis municipais. No blog da Petz, você encontra mais curiosidades e dicas sobre a saúde e lazer do peludo, confira já!

Paola

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

3 dias ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

6 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

7 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

7 dias ago