Divertidos e brincalhões, os hamsters são ótimos animais para ter como pets. Só de ficar observando o dentucinho lambendo suas mãozinhas o tempo todo já é encantador, e é assim que eles fazem sua própria higiene. Mas será que pode dar banho em hamster?
Assim como os gatos, os hamsters passam longas horas se esfregando e lambendo as patinhas, eliminando boa parte da sujeira presente nos pelos. Ainda assim, pode ficar alguma sujeirinha ou mau cheiro, e é quando o tutor pensa em dar banho no hamster. Confira mais sobre o assunto!
Como os hamsters são capazes de se limpar, não é necessário que eles tomem banho. Entretanto, se estiverem extremamente sujos, um banho pode ser dado, mas com muito cuidado.
Um hamster saudável pode passar a vida inteira sem a necessidade de tomar nenhum banho. Sendo assim, se a gaiola for mantida sempre limpa, renovando o substrato do solo, não é preciso dar banho em hamster.
Pode dar banho em hamster em situações pontuais, como quando ele transita por um local muito sujo acidentalmente e não é capaz de eliminar a sujeira sozinho ou ficar com mau odor. Hamsters que ficam soltos podem transitar por algum cantinho com areia, terra ou até mesmo algum produto tóxico, como produtos de limpeza.
Outro caso em que pode dar banho em hamster é quando ele deixa de se auto-higienizar. Essa é uma situação um pouco mais delicada, pois se o dentuço deixa de se limpar indica que algo não vai bem com sua saúde.
Lamber-se é um comportamento natural desse roedor. Se ele descuidar da sua aparência, é melhor consultar um médico-veterinário. Além do diagnóstico e tratamento para o hamster, pode ser necessário limpá-lo para evitar problemas de pele.
Além disso, somente nessas situações de enfermidade e com permissão e orientação do médico-veterinário é que se pode dar banho em hamster filhote. Lembre-se de que normalmente não é aconselhável esse procedimento, pois além de estressar, pode prejudicar ainda mais a saúde do dentuço.
Como um bom tutor, é importante saber como dar banho em hamster. Nunca sabemos quando o dentucinho pode aprontar alguma, se lambuzando todo ou quando fica doente. Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para higienizar o pet, confira abaixo.
Pode parecer um pouco estranho, mas o método menos estressante para o hamster é higienizar com areia. Isso porque o hamster é oriundo de uma região desértica, praticamente sem água, assim, se adapta para se manter limpo em meio à escassez de água.
A areia utilizada deve ser adquirida em lojas de animais. Procure uma esterilizada, própria para roedores. Coloque em uma vasilha de tamanho suficiente para o hamster entrar e ponha o pet dentro. Ele irá rolar e se esfregar até eliminar boa parte da sujeira, além de se divertir um pouco.
Pode dar banho em hamster utilizando um produto em pó próprio para a espécie. Para isso, despeje o pó em um recipiente e acomode o roedor. Ele irá rolar e se esfregar como se estivesse tomando banho de banheira.
Caso ele não tome banho sozinho, é possível espalhar o pó no corpo dele, sempre evitando a cabeça para não atingir os olhos. Para finalizar, use uma escova para espalhar o produto e remover o excesso.
Em algumas situações o animal não está com o corpo todo sujo ou a sujeira é fácil de remover. Nesses casos pode ser utilizada uma escova macia para eliminar a sujeira ou algo grudado em uma região do corpo. Nesses casos, basta cortar os pelos com cuidado e auxílio de um tesoura.
Se o hamster não utilizou a areia ou o pó ou a escovação dos pelos não foi suficiente, pode dar banho em hamster utilizando um pano úmido. Separe um pouco de água morna, umedeça o pano e passe no sentido dos pelos bem delicadamente. Seque bem com uma toalha e não deixe os pelos úmidos.
Vimos algumas opções de limpeza para o dentuço, e você provavelmente já deduziu que não pode dar banho no hamster com água. Essa espécie de roedor tem origem no deserto, portanto, seu organismo não está bem-adaptado com água.
A exceção a contra-indicação do banho com água é se ocorrer um acidente e o pet entrar em contato com substâncias tóxicas na pele, onde não há outra alternativa se não retirar com um banho com água. Fora isso, sempre opte pelos banhos listados acima ou se houver orientação do médico-veterinário.
O banho com água em hamster retira os óleos naturais que protegem a pele e o animal fica predisposto a infecções de pele e desregulação de temperatura. Como o hamster também não é adaptado à água, esse tipo de banho é estressante e pode deixar sua temperatura muito baixa, inclusive levar o dentuço a óbito.
Como vimos, pode dar banho em hamster, mas precisa ser um método adaptado para a espécie. Para saber ainda mais sobre o seu animal predileto, acesse o blog da Petz e confira mais informações e curiosidades.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…